Fico remoendo raiva, sem controle, por dias

Feita por >J.A.B · 13 jul 2022 Agressividade

Coisas mínimas me deixam com raiva a ponto de ranger os dentes: um clique errado no computador, uma buzinada que levo no trânsito, um puxão de orelha são coisas capazes de me levar a um estado de fúria rapidamente, e fico com pensamento focado naquilo por dias, semanas até meses. Pensamento acelerado, surtos de adrenalina, como se toda aquela da situação passada viesse a tona, do nada, e se não descarrego (um soco na parede ou levantar peso) fico com fortes dores de cabeça e muitas vezes no peito(especificamente no lado do coração), depois que "passa" fico deprimido e com medo de mim mesmo. Oque é isso? Seja oque for tem cura?

A melhor resposta 8 AGO 2022

JAB
Claro que tem cura!
Por enquanto voce está dominado pela tuas emoções, pelo teu humor, está reagindo de forma automática, levado pela ira, pela raiva.
A raiva em si, não é negativa, é uma energia que aflora, só que não é orientada para fins construtivos, ela destroi, como pode fazer explodir seu corpo, ataque cardíaco, agressividade destrutiva...
Precisa entender o que está acontecendo, voce não está liberando sua energia construtiva, está retendo e depois explode.
Lembre-se de que voce é um ser, digamos, do "espaço" e está num ambiente, vivendo num sistema e este sistema está organizado de uma certa forma, coisas que está de acordo e coisas que não está de acordo, mas que nem tudo pode mudar, a maioria das coisas tem que suportar. E isto pode ser mitivo de incômodos que irrita; Precisa agir com muita flexibilidade e diplomacia sem se deixar enrolar pelo sistema (ensino, crenças, cultura, costumes...)
Precisa ver seus impulsos bloqueados, precisa liberar sua intelig~encia natural; voce foi forçado a substituí-la pelos ensinamentos recebidos, pela informação. Com certeza, para poder se dar bem com os outros, bloqueou muita coisa, bloqueou energias vitais e agora teu corpo reage com raiva.
Faça Psicoterapia para ver tudo isso e liberar o que precisa ser liberado.
Hoje, voce pode ser dono da sua vida, das suas emoções; não tem que viver amestrado.
Abraços

5817 respostas

19 JUL 2022

Olá!

Um acompanhamento psicológico vai te ajudar a esvaziar o copo. Parece que suas emoções estão transbordando, você precisa dialogar sobre isso.
Revisitar algumas crenças e acolher a sua criança interior vai te ajudar a encontrar mais serenidade.

Camila Yume Bertoluzzi Psicólogo em São Paulo

14 respostas

15 JUL 2022

Bom dia J.A.B

Pelo seu relato sua agressividade vem de alguns gatilhos emocionais (que você já consegue identificar) e logo em seguida vem a ansiedade, culpa. Na verdade isso pode ser um transtorno de personalidade ou estresse, ritmo de vida, noites mal dormidas, enfim, somente durante um processo psicoterapêutico é possível identificar essas questões e traçar planos de ações para o enfrentamento.

Mas caso seja um transtorno talvez não haja uma cura mas é possível manter o controle e ter uma "vida normal"

Caso deseje, fico a sua disposição.

Atenciosamente
Claudio Benhame
CRP 06/161840
(11) 9 9773 4847

Claudio Benhame Psicólogo em Santo André

30 respostas

14 JUL 2022

Olá
As situações que você pontuou giram em torno de algo que podemos considerar "equívocos", se entendi bem. Assim, me questiono como você lida com seus erros.
Me parece que caminham pela via da raiva, mas gostaria de explorar isso um pouco mais contigo: raiva de que? De si? Do mundo?
São questionamentos interessantes de serem levados a um processo de terapia, assim esses sentimentos podem ser digeridos ao invés de remoidos. Aquilo que é digerido se transforma em aprendizado, em mudança.
Além disso, também recomendaria buscar um cardiologista para avaliar a possibilidade de esses sintomas psicológicos te causarem algum mal físico.
Boa sorte no teu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

14 JUL 2022

Olá J.A.B.
Você pergunta se tem cura. Você pode minimizar estas situações com os atendimentos psicológicos. Estes podem te ajudar a pensar melhor sobre as coisas que estão acontecendo, como enfrentá-las e como ter pensamentos mais adaptados em cada situação problema. Além disso você pode diminuir suas expectativas com relação a todos e tudo que acontece em sua vida, gerando menos expectativas é possível diminuir a raiva. Mais uma coisa, a raiva é um sentimento de que algo não saiu como "eu" gostaria que fosse, sem levar em consideração que outros pensam e agem de forma diferente do meu "eu".
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

14 JUL 2022

Olá J. A. B.! Obrigado por escrever. Isso é impulsividade e dificuldade por lidar com dificuldades. Em outras palavras, imaturidade. Não precisa ter cura porque não é doença. Precisa de persistência, disciplina, amadurecimento, empatia. Quando o mundo externo é capaz de gerar, dentro de você, sentimentos dessa natureza, implica que você está dependente do mundo externo, não está autônomo. Amadurecer é preciso.
A "cura" envolverá treino persistente, fazendo com que você aprenda a gostar do que é necessário fazer, sem ser tomado por raiva e descontrole.
Será bom amadurecer com a assessoria científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (A covid e a dengue são reais. A maior parte dos políticos é falsa, a grande maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro, são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional