Penso em terminar com minha namorada, por que eu sinto ciúmes?

Feita por >Carlos Alba · 20 mar 2021 Terapia de casal

Estou em um relacionamento há pouco mais de 1 ano e sempre brigamos muito. Venho aqui falar dos meus problemas, até pq os dela não tem o que fazer. Estou sentindo um ciúmes obsessivo dela. Aconteceram algumas coisas durante esse ano que me traumatizaram e fizeram eu me sentir cada vez mais inseguro e ciumento. Tenho dois irmãos e logo no começo do relacionamento, eles ficavam elogiando ela o tempo todo, entrando no perfil dela nas redes sociais pra ver fotos e até uma coisa muito desrespeitosa que nem voi comentar aqui. Dois primos meus também ficavam mandando mensagem e dando em cima dela. Meu tio que é mais velho também chamou ela no Facebook. Com tudo isso, comecei a pensar que se os da própria família fazem isso, imagina os de fora. E comecei a sentir muito ciúmes. Outro problema foi a inocência e ingenuidade dela que também me trouxeram insegurança, mas ela melhorou bastante. Enfim, comecei a sentir muito ciúmes e cada vez mais num nível pior. Comecei a me incomodar muito com roupas que ela usa, com as fotos dela em rede socia, com o tanto de seguidores que ela tem.... Fico pensando nos caras buzinando pra ela na rua, chamando de "gostosa ", mexendo com ela e isso Tá me matando por dentro. É óbvio que isso acontece, infelizmente. Mas não consigo lidar. Tenho me sentido muito ansioso e com diversos pensamentos intrusivos e obsessivos. Muitas vezes estou com ela, mas fico mais preocupado em saber se tem alguém olhando pra ela ou se vao olhar, mexer. Não quero viver assim. Eu amo ela e ela me ama. Temos tudo para dar certo. Quero melhorar para que tenhamos uma relação saudável. Muito obrigado !

A melhor resposta 21 MAR 2021

Olá, Carlos, vamos lá. Acho que você precisa buscar ajuda de um profissional da psicologia o quanto antes. Você se dar conta de que seu ciúme é exagerado e está te fazendo sofrer e querer mudar é um passo muito importante, mas buscar ajuda será fundamental. Você não poderá colocar sua namorada numa redoma nem controlar as ações dos outros perante ela.Por isso, busque apoio psicológico, trabalhe seu ciúme e o que ele representa . Você merece ser feliz e ter um relacionamento tranquilo.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga-: terapia online e presencial

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

21 MAR 2021

Olá Carlos, que bom que está procurando ajuda, você falou que algumas coisas o fizeram se sentir cada vez mais inseguro e ciumento, então é algo seu que precisa ser trabalhado. Você não tem controle sobre as pessoas de fora do seu relacionamento, então é necessário confiança na pessoa com quem você está se relacionando. Acredito que um processo psicoterapêutico te ajudaria a elaborar essa insegurança e consequentemente a ter uma relacionamento mais saudável. Espero que fiques bem, estou a disposição para conversarmos mais a respeito.

Abraços

Patrícia Oliveira

Patrícia Oliveira Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

41 respostas

21 MAR 2021

Olá Carlos, claramente percebemos a insegurança em relação a esse namoro, te aconselhar a buscar terapia, mesmo ela tento tantas qualidades e atrair outros homens, ela escolheu estar com você certo? Para ela você também possui qualidades que a atraem, não podemos controlar as situações ou os outros ao redor, o que podemos controlar é como nós sentimos em relação a isso, busque ajuda.

Se precisar de ajuda estou a disposição
Carolina Ovalle - Psicóloga Clínica

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

21 MAR 2021

Olá Carlos! Grato por escrever. Não tem jeito, as pessoas vão olhar para as mulheres, especialmente as bonitas. Será sempre preciso lidar com isso. Para tanto é preciso desenvolver autoconfiança, amadurecer.
Namorar é um experiência importante, que necessariamente apresenta situações de insegurança, imaturidade. A experiência de namorar é que permite amadurecer, conhecer melhor a pessoa, aprender a se situar como namorado.
Você não citou a tua idade, mas esse dado pode contribuir para que compreendamos melhor seu relato.
Você, querendo de fato, melhorar para ter uma relação saudável, deverá procurar, com a maior brevidade possível, um psicólogo para uma caminhada científica em busca maior amadurecimento e autoconfiança.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene ,distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8654 respostas

21 MAR 2021

Olá Carlos, o amor é pra fazer bem certo? Se está fazendo mal a você e a ela, é preciso reavaliar. Busque ajuda psicólogica para levantar os motivos reais deste ciúme, e como reformular sua percepção sobre confiança!

Veridiana Queiroz dos Santos Psicóloga Psicólogo em Presidente Prudente