Extrema dificuldade de raciocínio

Feita por >Netto · 28 abr 2020 Ansiedade

Bem eu não consigo pensar por exemplo quando estou pensando só consigo pensar em pouquíssimas coisas que fico preso e isso me deixa angustiado porque quando estou bem me vem muitos pensamentos e isso me afeta também na comunicação com as pessoas pois fico sem assunto nenhum nenhum mesmo eu tento buscar e nada me vem a cabeça nada mesmo parece até uma tortura,meu psiquiatra me diagnóstico com ansiedade generalizada só que ele disse pra mim que e incomum as pessoas ter essas dificuldade de pensar de ter assuntos pra conversa e é o tempo todo que eu fico assim da hora que acordo até que vou durmir vcs são médicos e já trataram vários pacientes pode me dá uma luz e dizer se a ansiedade pode fazer isso de deixar a pessoa com muita dificuldade de pensar e ter assuntos pra conversa,

A melhor resposta 29 ABR 2020

Boa noite Netto tudo bem?
Sim, ansiedade pode te deixar um pouco desorientado e como dificuldades de racionalizar de forma clara, o que pode causar uma dificuldade na estruturação dos pensamentos. Porém, podem ser outras coisas relacionadas, como o fato de estar pensando com frequência nesse ato, o ato de pensar, pode fazer com que desenvolva uma cobrança sobre isso e acabar dificultando o processo natural. Então, podem ter outras coisas juntas nesse processo que acabam dificultando o processo, coisas como autocobrança, ansiedade, timidez, autocrítica. O ideal é você não se cobrar sobre o ato de pensar, deixá-lo fluir livremente. Recomendo se possível fazer um acompanhamento psicológico, pois o psicólogo irá acompanhar você e será um auxílio externo a isso, um trabalho em conjunto para compreender os motivos que levam essa dificuldade. Caso tenha interesse em buscar ajuda, estou disposta a te ajudar, me mande mensagem que te explico como funciona meu trabalho. Obrigado, até mais.

Guilherme Augusto de Matos Psicólogo em São Paulo

61 respostas

29 ABR 2020

Oi Netto! Os nosso pensamentos são basicamente a forma como significamos a nossa experiência no mundo e diz muito de quem somos e como funcionamos. Parece que você tem pensado bastante sobre o próprio pensar, né? E aí isso parece ficar confuso às vezes mesmo. É natural sentir uma certa desorganização em situações assim e, consequentemente, angustiado consigo próprio por perceber as questões que isso traz para as suas relações pessoais e autoimagem.

Acho que pode ser interessante para você expressar estes pensamentos em um contexto de acolhimento e escuta psicológica para que eles não fiquem só com você, sabe? Também para que você possa olhar melhor para o modo como se relaciona com você mesmo e com estas questões. O processo de psicoterapia pode ajudá-lo a organizar um pouco melhor isso tudo que está aí dentro, tão confuso e incômodo, e talvez, a partir disso, você consiga se rearranjar de uma forma mais tranquila com seus pensamentos.

Qualquer coisa, nós, psicólogos, estamos todos à disposição!
Um abraço.

Mário Silveira Psicólogo em João Pessoa