Namoro e sinto saudades do meu ex

Feita por >Maria · 9 jun 2020 Terapia de casal

Eu namoro há 1 ano e alguns meses e terminei outro namoro nessa mesma faixa de tempo, e depois de tanto tempo que passou estou sentindo falta do meu ex. Eu sinto falta de coisas bem específicas, como por exemplo o jeito que ele me tratava, os apelidos, o carinho, toda a atenção que ele me dava, os textos inesperados... Nós terminamos porque eu disse que ele me amava mais do que eu amava ele e aquilo tava me incomodando muito, eu cheguei até a sentir atração por outra pessoa enquanto namorava ele. Daí terminamos, ele me falou que não tinha problema que a gente poderia superar, que ele me amava muito e que isso iria passar. Mas eu ainda sim quis terminar e agr depois de tanto tempo, eu sinto saudades dele. Eu tô feliz com essa pessoa que eu tô agora, porém muitas vezes me pego querendo que ele me trate da mesma forma que meu ex me tratava. O atual ele não é tão carinhoso e nem me dá tanta atenção assim. Mas é uma pessoa boa e me faz feliz.

A melhor resposta 10 JUN 2020

Olá Maria! Grato por participar. A ideia de saudades implica lembrança boa de experiência passada. Isso é bom e esperado. De outro lado, não há experiência perfeita, não há pessoa perfeita. Também, tendemos a ver com maior força os "desconfortos" do presente, sem conseguir antever possíveis desconfortos do futuro, ou lembrar com medida correta os desconfortos do passado. Toda vez que se escolha algum caminho, necessariamente se deixa de seguir outro. Os caminhos deixados certamente tiveram partes agradáveis. Não há avanços sem renúncias. De outro lado, pelo seu relato, é possível suspeitar que você pode estar vivendo a filosofia de acreditar que é preciso ter sempre um namorado. Lembre-se: o grande namorado de cada pessoa é ela mesma; para viver a vida, na sua inteireza, as pessoas precisam ter turmas, grupos de amigos, atividade física, interações sociais reais, prevalecendo sobre comunicações virtuais. A saudade é um ótimo sinal de saúde e fornece elementos para temperar as ponderar as tomadas de decisões. Espero ter ajudado. Estou à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de uma pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8728 respostas

11 JUN 2020

Olá Maria! Parece que em seu texto você trouxe o ponto chave desse seu conflito, você talvez espere que o seu atual namorado te trate da mesma forma que o seu ex. Cada pessoa demonstra seu afeto de maneira diferente, pode ser que o seu namorado atual entenda que a forma como ele te trata é suficiente. Se você sente falta de demonstração de afeto mais frequentes, de ter mais atenção, converse com seu namorado Nesta situação, a comunicação entre vocês é essencial, converse sobre as formas de demonstração de afeto que são importantes para você em um relacionamento.. Mas lembre-se que as pessoas são diferentes, então demonstrarão seu afeto de maneira diferente.

Anônimo-370041 Psicólogo em São Paulo