Como faço para que minha ex pare de me procurar e procurar meus amigos

Feita por >Adriaminas · 16 set 2023 Abordagem psicológica

Saí de um relacionamento há anos, terminei gostando da pessoa, a pessoa seguiu e namorou várias vezes, a cada vez que eu ficava sabendo me magoava. No caso, ela faz questão de sempre procurar alguém próximo a mim pra dizer ou perguntar como estou, a última vez foi semana passada, desde então estou triste. E ela namora e vive em uma relação linda nas redes sociais. Além disso, sinto dúvidas se eu ainda gosto.

A melhor resposta 25 OUT 2023

Olá, Adriaminas.
Primeiro gostaria de dizer-lhe que relação linda de redes sociais, nem sempre refletem a realidade de cada dia. Há muitas pessoas que se incomodam com o sucesso de outros por vê-los "feliz, prósperos e maravilhosos" nas redes sociais, mas saiba que há muitas pessoas que postam seu lado maravilhoso nas redes sociais, mas a realidade é bem diferente. Estes comportamentos de alguns, muitas vezes causam angustias em outros. Não existe perfeição, tudo terá momentos bons e outros nem tanto. Conheço pessoas postando momentos maravilhosos profissionais, mas a realidade é de problemas no ambiente profissional.
Se te incomoda o comportamento dela perguntar a seu respeito e isto te entristece, você não acha que está na hora de ter uma conversa franca com ela para saber porque faz isso e deixar claro que isto te entristece? Você consegue conversar com ela? Isto seria possível? Se não é, e se não quer mais a presença dela na sua vida, então porque não segue seu caminho? Será que está esperando que ela retorne? Se está esperando por isso, por que você mesmo não tenta uma reconciliação ao invés de esperar que ela o faça?
Espero que estas perguntas te ajudem a refletir e tomar alguma atitude para mudar a situação atual.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

18 SET 2023

Oi Adriaminas
Primeiro, precisa se livrar de tudo o que é de redes sociais; nada é verdade, tudo é ilusão... pode até ter amigos virtuais, mas só depende de um clik para perder tudo.
Voce fez uma experiência com esta pessoa... só isso. A vida te deu a liberdade para fazer experiências e te deu também o pder de sempre fazer novas e melhores escolhas; e, voce se torna o que escolhe dado o fato de que cada escolha gera suas consequências, gera seus resultados.
Se ainda gosta ou não daquela pessoa, siga o teu caminho; te desapegue do que passou.
Se vive presa ao passado, não vai pra frente.
Faça Psicoterapia para se conhecer, para se autenticar, para crescer.

Abraços

5820 respostas

18 SET 2023

Olá Adriaminas! Obrigado por se colocar. Gostar de pessoa que não convivemos não vivencia a prática da realidade. É um gostar imaginário, somente naquilo que convém. Não precisa lidar com os desgastes inevitáveis da convivência real. Redes sociais são embalagens, são disfarces, são recortes minúsculos, muito escolhidos; não apresentam conexão com a vida real. Claro que você gosta da fantasia que tem dela (a paixão é cega).
Acontece que o grande e necessário namorado de cada pessoa precisa ser ela mesma. Para namorar consigo mesma, cada pessoa precisa vivenciar estudos sérios e consistentes, trabalho envolvente, turmas de colegas e conhecidos éticos e saudáveis, grupos de esportes coletivos de contato, grupos de estudos, teatro, arte, cultura, dentre outros. Mais ou menos, entre dez e trinta anos de idade, esse tipo de vinculação deve ser prioridade. Assim entenderemos um pouco melhor a cultura e a natureza humana, assim como desenvolveremos maior autonomia, podendo vivenciar relacionamento, sem ficar refém da outra pessoa.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.