É normal não conseguir falar sobre meus problemas?

Feita por >Ana Carolinni · 23 out 2017 Habilidades sociais

Oi, meu nome é Ana Carolinni, não sei se é muito normal, mas tenho dificuldade de me relacionar com pessoas... Tipo, na maioria das vezes eu sou aquela pessoa que aconselha, sempre está presente pra tudo que a pessoa precisa. Mas nunca consigo desabafar com alguém e por conta disso já me automutilei por várias vezes, hoje em dia não faço isso... Porém sempre fico me botando pra baixo, mesmo sem querer, acabo me ofendendo e alguma coisa me tortura muito. Já tive depressão por umas 3 vezes e nunca consegui falar com um psicólogo, não pessoalmente, porque não sai palavra nenhuma e eu não consigo falar nada. Eu sei que preciso de ajuda, mas é difícil demais eu ter que pedir por ela, ou conseguir falar sobre isso

A melhor resposta 24 OUT 2017

Olá Ana,
falar de si não é uma tarefa muito fácil mesmo, principalmente quando já estamos adoecidos. A desesperança está associada aos processos cognitivos em relação a Solução de Problemas. Muitas vezes é mais fácil negligenciar os comportamentos que de fato solucionaria um problema, do que compreender e saber as razões que levaria a novos repertórios de convivência consigo, com o outro e com o mundo.
Pratique Terapia: trabalhe suas dificuldades e metas através de treino de Habilidades Sociais, e se comprometa com seu tratamento através da gratidão necessária para compreender suas dificuldades, em resumo, seja grata com você, tenha força para superar as barreiras impostas pela vida. Somos capazes de nos Reinventar com a ajuda de um psicólogo e outros profissionais que se faça necessário neste momento. Acredite.
me coloco à disposição,
Rosângela Fatori

Anônimo-280268 Psicólogo em Ribeirão Preto

3 respostas

24 OUT 2017

Você não citou idade e há poucas informações. Muitas vezes procuramos o psicólogo e não nos sentimos prontos. Sugiro que continue tentando encontrar um profissional com quem você estabeleça um vínculo, uma parceria para produzir os efeitos. Se você sente necessidade de falar é porque está incomodando alguma coisa. Não desista de se descobrir. A partir daí, poderá se transformar.
Um psicólogo poderá ajudar você. Não desista!
Meu desejo de que alcance o que busca!!

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro

94 respostas

24 OUT 2017

Olá Ana!!
Pelo que você está relatando, deve ter muito sofrimento por baixo dessas mutilações e dá baixa autoestima.
Percebe que é difícil para você desabafar e falar de suas dores e dificuldades. Mas ainda sim, sugiro que você procure ajuda e não fique sofrendo sozinha. Um psicólogo pode te ajudar a entender isso que está acontecendo com você e te ajudar a resignificar tudo isso, e assim você poderá ter uma melhora qualidade de vida.

Me coloco a disposição
Abraço
Elaine Hames

Elaine Hames Psicólogo em Florianópolis