Gostaria de saber como parar de depender emocionalmente dos meus amigos

Feita por >Márcio · 17 jan 2020 Dependência emocional

Eu sempre me decepciono porque na maioria das vezes eu me doou demais e recebo menos ...

A melhor resposta 23 JAN 2020

Boa noite Márcio, você quer saber como parar de depender emocionalmente dos amigos, pode ser complicado, mas também pode ser fácil só depende de você querer mudar o modo como se relaciona com seus amigos e, os momentos, as horas, os dias que dedica aos amigos.

Aqui você não fala de você, como é a sua vida? Estuda? Trabalha? Que idade tem? Estado civil? Namora? Tem filhos? Mora com quem? Como é a sua relação com sua família? Esses amigos são de que contexto? Amigos de infância? Amigos do trabalho? Amigos da escola? Amigos da vizinhança? Convive diariamente com esses amigos? E o porque de se doar tanto para os amigos? Como você administra seu tempo? Você pensa em "você mesmo? Por exemplo: vai ao cinema sozinho sem amigos, já pensou? Pare e pense um pouco responda as perguntas e depois veja as suas respostas o que diz.

Márcio é maravilhoso ter amigos, e ao longo da nossa vida vamos conhecendo muitas pessoas, algumas amizades duram até o fim da vida, outras são passageiras, mas ás vezes não se pode esquecer que em uma relação ambas as partes devem está em sintonia, e você fala que se doa demais e recebe menos, essa situação é forçada? Ou você que não está sabendo o limite da amizade? Pois se alguém, um dos seus amigos te pede "por exemplo" seu carro emprestado e você por amizade deixa ele usar "isso é uma escolha sua", mas quando você precisar do carro dele e ele diz: "poxa Márcio hoje não posso te emprestar o carro vou a um casamento, não posso amigão", você até pode se decepcionar, mas não pode esquecer que você emprestou por quis, então a questão de se doar muito e receber menos em troca é uma escolha sua Márcio, se você mudar a maneira de tratar seus amigos (se doando menos) eles também irão mudar com você, vão sentir falta, pensar mais em você, desse modo será uma troca justa de carinho, amizade e afeto reflita sobre isso tudo. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

20 JAN 2020

Olá, Marcio. Bom dia.
Toda interação humana é permeada por uma expectativa daquilo que nós podemos receber de volta. Chama-se comportamento e resposta.
O que você está me dizendo é que sua expectativa está ligada a uma resposta que nunca acontece, ou fica acima daquela que acontece.
É preciso buscar entender melhor de onde parte essa expectativa e a terapia é o melhor caminho.

André Maturano Psicólogo Psicólogo em Juazeiro

1 resposta

18 JAN 2020

Marcio,
Aprenda a ser para ti mesmo e por ti mesmo.
É dependente dos outros porque estás longe de ti mesmo, não te valoriza, não tens confiança em ti mesmo, não defende teu ponto de vista, acha que os outros são mais importante que tu mesmo.
Aprenda que não importa os outros... importa é tu no mundo.
Tu com a tua história.... pare de seguir os outros. Anda por ti mesmo.
Precisas ficar sozinho a aprender a viver contigo mesmo, somente contigo mesmo.