Meu marido e eu não conseguimos nos acertar financeiramente, o que fazer?

Feita por >Lenna · 11 fev 2023 Terapia de casal

Sou casada a 3 anos e um dos maiores problemas do meu casamento é o financeiro. Sempre quando envolve dinheiro divergimos muito em opinião. Eu costumo ser mais controlada e meu marido gastador. Ele possui a maior renda da casa e decidimos por dividir igualmente as despesas, e tem funcionado assim. Porém tivemos alguns problemas e precisamos juntar novamente os salarios para conseguirmos pagar tudo.

E desde então tem sido muito difícil. Outro dia sobrou um valor após pagarmos todas as contas e ele pediu para que o dinheiro ficasse comigo(me deu), inclusive insistiu para eu ficar, disse que ficaria mal se eu não aceitasse. E no outro mes, jogou na minha cara dizendo que ficou sem nem 1 real, que eu fiquei com tudo. E quando eu disse que foi ele quem insistiu que ficasse, ele muda de assunto e fala que eu grito com ele(mesmo quando falo baixo), ou coloca outro assunto na roda. Sinto como se estivesse ficando louca, porque ele muda completamente as falas dele, e já não consigo saber se sou eu quem não está lembrando direito, ou se ele se arrepende de fazer as coisas e não quer admitir depois.

A melhor resposta 13 FEV 2023

Olá Lenna,
Que bom que chegou aqui!
Casamentos são a união de duas individualidades que decidem trilhar um caminho comum. O problema é que, há momentos, em que os objetivos e pensamentos são distintos (o que é natural) e, ao não se ter uma comunicação clara, uma troca equilibrada, o caminho que poderia ser comum passa a se distanciar. Casamento requer de nós habilidades pessoais também: de enfrentamento, de posicionamento, expressar sentimentos e sensações, manejar conflitos e administrar diferenças.
Enquanto lia seu relato fiquei aqui pensando em como seria se vocês se propusessem à oportunidade de conversarem sobre, expressarem seus medos, quereres, angústia... e reencontrassem o caminho comum.

O que muitas vezes acontece é que dificilmente somos ensinadas a manejar ou lidar com aquilo que sentimos, não desenvolvemos grandes recursos de enfrentamento ou não somos preparadas para tal realidade. Até mesmo não sabemos como e onde encontrar ajuda profissional para superar e reorganizar com qualidade e saúde as relações do dia a dia, os desafios, os encerramentos, os enfrentamentos da vida. E isso vai separando o pessoal do casal.

Já pensou em fazerem terapia? O processo de autoconhecimento pode ajudar muito com isso! Terapia com psicóloga é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal, amadurecimento e desenvolvimento das relações, de habilidades, ampliar de consciência, é fortalecimento de autoestima! Isso pode ajudar muito a entender o que acontece, desenvolver habilidades de reorganização e planejamento, aceitação diante o que não está sob seu controle mudar e empoderamento frente ao que pode sim ser ajustado com funcionalidade e saúde. Um acompanhamento profissional pode facilitar a comunicação entre vocês, abrir espaço para o diálogo e entendimento.

Espero ter te ajudado!
Caso queira começar terapia, contratar um profissional para te ajudar com tudo isso, Conte comigo..
Psicóloga Chris

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

17 FEV 2023

Oi, Lenna, o conflito aí é devido o fato de vocês terem traços de caráter (todos nós temos cinco traços, porém uns em maior dominância que os outros), e o de vocês é oposto total, pela sua fala, então gera mesmo esses atritos, pois cada um tem um funcionamento mas tem como acertar isso, entrar em conciliação, entendendo um ao outro e a si mesmo. E outra, todo problema de casal é dividido metade para cada, ou seja, vocês dois estão errados em igual porcentagem. Existe uma forma correta de abordar e tratar sobre isso com cada traço de caráter. Agende se horário e entenda mais sobre isso e sobre como lidar para que vivam melhor!
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

15 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

15 FEV 2023

Olá Lenna, espero que esteja tudo bem com você.

O casamento é um formato de relação que exige constantemente uma dose maior de compreensão e muitas outras competências emocionais que vão fazer parte do dia a dia do casal, ajudando a relação a se manter em uma qualidade satisfatória para ambas as partes. A questão financeira é um ponto a parte na compreensão desse formato de relacionamento, e pede transparência e maior diálogo, no que diz respeito aos gastos em comum. No entanto, mesmo havendo esses gastos em comum, é importante que cada uma das partes tenha sua autonomia financeira, fruto de seus ganhos profissionais individuais, e possa gerir esse valor de acordo com o que acha importante para si, pois cada um deve ter necessidades particulares, bem diferentes em alguns aspectos. Procurem conversar abertamente sobre o lado financeiro de vocês, busque se incentivar a ampliar suas fontes de renda, e também incentive o seu marido a fazer o mesmo. Com certeza, se cada um está bem em sua base financeira, então os problemas nessa área tendem a terminar, e vocês poderão contribuir de maneira mais saudável para os gastos em comum. Como o momento não é esse, planejamento e constância são palavras chaves. Planejamento, para lidar com a situação atual, e construir um caminho para a mudança desejada, e constância para manter o ritmo até que o objetivo de vocês seja atingido. Lembre-se: o diálogo é um ponto fundamental para diminuir possíveis desentendimentos no que diz respeito a parte financeira. Se deseja explorar mais esse tema, e todas as suas possibilidades, um Psicólogo pode te auxiliar neste sentido.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

936 respostas

13 FEV 2023

Lenna
Se não conseguem se harmonizar financeiramente, não conseguem emocionalmente, cada um fica com o seu ponto de vista e não conseguem se imaginar a vida a dois.
Mulher e homem tem papéis diferentes na vida a dois. Ao homem cabe ser o provedor da casa, cuidar do sustento, dos concerto, da manutenção, dos impostos, tudo; não importa quanto ganha a mulher. Sempre dá problema quando a mulher se responsabilizar pela comida e ou gastos com a casa... teu marido pode não ter aprendido isso. E se voce é mais controlada, melhor porque assim, podem fazer planos juntos... como querem ser financeiramente a dez anos...
As energias masculinas e femininas de voces dois parecem estar desarmonizadas, precisam harmonizar, equilibrar.
Pode ser que voce tenha a sua energia masculina muito alta e ele, a sua energia feminina muito alta... aí gera conflitos, problemas
Abraços

5912 respostas

12 FEV 2023

Olá Lenna! Obrigado por escrever. Pelo descrito, salvo a existência de outras informações, vocês estão ainda aprendendo a lidar de forma combinada com dinheiro. O dinheiro, de fato, é um problema para a maior parte das combinações entre diferentes concepções pessoais. Com apenas três anos de casados, espera-se de vocês maior diálogo, melhores argumentações e estratégias para lidar com o dinheiro. É preciso ser ponderado, cuidador do dinheiro para que se construa uma reserva para grandes sonhos e despesas inesperadas. O que não pode ser é agir com extrema rigidez ou falta de controle.
Caso desejem maior reflexão, estarei a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, antidemocrático, bárbaro, se faz um deles.