Existe um meio de salvar um casamento tóxico longo?

Feita por >Rita · 31 jan 2022 Terapia de casal

Boa tarde . Tenho 45 anos e ha dois anos descobri ter TDAH , depressão e ansiedade . Vivo um casamento de 27 anos muito conturbado , oscilações de amor e ódio , agressividade verbal , chegando ao ponto de agressão fisica , ja separamos várias vezes , mas semepre voltamos , fizemos terapia de casal uma vez só , mas vejo que acabamos caindo sempre na discórdia. Causamos muita dor um ao outro , mas sempre busacmos superar , hoje vejo que temos problemas psicológicos, e queria muito saber se existe solução para sanarmos essa relação tóxica, além da separação , pois apesar de agirmos nessas condições ruins , temos um forte desejo de dar certo , vejo que sofremos muito por não conseguir ter uma relação normal , sadia .

A melhor resposta 4 FEV 2022

Rita. Vc acha realmente que ainda há possibilidade de ter um relacionamento saudável? Se vc acha,?essa busca deve ser de ambas as partes. Vontade genuína. Clara. Com objetivos específicos.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

1 FEV 2022

Oi Rita,
Existe sim um meio de salvar! Voce está chamando de tóxico... talvez não seja tóxico. São dificuldades de relacionamento baseadas no desconhecimento de si mesmo, de si mesma; nem voce e nem seu marido sabem como cada um funciona, como a mente de cada um funciona e isto é capital para a aceitação de si mesmo e do outro.
Por isso, não julgue como tóxico... cada um de voces querem viver, querem ser si mesmo só que a forma de ser de cada um entra em choque com o outro.
Sei que fizeram terapia de grupo e pararam, não sei o quanto ajudou, mas precisam sim retornar, talvez com outro terapeuta, voce avaliam a possibilidade.
Abraços

5817 respostas

1 FEV 2022

Olá Rita. Seu relato detalhado e sincero mostra a capacidade de vocês de analisarem a relação amorosa. Com isto a “solução para sanar” esta “toxicidade” se torna facilitada – com certeza esta atitude é muito adequada para a Psicoterapia de Casal na qual o foco principal é a comunicação – falar e escutar com qualidade é um ponto de partida fundamental para vocês realizarem este “forte desejo de dar certo”. Mas saiba que uma relação amorosa sempre tem esta oscilação – “dar certo” e dar errado - e isto é um desafio para aprender a criar acordos e novas soluções permanentemente. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

1 FEV 2022

Olá Rita, espero que esteja tudo bem com você!

Pelo seu relato, existe um ponto muito importante que é a vontade de ambas as partes de que o relacionamento de vocês deem certo. Se ambos querem buscar um melhor repertório comportamental para lidar com as diferenças e as dificuldades do dia a dia, existe uma probabilidade maior de que a relação possa se reconfigurar de uma maneira mais positiva para os dois. Por isso, aproveitando esse importante fato de que você e seu marido querem que a relação melhore, sugiro que ambos entrem em um processo terapêutico com um psicólogo que seja especializado em terapia para casal. Um comprometimento com esse processo, de ambas as partes, vai ajudar vocês a obterem o que desejam para a relação de vocês a longo prazo.

Espero ter te ajudado e desejo que fiquem bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

1 FEV 2022

Bom dia Rita.
Acredito que você saiba a resposta. Quando uma relação foge do controle é necessário reflexão e intervenção profissional.
Vocês já tentaram porém o tempo de acompanhamento não foi suficiente para mudanças estruturais (comportamentos que carregam adquiridos na formação da personalidade).
Espero tê-la ajudado no esclarecimento.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

1 FEV 2022

Bom dia Rita, tudo bem? Sinto muito por toda essa situação e acredito que o primeiro passo seria voltar para a terapia de casal, além disso, seria importante vocês fazerem terapia individual para lidar com as questões individuais de vocês, acredito também que o fato de vocês querem fazer dar certo, vai contribuir e ser essencial nesse processo, é um relacionamento longo porém doloroso e talvez vocês devam ser sinceros sobre a relação também, ou seja vocês querem realmente está juntos? Estão dispostos a ir até que ponto em prol dessa relação?

Anônimo-396560 Psicólogo em Uberlândia

89 respostas

1 FEV 2022

Olá Rita! Grato por escrever. Pelo escrito, de sua parte (quarenta e cinco anos, vinte e sete de casada, várias separações, colocações sobre TDAH, depressão e ansiedade), você precisa de um tratamento psicológico de médio prazo (no mínimo), para resgatar questões como autoestima, autonomia, disciplina, história, metas e planos de vida. Quanto a ele não sabemos. Cuidado: os diagnósticos citados (TDAH, depressão e ansiedade), são diagnósticos que precisam muito de análise aprofundada, de personalirfização.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma caminhada científica, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Anvisa, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!
Vacine-se! Vacine a criança! Mascare-se! Cuide-se! Viva aproximação afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.