Eu sou Generoso mas não recebo o bastante daquilo que dou

Feita por >Jessy · 26 ago 2022 Abordagem psicológica

Eu sempre fui muito generoso, sinto muito prazer em ajudar, sempre que meu namorado precisou eu o ajudava ate mesmo sem antes me pedir. Se ele dizia que queria comprar algo e nao tivesse o dinheiro eu nem esperava ele pedir eu ja logo entrava no site e fala que íamos comprar e que eu pagaria e que poderia me pagar quando der. Temo 4 anos de relacionamento. E eu sempre frizei a ele que ele é uma pessoa mt boa, mas que poderia ser mais grato e exercitar a gratidão. Pois eu sempre fazia e as vezes nem um (mto obrigado) eu recebia. Resolvi fazer um teste! Disse pra ele que precisava de dinheiro emprestado e que eu o devolveria em três parcelas . Ele respondeu friamente:Eu não posso emprestar. Este dinheiro estou juntando para abater no meu saldo devedor, é um dinheiro sagrado. Desculpe mas não posso. Fiquei mto desapontado com a resposta, pois eu sempre o ajudei em tudo o que ele precisava sem pensar 2X. Agora me sinto arrazado e um idiota pois sempre fui mto bom com ele e ele nao fez questao nenhuma em me ajudar. Nao quero perder minhas qualidades de ser uma boa pessoa, de ter empatia, amor ao proximo e da generosidade. Mas tambem nao quero ser uma pessoa ingenua que ajuda e socorre em tudo e não recebe quase nada em troca.

A melhor resposta 27 AGO 2022

Olá
Acho que podemos pensar muitas coisas sobre isso.
Em primeiro lugar: não se trata do outro que entrega pouco, mas qualquer coisa que o outro entregue vai ser pouco frente ao muito que você entrega.
Segundo: qual é o "para que" dessa entrega? O que te leva a agir dessa forma? O que se evita com toda essa entrega?
Acho que são perguntar que podem começar a despertar alguns sentimentos que te mobilizem a entrar num processo de terapia e assim olhar com mais cuidado para essas questões.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

29 AGO 2022

Jessica. Ser generoso deve ser um bem. Se faz sem pensar no retorno.
Se vc faz isso algo pode estar errado.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3170 respostas

28 AGO 2022

Olá Jessy! Que bom que você escreveu. Ser generoso não é violentar tuas necessidades, pois, se isso acontecer, você não será generosa consigo mesmo. Por outro lado, sendo generoso, esperar reciprocidade do outro, exige tempo de convivência e conhecimento. Muitas experiências servem para situar melhor essa questão, envolvendo qualificativos como reciprocidade, reconhecimento, companheirismo, flexibilidade, empatia, esforço. Namoro é experiência que precisa acontecer aos poucos e devagar, para que se possa conhecer melhor, pois, na maior parte das vezes, o conhecimento levará ao encerramento do namoro. É preciso respeitar e essência pessoal, e somente conviver com a outra pessoa, se a convivência implicar benefícios mútuos, razoavelmente iguais. Será que tua autoestima está boa? Pelo relatado, seu namorado, sentindo-se frágil, acaba por ansiosamente contrair dívidas, comprar sem ter. Teu título sugere que você é, de forma geral, generoso. Em que medida, sentindo-se insuficiente, não acaba, sem se dar conta, "comprando convivências" com a matéria, para área de afeto?
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8709 respostas

27 AGO 2022

Jessy
Voce é bom com os outros, mas é bom para si mesmo?
Voce é capaz de priorizar-se? Entre voce e outro, quem tem prioridade?
Pode ser bom para com os outros, mas, pelo menos, COMO A SI MESMO.
Qual a expectativa que tem em se doar?
Recupere a ti mesmo, recupere a tua inteligência natural.