Não consigo esquecer a minha ex esposa, o que faço?

Feita por >Matos · 28 jul 2020 Separação

Me separei da minha ex esposa há 5 anos, por causa de traições por minha parte, onde chegou em um momento no qual a minha consciência pesou tanto que a informei sobre as traições e pedi a separação, pois uma moça que me relacionei na época, ficou grávida e perdeu o bebê após alguns meses. Ela quis que continuássemos, mesmo sabendo da gravidez, porém, achei que não seria justo com ela e me afastei. Logo após a separação, engatei em um relacionamento com uma outra mulher, do qual temos um filho. Acontece que mesmo nesse relacionamento atual, sempre acabei pensando em minha ex, até mesmo os meus cuidados com a minha aparência física, foram pensando em estar bem caso um dia viesse a reencontrá-la. Nesse mês conversei com a minha atual companheira e falei que queria separar, pois não estou sentindo a sua falta, não tenho mais desejo de está com ela, sendo que nos últimos 2 meses acabei me afastando mais e entrando em um estado de muita tristeza, o qual começou a melhorar no dia que tomei a decisão de falar que queria separar. Durante essa relação, tentei por várias vezes corrigir os erros do dia a dia e também deixar o relacionamento mais próximo, porém, por várias vezes ela já havia me falado que queria separar, fato o qual me deixava mal, chegando ao ponto de uma vez me mandar embora. Acontece que após eu anunciar que queria a separação, ela pediu para tentarmos continuar, está me tratando de uma forma que eu nunca vi antes, atenciosa, carinhosa e muitas outras coisas, mas, mesmo assim não consigo sentir mais nada, é como se tivesse morrido alguma coisa dentro de mim.

Não sei o que fazer, pois realmente só penso em separar e só penso em minha ex, em reconquistá-la.

A melhor resposta 30 JUL 2020

Olá Matos
Tanto homens como mulheres, muitas vezes não cultivam a relação, e esta começa a morrer, então quando percebem que não está tudo bem, resolvem mudar seu comportamento, mas muitas vezes ao perceber que a relação continua, tudo volta ao normal. Para ser mais clara, imagina uma criança que tem uma bicicleta em seu quintal, mas nunca se importa com ela até que outra criança chega e quer andar na bicicleta dela, daí ela faz birra, chora e quer andar na bicicleta, mas no mesmo instante em que a outra criança vai embora, deixa a bicicleta de lado novamente. Infelizmente nas relações isto também acontece.
Observe o seu coração, o que ele tem a dizer para você, seja franco consigo mesmo. O melhor que você pode fazer por uma relação é ser autêntico com os seus sentimentos, assim você não se ilude, não se irrita e a outra pessoa sabe quais são os seus limites.
Quanto a sua ex esposa. o que acha de um diálogo sincero, ouvir mais e falar menos pode te trazer um melhor entendimento do que pode ou não acontecer neste relacionamento.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

4 AGO 2020

Matos tudo bem?
É uma situação delicada, porém você não pode ter o controle sobre o sentimento da sua ex, há momentos em que temos que aprender a aceitar os fatos que ja ocorreram , pois pense se você tentar conversar com sua ex e ela não quiser mais voltar com você.
Como fica sua situação, seria interessante você fazer um trabalho de terapia.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

29 JUL 2020

Olá Matos. Grata por sua pergunta.
A sensação de estranheza e o sentimento de morte são sintomas que talvez demonstrem o final de mais um ciclo de repetições que vem fazendo em seus relacionamentos e que agora começa a se questionar, a trazer à tona e a se conscientizar de que algo precisa ser feito. Mas além dessa conscientização precisa entender o por que vem agindo dessa forma, os sentimentos e pensamentos que causam a sua busca constante do prazer nos casos de traição. Pois, se você não entender como esses esquemas funcionam dentro de você e sair desses padrões de pensamentos negativos, vai continuar sabotando a sua felicidade não importa com quem você esteja se relacionando. Mesmo que você reconquiste a sua ex esposa, se não olhar para dentro de você essa questão pode se perpetuar. Procure ajuda profissional para entender mais profundamente os seus sentimentos e ações. Com isso poderá se amar mais e em sequência amar as outras pessoas e ser mais feliz.
Espero ter ajudado,
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

29 JUL 2020

Olá Matos! Obrigado por participar. Pelo seu relato, você está colocando, de forma diferente, energia nas pessoas: quando estão próximas, você investe em outra, quando estão distantes, você quer retomar. Certamente está havendo uma centralização em focos vulneráveis. Dito de outra forma, para esclarecer: você precisa ter o centro em si mesmo, mas precisa ponderar que as pessoas ficam inseguras, são sensíveis. Certezas absolutas as pessoas não tem, mas apresentam postura com esforço e retidão para viver interações duradouras, com retidão de atitudes, mesmo quando experimentam dúvidas. Uma atitude vale por um milhão de palavras. Trair, ir embora gera sinais muito fortes. A vida é razoavelmente curta para haver tempo para cicatrizar incertezas e voltar a confiar. Você está vivendo isso e ao mesmo tempo tendo histórica de causar incertezas em sua ex esposa. Nesse momento a questão é você centrar o foco em si mesmo, cuidar-se e agir com persistência e firmeza, na busca de confiar e ser confiável. O que fazer implica em, em vez de não esquecer a sua ex esposa, não esquecer de si mesmo.
Estou à disposição para aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.