Fui ao psiquiatra mais não consegui contar o que eu tinha.

Feita por >Kawany · 8 mai 2023 Abordagem psicológica

Não consegui por estar numa fase "feliz" e atuei tão bem que acreditei no que contei . Por medo de receber um diagnóstico, estou passando por uma fase deprimida novamente , o que eu faço?

A melhor resposta 10 MAI 2023

Olá Kawany. Teria sido essa sua primeira vez nesse profissional? É natural não se sentir confortável ou confiante com um profissional que você mal conhece, vem muitas vezes um sentimento de inibição ou vergonha de tocar em certos assuntos. Entretanto seja o psiquiatra seja um psicólogo ele estão lá para te orientar, propor a melhor maneira de lidar com as coisas que estão trazendo sofrimento para você, não para te julgar. Já com relação ao diagnóstico, eu sempre digo para meus alunos: a pessoa não é o seu diagnóstico. O diagnóstico é mais um norteador para nós, porque sinaliza um conjunto de sintomas que está trazendo sofrimento e dificuldade para a pessoa levar a vida dela. Além disso, muitos diagnósticos podem mudar ao longo do tempo. O ponto é, nenhum profissional vai poder te orientar de forma correta e adequada sem saber exatamente o que você sente e o que você está passando. Então reflita sobre isso. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

12 MAI 2023

Olá, Kawany!
Compreendo que essa situação pode ser difícil e confusa. É comum sentir medo ou resistência ao compartilhar nossas questões mais profundas e dolorosas, especialmente em um contexto novo e desconhecido como a terapia ou a consulta psiquiátrica. No entanto, é importante lembrar que o profissional de saúde mental está ali para ajudar, e que compartilhar suas preocupações e angústias pode ser o primeiro passo para superá-las.
É possível que você tenha se sentido pressionada a parecer "feliz" durante a consulta, talvez por receio de ser rotulado ou de receber um diagnóstico negativo. No entanto, é importante lembrar que um diagnóstico não é uma sentença ou um rótulo, mas sim uma forma de compreender melhor as questões que você está enfrentando e encontrar formas de tratamento adequadas. Fugir do "diagnóstico" é atrasar o processo de cura em muitos casos.
Caso você esteja enfrentando uma fase de depressão novamente, é importante buscar ajuda o mais breve possível. Uma opção pode ser procurar novamente o psiquiatra e tentar compartilhar suas preocupações de forma mais aberta e honesta, mesmo que isso possa ser difícil. Outra opção é buscar um psicólogo ou psicanalista para um acompanhamento terapêutico, que pode ajudá-la a explorar suas emoções e questões mais profundas em um ambiente mais acolhedor e seguro.
Independentemente da opção escolhida, é importante lembrar que o processo de tratamento pode ser desafiador, mas também pode trazer muitos benefícios e ajudá-la a superar suas dificuldades e encontrar um caminho mais satisfatório para a sua vida. Busque ajuda, seja honesto consigo mesma e com os profissionais de saúde mental, e permita-se explorar novas possibilidades de crescimento e superação.

Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

11 MAI 2023

Olá Kawany, realmente não é fácil falar do nos aflige, leva tempo. Por isso a psicoterapia é importante. Na psicoterapia você terá o seu espaço para tratar cada assunto no momento que você da conta. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

10 MAI 2023

Ola Kawany, pelo que contou, seu medo de receber um diagnóstico está te impedindo de conhecer algo sobre você, procure uma psicóloga para falar desse medo e das questões que estão te levando ao psiquiatra, assim terá auxílio para se vincular a um tratamento psiquiátrico, caso necessário. A disposição :)

Lúcia Sampaio Psicólogo em Maceió

16 respostas

10 MAI 2023

Olá Kawany, espero que esteja tudo bem com você.

Quando você estiver em consulta com algum profissional de saúde, seja médico, psicólogo, fisioterapeuta, psiquiatra, procure sempre ser o mais sincera possível, sobre o que você está passando e o que está sentindo. Esses profissionais precisam de dados e informações para que possam indicar os melhores tratamentos, e os acompanhamentos mais adequados para sua questão. É interessante você refletir sobre os motivos que te levaram a não se abrir o suficiente durante a consulta. Talvez você se sinta mais a vontade para conversar sobre teus sentimentos e pensamentos, com um Psicólogo, e não necessariamente com um Psiquiatra. Junto a um profissional de Psicologia você terá mais tempo e oportunidades para desenvolver e compreender seus sentimentos, além de construir maneiras de superar os seus momentos mais difíceis e desafiadores. Tudo isso é oportunizado dentro de um processo de Psicoterapia. Procure não ficar tão presa a "diagnósticos". Enquanto seres humanos, somo muito mais que diagnósticos fechados, e nossas possibilidades de desenvolvimento são muitas e diversas. Se desejar aprofundar mais sua questão, para ter um espaço onde você possa falar abertamente sobre seus sentimentos, avançando em sua compreensão sobre o que você sente e como verbalizar isso, então o profissional de Psicologia é o mais indicado. A partir do acompanhamento desse profissional, certamente você se sentirá mais a vontade para falar sobre si e sobre o que sente.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

10 MAI 2023

Olá Kawany.
Você pergunta o que fazer. Entendo que precisa voltar no psiquiatra e falar que no dia que esteve lá estava bem, então não conseguiu falar o que tinha. Se possível anote o que sente, tanto nos dias que se sente bem como nos que não está bem, pois se houver oscilação de humor ele saberá o que fazer.
Busque ajuda psicológica, assim poderá entender melhor sua oscilação de humor.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

9 MAI 2023

Olá Kawany.... Acredito que o primeiro e principal passo você já deu que é aceitar que você não esta bem e precisa de ajuda certo? Então acredito que o ideal é você explorar esse seu sentimento e buscar um Psicólogo para lhe auxiliar nessa jornada. Sei que quando se trata de mudanças de se abrir e por pra fora tudo aquilo que nos incomoda não nada é fácil, porém quando optamos por fazer isso, abrimos a porta para o novo chegue até nós... A questão não é você ter um diagnóstico, mas buscar uma melhor qualidade de vida pra você! Você é e sempre deve ser a pessoa mais importante da sua vida.... E infelizmente não há outra forma a ser não ser falar!! Busque um Psicólogo e tenho certeza que esse processo de mudanças será muito válido!! Busque sua melhor versão! Busque a sua melhor qualidade de vida!!! Fico a sua disposição!!! Um abraço e fique bem!!!

Karim Cristina Silvestro Psicólogo em São José do Ouro

33 respostas

9 MAI 2023

Precisa de Psicoterapia e não de psiquiatria, não de medicamentos.
Um bom Psicoterapeuta você não consegue enrolá-lo.
Ele vai perceber as tuas necessidades e os teus mecanismos de defesa.

Abraços

5817 respostas

9 MAI 2023

Olá Kawany. O que fica bem evidente na sua declaração, é muito próprio da auto sabotagem. É muito comum sabotarmos alguma informação sobre nossos questionamentos internos. Especialmente, quando optamos por nos preservar na aparência. Você declarar ao psiquiatra que estava feliz, omitindo a preciosidade de um mal estar emocional , significou pra você se vulnerabilizar e temer um diagnóstico ameaçador. Só que quando, a gente não busca cuidar da saúde, seja física ou emocional, a gente passa a tratar da doença. O diagnóstico, seja ele qual for, possibilita cuidar, tratar ou curar os problemas psicológicos . A Medicina, a Psicologia são ciências que nos capacita a desenvolver um trabalho eficiente e eficaz para auxiliar a pessoa a enfrentar suas dificuldades de maneira pró ativa . Considero importante e fundamental que você inicie o mais breve possível seu acompanhamento psicoterapêutico.
Agende um horário comigo. Estou inteira a seu dispor. abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

9 MAI 2023

Olá Kawany, tudo bem? Você já considerou retornar ao psiquiatra e ter mais honestidade durante o atendimento? É importante saber que um diagnóstico não define quem você mas abre portas para ter um tratamento digno e qualidade de vida, pense um pouco sobre o assunto. Um abraço

Anônimo-396560 Psicólogo em Uberlândia

89 respostas

9 MAI 2023

Olá
Acredito que o primeiro passo para lidar com esse movimento é aceitar o que você vem vivendo, apesar de entender que é doloroso assumir algumas coisas para si mesmo. Te proponho explorar esse sentimento com um psicólogo, assim ele pode te ajudar a colher essa dor, sendo honesto consigo mesmo e compreendendo as dificuldades em admitir para si mesmo que se vive um momento ruim. E apesar de ser um momento, não precisa ser eterno, mas para isso precisa ser cuidado com a sensibilidade e o carinho que merecem, ok?
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

9 MAI 2023

Olá Kawany! Obrigado por se colocar. Você está em espaço de psicólogos. É outra forma de abordar as coisas. Você pode escolher um de nós, psicólogos, e contar detalhadamente, profundamente, sem correrias, o que está vivenciando. Não há outro jeito. Será preciso contar. A questão central não é o diagnóstico, é você. Uma pessoa é muito, mas muito mesmo, maior do que diagnósticos. Há riquezas, possibilidades, potencialidades, extremamente promissoras dentro de você. Aprofunde-se com um de mós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.