Meu marido quer voltar a atuar como professor de dança, mas sinto ciúmes

Feita por >bruna · 29 jun 2016 Ciúmes

Quando conheci meu marido, há cinco, ele disse que era professor de dança de salão. Um tempo antes de eu o conhecer ele já não estava mais na área, mas sempre quis voltar. Fico com ciúmes, pois ele teria que dançar com outras mulheres, ter muito contato físico e passos sensuais. O que devo fazer? Ele fala que é possessão, que eu não entendo o mundo da dança. Não aguentaria ver essa situação e não sentir nada.

A melhor resposta 30 JUN 2016

Olá Bruna ,obrigado pelo contato ; Vejo que sonho do seu marido de voltara a dar aulas de dança está gerando um sentimento de ciume que a esta incomodando. Do ponto de vista da terapia cognitiva comportamental este ciume é resultado dos pensamentos que esta tendo sobre essa situação ou seja da sua interpretação sobre o fato dele estar nesse ambiente. Sugiro que se pergunte; que de pior pode acontecer e que de melhor pode acontecer nesta situação e veja qual o resultado mas provável de acontecer baseado em evidencias a favor e contra de ambos desfechos.Muitas vezes os pensamentos que fazemos sobre as situações não são verdadeiros e sim apenas previsões ou até mesmo adivinhações que podem não ser verdadeiros.
Abs e boa sorte
Fernando

Terapeuta Cognitivo Fernando Vargas Psicólogo em São Paulo

4 respostas

6 JUL 2016

Olá Bruna! Em virtude da força dos sentimentos e das expectativas, da dependência profunda e do significado simbólico crucial, muitas vezes arbitrário, que projetam firmemente nas atitudes e ações do outro, os cônjuges ficam propensos a interpretar mal tais atitudes e ações.Com ajuda profissional você verá a situação sob um outro ponto de vista, clareando pensamentos e a comunicação, para que essas interpretações não venha trazer sofrimento para ambos.

Denise de Melo Peixoto Psicólogo em Recife

19 respostas

4 JUL 2016

Olá Bruna,
Relacionamentos a dois sempre requer auto confiança e confiança no outro. Antes de existir o nós, existe o eu e, quando satisfeitos com o nosso eu, ou seja, realizando nossos sonhos e seguindo nossa missão de vida, nos sentimos felizes e melhores conosco e com os outros, assim daremos o melhor de nós, o outro passa a receber a nossa melhor parte. Sugiro que pense quais são os seus sonhos, para que vocês possam compartilhar com maturidade um relacionamento saudável. O nós só poder ser construído quando o eu está forte e seguro. Verifique se o amor de vocês não está ancorado num amor dependente.
Abraços
Érica

Psicóloga Érica Dalla Psicólogo em Taubaté

8 respostas

1 JUL 2016

Olá Bruna. Uma escuta singular pode ajudar a pensar as coisas de outro modo ou encará-las de outro modo.
O seu problema pode ter inúmeras origens; por vezes conhecendo o nosso problema e encarando nossos fantasmas, podemos lidar melhor com os nossos sintomas ou mesmo superá-los. O ser humano é muito complexo, e cada ser é muito diferente do outro.

Pedro Augusto Papini Psicólogo em Porto Alegre

8 respostas

1 JUL 2016

Olá Bruna! É comum sentir ciúmes, mas é importante entender o fundamento e não deixar que vire uma obsessão. Você já pensou em fazer aulas com ele? Quem sabe se você entender como funciona o mundo dele, juntos podem descobrir uma maneira de agradar ambos. Caso não consiga realmente lidar com a situação, é interessante buscar um profissional para entender a melhor forma de te auxiliar.

Abraço!

Thais R. S. Lopes Psicólogo em Santo André

18 respostas

1 JUL 2016

ola, bruna!!!! saudaçoes!!!!!!! o amor é um sentimento muito especial e o ciumes um veneno para o amor....procure um psicologo e faça uma psicoterapia, ok? sou sandra elena carosio-psicologa-sexologa-hipnoterapeuta obrigada pelo contato.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

1 JUL 2016

O fato de seu marido ter contato com outras mulheres não quer dizer que ele te ame menos. Mas pensar desta forma é um processo que precisa ser construído aos poucos e em parceria com a criação de um sentimento de segurança em estar com ele.
Recomendo que inicie terapia com algum profissional de psicologia de sua confiança e aborde as questões que estão por traz desta grande insegurança no casamento.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

30 JUN 2016

Olá Bruna,
Se você já sabia dessa profissão que ele tinha, e se afastara pouco antes de começarem a se relacionar, porque tanto estranhamento agora que ele quer voltar a fazer o que deve ser uma grande paixão para ele?
Que tal você, ao invés de recriminá-lo e se consumir em ciúmes, buscar participar com ele? É muito comum que aulas de dança sejam ministradas por casais, até como exemplo para os alunos.
A não ser que você deteste dançar...
Nesse caso, recomendamos que você procure trabalhar esses sentimentos de posse com um terapeuta, que terá condições de lhe ajudar com o que causa isso.

Grande abraço e ao seu dispor,

Celso Martins Psicólogo em Curitiba

23 respostas

30 JUN 2016

Ola Bruna,
Acredito que algumas palavras como obsessão, insegurança, abandono, inferioridade deveriam ser melhor avaliadas. A busca por terapia para você e fundamental para que possas compreender a si mesma e não o mundo da dança. Ha eventos que no dia a dia estão sendo interpretados de modo distorcido, com essa forma de pensar, os sentimentos e comportamentos sao tambem equivocados. Aprender a pensar de modo diferente e fundamental. Abracos.

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

30 JUN 2016

Bom dia Bruna,
Bom, como toda relação, ambos tem qur estar disponiveis a abrir mão de algumas coisas em prol do outro, mas claro sem que isso traga sentimentos negativos. De qualquer forma, você mesma disse que quando o conheceu, ele ja tinha essa profissão, então, se isso é algo que dá prazer ao sei marido, converse com ele, diga o que lhe incomoda para junto procurarem um "meio termo". Acredito que a imposição de um dos lados, não será bom para a relação de vocês. Espero ter ajudado. Fico à disposição.
Natália Nascimento

Natália do Nascimento e Silva Psicólogo em Belém

24 respostas

30 JUN 2016

Olá! Nem sempre ouvimos o que nos agrada.Mas devo lhe dizer a dança é sensual sim, há descarga de líbido como quem tem o mesmo prazer em confeccionar um vestido, porém quem confecciona o vestido sublima, e quem dança expõe.A necessidade é dele, isto está nele, e não tem como tirar, somente ele pode direcionar se quiser para outra área,vse quiser vê tiver prazer em outra atividade. Você se iludiu ao pensar que essa necessidade dele não apareceria mais. Já sabia tb. Procure um psicólogo e boa sorte.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

30 JUN 2016

Boa noite Bruna,

Realmente quando se trata de contato físico, é bem provável que venhamos a ter diversos sentimentos, mas o importante é que você e seu esposo estejam abertos a uma conversa franca sobre esse assunto e que ambos estejam dispostos a ceder um pouco (inclusive você) afim de chegarem a uma decisão que seja boa para ambos.
De qualquer forma, buscar meios de entender e administrar seus ciúmes vai trazer muitos benefícios para você e suas relações. A terapia é sempre uma ótima opção!

Espero ter ajudado. Conte sempre conosco :)

Camila Evangelista Psicólogo em Goiânia

9 respostas

29 JUN 2016

Olá Bruna!
Entendo que a profissão do seu marido envolva contato físico com outras mulheres e que isso lhe traz diversos sentimentos, mas é importante que você procure a ajuda de um Psicólogo para entender e a aprender a lidar com estas questões e sentimentos, para que seu ciúmes não traga prejuízos em sua vida afetiva.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

29 JUN 2016

Bom dia! Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pela iniciativa e lhe ajudar quanto à possibilidade de iniciar com uma conversa entre vocês, no momento e ambiente apropriado sem discussão, mas negociação e conversa. Nesta, acredito ser importante vocês conversarem um pouco sobre o que você vem percebendo e sentindo na relação. Quando vocês tiverem esta conversa é importante que ambos estejam abertos a ouvir, no sentindo de se perceberem nesta relação, como ela se encontra atualmente e o que as atitudes podem despertar em cada um de vocês. Após esta conversa, caso seja necessário e de interesse, acredito ser importante vocês procurarem um atendimento psicológico para conhecerem seus sentimentos, valores, orientações familiares, experiências de vidas que hoje são compartilhadas em uma vida conjugal. O ciúme é uma demonstração de dedicação ao amor que precisa ser administrada e compreendida por cada um. Este pode vir pela interpretação de falta de confiança no sentimento do outro, que é transformada em medo de perder o parceiro, por isso é importante que ambos conheçam suas fronteiras que impactam a relação, seja dos valores, do corpo, da forma de se expressar... Tem fronteiras que são os limites da mudança, mas tem outras intrínsecas as quais, não são possíveis de mudar, somente negociar para amenizar ou encontrar junto o melhor momento de adaptar-se. É claro que não há uma resposta ou solução única para todos os casos, mas existem profissionais que podem ajudar neste processo através da terapia individual ou mesmo de casal, caso vocês se sintam a vontade em fazer. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro