Terminei com minha namorada, mas sinto saudades

Feita por >José · 3 jun 2020 Terapia de casal

Olá a todos. Há cerca de 2 meses eu terminei meu relacionamento de 3 anos e meio com minha namorada, mas estou tendo dificuldade de prosseguir, sinto saudades.
Tenho 32 anos e ela 38. Passamos muitos momentos bons, mas também muitas dificuldades, trabalhamos na mesma empresa, mas ganhamos pouco. Moro com meus pais e ela com sua mãe, filha e netos. A mãe dela tem um péssimo relacionamento com ela, minha ex sogra não é uma boa pessoa.
Ja minha ex é uma excelente pessoa, de caráter, fiel e parceira. Grande coração, mas um pouco estressada e ciumenta. Ela já foi casada e é avó, mesmo tão nova, pois engravidou aos 13 anos. Eu não tenho filhos.
Quando a conheci sabia que tinha 2 filhas, uma adolescente e uma de mais de 20 anos e uma neta que hoje está com 7 anos. Ano passado ganhou mais um neto que hoje tem 1 ano.
Confesso que isso também influenciou na minha decisão, pois sei que o amor deve ser inclusivo e não ao contrário, mas tinha dificuldade de aceitar que nunca seríamos só nós, pois obviamente filhos e netos são prioridades e ela os amava muito, mas eu sempre fui sozinho, filho único e admito minha fraqueza ridícula de sentir ciúmes das crianças às vezes...
Ela foi minha primeira namorada.
Eu ficava dias dormindo na casa dela, por não termos ondições financeiras de irmos morar juntos. Viver naquele ambiente, sem privacidade, autonomia, com crianças, brigas entre ela e mãe e com a filha dela, mãe dos netos, que é super irresponsável e já até saiu de casa uma época e entrou para prostituicao. Aliados a isso, com pouco dinheiro pra fazer as coisas e ajudar, pois ajudo meus pais com o aluguel. Fui me sentido mal, me desgastando,perdi o interesse nela, que sempre me cobrava em relação a minha frieza, pois ela era doida por mim, e eu já não estava assim, mas não me abri pra ela. Quando disse o que sentia já foi para terminar. Me sinto mal de saber que ela está lá infeliz e me odiando, me bloqueou nas redes sociais, me xingou por áudio, acha que estou com outra, o que não é verdade. Quero ficar sozinho pra refletir. Como estamos em home office não estou vendo ela no trabalho. Saudade dói...
Queria ao menos ter ela como amigo, sempre a ajudei com o pouco que pudia e ela sempre foi grata.
Sinto que devemos ser felizes, mas não estavamos. Ela me dizia que me amava e eu não conseguia mas responder isso e tomei essa decisão. Meu lado racional por tudo o que falei diz que não devemos seguir a relação, mas meu coração está com saudades. O que eu faço?

A melhor resposta 4 JUN 2020

Olá José! Grato por participar. Pelo seu relato lhe falta experiência de namoros. Considerando que você começou a namorá-la faz uns quatro anos, que você tem trinta e dois e ela foi a sua primeira experiência, é possível deduzir que o tempo, antes dos vinte e oito anos você se dedicou a outras questões, que não incluíam o namoro. O que será que você fazia? Haverá timidez? Também namorar colega de trabalho envolve confusão de papéis, o que é mais difícil de administrar, além de denunciar a escolha da facilidade de encontro. Vocês vivem tempos diferentes de vida: você solteiro, sem experiência, ela experiente, já mãe e avó. São contextos de vida muito diferentes. De outro lado, saudades é um sentimento muito bom, saudável, pois trás lembranças de coisas boas. Imagine uma pessoa que não sinta saudades. É comum, natural e bom você sentir saudades. Não é, no entanto, a mesma coisa que significar que será bom ou ruim o retorno. Com a sua idade atual, certamente, você deve estar ansioso e se preparando para ter autonomia para ter seu lugar e teu sustento. Uma frente importante é você pensar em melhor preparação profissional, ter rotina objetiva que te permita ter boa saúde, harmonia interior, atividade física, alimentação saudável, incrementada pela organização de metas, sem perder tempo. Não assista, faça! Quando decidir começar um relacionamento, pesquise antes, para que após achar viável, permaneça por tempo razoável. Da mesma forma, quando decidir terminar, ponderar para que seja para sempre. Término, não sendo para sempre, mantém a mente ocupada, sem praticar a interação. Espero ter ajudado. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente quando for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8609 respostas

4 JUN 2020

José, entendo a sua dor pela falta que está sentindo de um relacionamento de 4 anos.
Porém, para o término da relação bastou você querer sozinho e teve esse poder. Já no caso do retorno precisa do querer dos dois. Então, você precisa respeitar a decisão dela em lhe bloquear nas redes sociais. O retorno deve acontecer naturalmente, se é que isso vai acontecer.
Você mencionou o quanto as dificuldades financeiras e emocionais, no caso o seu ciúme influenciaram para o desajuste e término da relação. Então, que tal você se preparar para evitar que essas dificuldades se repitam no futuro, independente da pessoa com quem venha a se relacionar? Para isso você pode fazer metas como desenvolver trabalhos extras dentro de variadas habilidades que possua. Novas habilidades podem ser criadas através de cursos online gratuitos, vídeos, palestras, leituras, entre outros. Com dinheiro extra e economia dentro do seu salário pode planejar a sua independência financeira.
O seu autoconhecimento é muito importante para melhorar a autoestima e sentir-se seguro no enfrentamento das suas dificuldades. Um psicólogo poderá ajudá-lo a desenvolver essas orientações em detalhes.
Espero ter ajudado.
Fico à disposição
Psicóloga Maria Nair.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba