Como faço para a minha mulher esquecer a minha ex?

Feita por >João Felipe · 4 jun 2020 Terapia de casal

Tenho um problema com minha atual mulher, não achei um modo ainda dela esquecer minha ex. Parece brincadeira mais não é, me separei muito antes de conhecer ela, descobri uma traição e a larguei, sem mágoas por mim, nunca falo nada dela com a atual. Mas o que acontece qualquer briguinha ela lembra da outra, e joga na minha cara q fui guampeado, que a outra era uma vadia, que era minha amada, volta pra ela é um verdadeiro saco. Pelo amor de Deus não aguento mais isso, o q faço pra minha atual esquecer a ex ???????

A melhor resposta 8 JUN 2020

Olá João Felipe, como vai?
Vi que meus colegas já lhe apresentaram algumas alternativas, mas vou acrescentar minha opinião.
A comunicação é a base de tudo e ela não deve ocorrer no calor da emoção, quando vocês estiverem em um bom momento, estiverem bem, converse com ela, dia o quanto ela é especial para ti e que sua ex não representa nada, deixe ela falar, pergunte porque ela fala essas coisas e o que ela sente e mostre para ela o quanto isso atrapalha no relacionamento de vocês.
É importante você saber que se ela tem esse comportamento é porque ela se sente insegura por alguma coisa, talvez algum problema de autoestima ou dificuldade em confiar em seu parceiro.
Sou Psicóloga há 14 anos e tenho um trabalho bastante voltado à mulheres que precisam fortalecer a auto estima. A primeira sessão é cortesia, caso acredite que eu posa ajudar nesse caso será um prazer conversar com sua esposa.

Aluany Carvalho Psicóloga Psicólogo em Americana

31 respostas

6 JUN 2020

João Felipe, realmente essas acusações são totalmente descabidas. Mas mesmo assim causam grande emoção e desconforto.
Essa situação pode ser resolvida com um diálogo franco e direto. No entanto essa conversa não deve ser no momento em que estiverem com os nervos à flor da pele e discutindo outra questão.
Num outro momento em que estiverem mais tranquilos marque com ela uma discussão sobre esse assunto com objetivo de melhorar a comunicação e o relacionamento de vocês. Evite falar de outro assunto nesse dia para que a mesma situação não se repita.
Espero ter ajudado.
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

5 JUN 2020

Olá João Felipe.
O diálogo é sempre bem vindo em qualquer relação, converse com ela, e explique o quanto se sente desgostoso com esse comportamento dela.
No entanto, ela pode se sentir insegura e por isso “ataca”, passar mais segurança poderá deixá-la mais tranquila.
Uma terapia de casal é o ideal, neste espaço os dois poderão olhar um para o outro, com a intervenção profissional, e assim ajustar alguns pontos que estão sendo divergentes na relação.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

5 JUN 2020

Olá João Felipe, desde já agradeço o contato.
Sobre o ponto mencionado de sua esposa sempre trazer à tona sua ex mulher, fico imaginando que por meio de um diálogo e você expressando de forma mais assertiva sua posição sobre esse constrangimento que lhe causa sobre esse assunto específico, pode trazer bons resultados.
A terapia cognitivo comportamental acredito que possa lhe ajudar muito a chegar nesse ponto de ser mais assertivo e saber lhe dar melhor com essas e outras questões que incomodam.
Estou á disposição.

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo

134 respostas

5 JUN 2020

Olá João Felipe! Grato por participar. Na verdade a questão não deve ser esquecer, mas sim, situar isso como um fato da História, que deve ter a medida certa da sua importância. Não se deve pensar na radicalização do esquecimento do passado. A questão parece envolver outras frentes. Primeiro, a tua verdade precisa prevalecer sobre as falas de outras pessoas. Segundo; as pessoas devem se esforçar para evitar brigas; Terceiro; se isso te machuca, fale para ela, mas a serenidade de quem tem uma verdade sem culpas e mágoas. É muito importante, porém ver a rotina de vocês: o que estão construindo. Quando há um dia-a-dia de ocupação nobre e construtiva, as voltas ao passado, são direcionadas para conectar com as metas e objetivos que se tem para o futuro. Planeje uma rotina, escreva-a e procure segui-la, com comprometimento, mas com flexibilidade. Inclua atividades físicas, horários e formas saudáveis para dormir, alimentar-se, manter trocas sociais com amigos, planejamento e realização de novas metas. Não permita que nem a tua mente, nem a dela, deem maior importância a essa lembrança, do que ela deve ter. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente quando for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado.

8689 respostas

5 JUN 2020

Boa noite! João , vocês precisam estar em prove de terapia, principalmente sua atual esposa para identificar possíveis traumas e situações que a deixem tão insegura. Trabalhar a autoestima e autoconhecimento. Abraços.

Emmanuelle Machado Psicólogo em Macaé

7 respostas

5 JUN 2020

Olá, João Felipe.
Meu nome é Bruna, sou psicóloga.
Não é possível fazer com que sua esposa mude um comportamento sem que ela tenha consciência sobre o problema e decida que quer modificá-lo. Nesse caso, eu recomendaria psicoterapia para a auxiliar nesse processo, se ela desejasse.
De qualquer forma, há um enorme sofrimento na relação, além de uma situação intolerável para você.
Uma forma de mudar isso seria você iniciar seu próprio processo de autoconhecimento através da psicoterapia, até para conseguir lidar com essa situação da melhor forma.
Estou a disposição para você entrar em contato, caso queira mais informações, tirar dúvidas ou tenha interesse em iniciar sua própria terapia.

Bruna Januzzi Ilario Psicóloga Psicólogo em Campinas