Saudade da minha ex. mulher

Feita por >Rodrigo Lana · 21 abr 2023 Abordagem psicológica

Fui casado há 15 anos, tenho uma filha de 6 anos, há 1 ano e 4 meses atrás minha ex. conjuge terminou comigo, como fuga, depois de 6 meses conheci uma outra mulher e me entreguei profundamente no intuito de tentar esquecer minha ex. esposa. Fiquei sabendo há 5 meses que essa minha atual parceira está gravida. Meu sentimento e meu amor existe pela minha ex. esposa e sinto muita falta dela. Será que ela ainda sente alguma coisa por mim? Como faço para esquecê-la? Tento e não consigo. Sensação que tenho que minha ex. me odeia e sei que ela terminou comigo porque a relação estava muito fria e ela conheceu outra pessoa.

A melhor resposta 25 ABR 2023

Olá Rodrigo, espero que esteja tudo bem com você.

Ficar conjecturando sobre os sentimentos de sua ex esposa, não vai ser proveitoso para você no momento. Nunca temos acesso por completo aos sentimentos das outras pessoas, mesmo estando casado por muitos e muitos anos. Como descreve em seu relato, você teve a atitude de se relacionar com uma pessoa pouco tempo após a separação, sem ter dado tempo suficiente para que você pudesse elaborar adequadamente sua separação. Agindo assim, você descobriu que poderia ainda nutrir sentimentos pela sua ex esposa, já estando envolvido com uma outra pessoa, e ela também. No momento, o que você deve buscar se conectar é com o que você está vivendo agora, e como estão seus sentimentos em relação as suas escolhas, considerando seu contexto atual. A partir dessa sua maior conexão com seu momento presente, será possível ter mais segurança sobre seus sentimentos e sobre as suas decisões a serem tomadas. Um processo de psicoterapia, junto a um profissional de Psicologia, pode te ajudar a trabalhar essas questões, e te oferecer mais consciência e comprometimento com seu processo atual, te dando mais e melhores possibilidades de realizar suas escolhas alinhadas com suas intenções e sentimentos, e, consequentemente, elaborando melhor suas escolhas passadas. No momento, acredito que isso deva ser seu foco de atenção. Por isso, se houver possibilidade, e se você sentir necessidade, não deixe de buscar um profissional de Psicologia para te auxiliar com suas suas questões. Acredito que esse é um caminho que será proveitoso para você.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

939 respostas

23 ABR 2023

Olá Rodrigo! Obrigado por escrever. Certamente precisaremos conhecer muitas outras coisas específicas que envolvem tua vida atual. Precisaremos conhecer tua história, rotina de vida, metas, personalidade. Isso se faz em psicoterapia. Embora você tenha vivido quinze anos de casado, pelo que escreveu, há componentes que exigem que você amadureça mais.
Saudades não é ruim. É preciso aprender com esse sentimento. Há movimentos históricos de vida, que não permitem mais reviver algumas saudades. Essa sua situação, parece ser uma delas. É preciso sabedoria, harmonia, sensatez para lidar com a necessária convivência no sentido de conduzir com harmonia, a convivência necessária que sua filha precisa ter com o melhor pai e a melhor mãe. Esse melhor pai e essa melhor mãe, depende da maturidade e bom senso de vocês pais, na condução da criança ao desenvolvimento. Sua atual parceira estando grávida de você, implica que você e ela precisam ter todos os cuidados para serem os melhores pais para o bebê que está por nascer. O respeito aos outros está intimamente ligado ao respeito a si mesmo. O respeito pelas crianças é condição para que se tornem adultos melhores.
Você precisa investir e direcionar a melhor riqueza possível para tua vida atual. Caso contrário estará sinalizando decisões precipitadas e de pouca duração. Isso não será bom para ninguém, especialmente para você e para as crianças.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.