Tenho uma dependência emocional extrema o que faço?

Feita por >Gabriel Henrique · 6 jan 2021 Dependência emocional

Oi meu nome é Gabriel, tenho 20 anos, tenho namorada e estou com ela a 1 ano e 7 meses. De uns meses pra cá comecei a morar sozinho, isso vem desencadeando uma dependência emocional que está me consumindo cada dia mais. Eu tenho picos de ansiedade, crise de choro, dores de cabeça e dificuldade para me alimentar, isso tudo quando estou longe dela, quando fico próximo, quero total atenção, sinto ciúme, quero ficar grudado nela 24 horas por dia se deixar. Eu preciso de ajuda, não consigo mais evitar isso, estou perdendo peso, ficando doente, tudo por conta dessa dependência. Se alguém puder me ajudar, eu seria extremamente grato. Desde já agradeço pela atenção. Obrigado.

A melhor resposta 7 JAN 2021

Gabriel para tratar essa dependência vc precisa de ajuda profissional.
Procure um psicólogo, se fortaleça emocionalmente.
Se precisar sou Mônica psicológa.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

7 JAN 2021

Olá Gabriel! Obrigada por sua participação.
Pelo seu relato, seus sintomas estão se manifestando e é necessário você buscar ajuda profissional.
É preciso entender como começou a história entre vocês, como você desencadeou tal dependência, assim como saber o que sua namorada significa para você, pois penso que a função que ela está exercendo parece ser maior que a de uma namorada.
Ela sente o que você está depositando nela? Não digo que é de propósito, pois muitas vezes as pessoas não têm consciência disso, mas o seu bem estar está diretamente ligado a presença dela. O que ela acha dessa situação? Você percebe se há sofrimento nela e sintomas físicos também?
Como já mencionei, o caso é complexo, pois além de estar no campo emocional, os sintomas já estão aparecendo no corpo e sendo absorvidos. Procure um psicólogo, fará bem a você e a sua namorada.
Espero que vocês fiquem bem, saudáveis e felizes. Qualquer dúvida estou à disposição.

Um grande abraço,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

7 JAN 2021

Olá Gabriel! Que bom que você escreveu. Seu relato dá os elementos que precisam ser modificados. Como seria se vocês dois tivessem o mesmo jeito de reivindicar o outro? Certamente a pessoa que convive com o dependente desse modelo que você descreveu, se sente sufocada, sem liberdade. Ser dependente não se combina, em termos gerais, de morar sozinho. Como integrar esses dois aspectos?
Você precisa contar com o apoio e a ajuda das pessoas de tua história que tem vínculos consolidados com você: talvez pai, mãe, amigo, professor, ou outra pessoa. Precisa deixar tua namorada respirar, caso contrário, a perderá. As pessoas precisam querer estar conosco porque são livres para estar ou não, conosco. Uma pessoa livre pode manifestar a essência dela.
Será também muito importante, você vir com mente aberta e persistência para um processo de caminhada científica com um psicólogo. Será precisa recolocar a essência da tua vida em você mesmo.
Conte conosco.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

7 JAN 2021

Olá Gabriel...
A dependência está trazendo muitas mudanças em sua vida, pois o sentimento de solidão toma conta de você nos momento em que está só.
Quando está com sua namorada, exige atenção e cuidado, como se quando ela sair de sua casa, ela vai deixar de gostar de você.
Estas a desenvolver muitos sintomas de ansiedade, uma ansiedade de vim a ficar sozinho.
Oriento você a buscar ajuda psicológica para trabalhar essa dependência emocional, esses sentimentos de ansiedade e medo da solidão, insegurança.
Busque por trabalhar esses pontos em terapia.
Buscar o fortalecimento emocional, o autoconhecimento e o aumento de sua autoestima.
Busque compreender porque esses sentimentos surgem somente quando estas sozinho, e procure por meios de amenizar as consequências deles em sua vida.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Abraços Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste