Estou perdida sem saber o que fazer

Feita por >Julia · 5 set 2023 Abordagem psicológica

Meu nome é Julia, tenho 18 anos e preciso falar com alguém sobre o que eu estou passando
Tava ficando com um cara por 2 anos (vamos chama-lo de 01), nunca tivemos nada sério porque ele sempre me enrolou, toda vez que eu questionei ele era uma desculpa diferente... As vezes dizia que era por causa da idade (ele é 8 anos mais velho que eu), já disse que não estava pronto psicológicamente pra um relacionamento sério por conta de outra relação que ele teve antes de mim, já falou que precisava "ajeitar" a vida dele primeiro (arrumar emprego, conseguir sair da casa dos pais, voltar pra faculdade etc) e várias outras justificativas. Além disso, já peguei conversas dele com outras mulheres, inclusive com a ex, e ele dizia que só falava comigo.
No começo/meio desse ano, decidi terminar com ele pois estava cansada de ser feita de otária. Nesses meses até agora (uns 3/4 meses) ele insistiu muito pra voltarmos, disse milhões de vezes que se arrepende muito de tudo que fez e que quer ser melhor por mim, mas nesse tempo conheci outro homem (vamos chamá-lo de 02) e acabei me apaixonando. O 02 sempre me tratou como nenhum outro me tratou na vida, combina muito comigo em vários aspectos, nós temos muita química, ele se mostra ser muito transparente e demonstra querer muito ter algo sério comigo, além de já ter verbalizado isso. Eu nunca escondi a situação do meu ex continuar me procurando, ele sempre esteve ciente tanto disso quanto da questão com a minha mãe.
Minha mãe, mesmo sabendo de tudo que o 01 fez, sempre disse pra eu dar outra chance, e quando eu dizia que não queria ela ficava me criticando e sempre fica um clima super ruim se arrastando por muito tempo, como se eu fosse a pior pessoa do mundo. Toda vez que é tocado no assunto acabamos brigando (e ela faz questão de retornar no assunto todo dia), ai ela começa a me tratar com frieza, chorar, fica triste o dia todo, e isso me faz muito muito muito mal.
Eu não duvido da vontade do 01 de fazer diferente, eu realmente sinto que ele se arrependeu, mas o problema é que eu não amo mais ele, e quem eu quero agora é outra pessoa.
Pensando em agradar minha mãe e acabar com esses problemas com ela, voltei com o 01. Nesse dia ele tinha me chamado pra conversar, eu aceitei, e antes de sair eu e minha mãe discutimos pelo mesmo motivo de sempre: ela me "aconselhando" a voltar com ele e eu discordando e dizendo que não é o que eu quero, e eu, por impulso e comodismo, decidi reatar.
Obviamente, depois terminei com o 02 por conta disso, mas quando conversei com ele não contei que tinha voltado com o meu ex por medo de magoá-lo. Ele aceitou "bem", foi bem compreensivo como sempre, mas disse que se eu voltasse com o 01 não haveria chance nenhuma de nós tentarmos algo no futuro, porque seria um vacilo enorme com ele.
Agora faz uma semana que estou com o 01. Vejo bastante esforço da parte dele mas não consigo me sentir feliz (e inclusive me sinto culpada por isso, sinto que sou ingrata, injusta e ruim por não estar conseguindo corresponder as expectativas e sentimentos dele). Quando não estou controlando meus pensamentos, sempre vem o 02 na minha cabeça, e as vezes é difícil controlar e tirar ele da mente. E eu estou muito triste porque sinto que eu seria muito feliz com ele, e tenho tido vários problemas com ansiedade e estresse excessivo por tanto pensar na situação.
A minha vontade é de simplesmente terminar com o 01 e falar tudo que eu sinto pra minha mãe, mas acho que ela me odiaria, já que pra contar da minha história com o 02 eu teria que admitir que eu menti pra ela várias vezes onde eu estava e com quem eu estava pra poder me encontrar com ele, e porque o 01 está planejando uma super comemoração pro meu aniversário (é semana que vem), comprou presentes muito caros e mandou foto de tudo pra minha mãe, e sinto que agora não tem mais como eu terminar com ele porque eu sinto que seria egoísmo e maldade fazer isso depois de fazer ele gastar tanto pra me proporcionar um aniversário legal (e acho que minha mãe me criticaria muito por isso)
Estou entre duas opções pra tomar uma decisão: contar pro 02 que eu reatei e perder ele pra sempre, agradar minha mãe e ficar infeliz com o 01, ou enfrentar minha mãe, magoar o 01 e ficar com o 02... Eu nunca estive tão perdida e confusa, o que eu deveria fazer?

A melhor resposta 6 SET 2023

Olá, Julia!

Porque não fazer o que você verdadeiramente deseja? Se está apaixonado pelo 02, que é um rapaz que te trata bem, te respeita e quer namorar contigo porque não seguir o teu coração? Vejo aí uma preocupação muito maior com o que sua mãe pensa sobre seu relacionamento do que você mesma pensa sobre o seu relacionamento, como se você estivesse vivendo a escolha da tua mãe. como se tua mãe tivesse as rédeas de tua vida.
Penso que uma terapia seria fundamental para você, para que se ame mais, para que consiga se posicionar perante a sua mãe no sentindo de mostrar a ela que você tem suas vontades, desejos, escolhas... para que não tenha medo de desagradá-la ou magoá-la.

qualquer coisa estou por aqui. ;-)
abraços.

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

7 SET 2023

Oi Julia
A estas alturas, as coisas já devem ter acontecido... porém, nada está perdido.
Realmente você vacilou, não com o 02, nem com o 01; vacilou com a tua mãe.
Voce não pode ficar refém da tua mãe; deste momento em diante, precisa se desvincular da influência da mãe; ela já cumpriu com a missão dela; agora, você precisa ser pai e mãe de si mesma e ser dona das tuas escolhas e decisões.
Voce apenas veio, nascei através dela, mas não é dela. E nasceu para fazer o teu percurso e não fazer o que outros querem.
Se tiver que chatear algumas pessoas, paciência, mas precisa ser você.

A vida te deu a liberdade para fazer as experiências que você quiser; te deu a possibilidade de a cada momento fazer novas escolhas, desde que seja Você decidindo.

Por que a tua mãe tem tanto interesse no 01? Por que não pede para ela namorar com ele?
Voce escolhe quem você quiser.

A desvinculação, o corte do cordão umbilical psicológico com a sua mãe é o fator principal.
É ele que vai possibilitar você nascer para si mesma.
Os namorados, depois você decide, se o 01 ou 02 0u 03... importante agora é a conquista da tua liberdade.
É evidente que terá que lidar com as chantagens emocionais que a tua mãe e outros vão fazer...
Para ajudar, auxilie-se da psicoterapia, para se conhecer, se reforçar e ficar preparada a conquistar o teu valor pessoal.
Abraços

5817 respostas

6 SET 2023

Oi, Júlia! Querida, me parece que você está em conflito principalmente com a dinâmica com sua mãe/ família (precisaríamos de mais dados para entender melhor, e ter um ponto de vista mais assertivo). Entendo que você está passando por uma fase de se diferenciar, de se tornar uma pessoa independente da sua mãe, com seus próprios desejos separados dos dela. E parece que vocês duas estão batalhando com isso. Soa como se você já tivesse pistas do que quer (no caso, de qual menino você gosta), mas optar por seguir o seu caminho, divergindo das expectativas dela, fosse trai-la de alguma forma. E é muito arriscada essa ideia, né? De decepcioná-la e >supostamente< perder a sua admiração. A boa notícia é que em psicoterapia você (ou vocês) teriam a chance de olhar para essa dinâmica, e facilitar esse seu processo de se descobrir, o que VOCÊ quer, como VOCÊ quer viver suas relações, e como se comunicar e estabelecer um vínculo mais saudável com ela. Penso que um processo de psicoterapia poderia beneficiar muito. Se precisar, estou a disposição. Abraço!

Anônimo-419810 Psicólogo em Florianópolis

4 respostas

6 SET 2023

Olá Júlia! Obrigado por escrever. Como uma pessoa pode namorar outra pessoa, se sequer está namorando consigo mesma? Você que tem definir tua vida. Para isso precisa construir entendimento da cultura, da natureza humana. Até mais ou menos os vinte e cinco anos de idade, em nossa sociedade complexa, as pessoas precisam cuidar de vivenciar turmas de colegas e conhecidos, trabalho comprometidos, estudos sérios, grupos de esportes coletivos de contato, grupos de estudos, teatro, arte, cultura, serviços comunitários, dentre outros grupos. Sem terem amadurecido isso, casam-se e em poucos anos, ficam reféns de um casamento por não saber, nem conduzir o casamento, nem se livrar dele.
Antes de namorar com outra pessoa, amadureça tua essência, amadureça o entendimento da cultura e da natureza humana. Você precisa desenvolver consistência para negociar convivência garantindo o respeito a tuas necessidades originais e essenciais.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8634 respostas

6 SET 2023

Boa noite Júlia. Em primeiro lugar, é importante você pensar nas coisas que realmente vão te fazer feliz e trazer paz, pois não é saudável colocar a vontade de outras pessoas acima das coisas que te fazem bem. O que pode te ajudar a se entender melhor e o que realmente te fará bem é a psicoterapia. Qualquer coisa estou a disposição.

Dan Psicólogo em Crateús