Perdi minha confiança, o que fazer?

Feita por >Leme · 30 set 2022 Autoestima

Tenho 24 anos de um tempo pra ca perdi minha confiança, me sinto inseguro, acho que sempre estou sendo patetico, comecei a fuçar o celular da minha esposa, mesmo sabendo que não tem nada...
Nunca fui inseguro, com meus 15 anos comecei a trabalhar, com 18 ganhei uma promoção, fui morar em curitiba sozinho, com todos os custos e responsabilidade no meu peito, e me sentia muito bem, em aparencia, autoestima e ate o modo que eu falava transparecia confiança, perdi o emprego e dai pra frente tudo desandou, tudo começou as poucos, minhas piada nao fazia mais graça, meus comentarios sempre parece tolo, as vezes converso com a minha esposa e sinto que ela ta percebendo que estou me perdendo... acabei de ter um filha tem 1 anos e 7 meses, Preciso urgente voltar a me sentir bem e confiante, eu sempre fui vendedor, hj em dia tenho receio de empreender coisa que sempre amei fazer.., estou perdendo minha essencia, eu preciso de ajuda, estou ficando com muita ansiedade.

(estou trabalhando novamente)

A melhor resposta 3 OUT 2022

Boa noite, Leme por incrível que pareça é bastante comum o que você relata e está vivenciando nesse momento, contudo você pode parar e pensar que, se aos 15 anos começou a trabalhar e daí em diante trilhou um caminho, não faz tanto tempo, aos 24 anos você pode sim mudar sua trajetória, seu modo de pensar, empreender novamente, ser o vendedor capaz, responsável, confiante, com um novo diferencial o de transpor dificuldades.

Perdi minha confiança, o que fazer? Respondendo a sua pergunta Leme sugiro que, procure parar e pensar em sua trajetória, mas, mais do que isso em um caderno coloque em uma página o antes e em outra página trace metas a serem cumpridas aqui e agora, por exemplo: antes um vendedor confiante, hoje eu estou com mais confiança que ontem, quero ser um vendedor melhor do que eu fui, traçar metas diárias, passo a passo, manter o foco, nada foi perdido ou esquecido como profissional está tudo ai, todo o conhecimento que você tem guardado esperando para voltar e exercer a sua profissão com tranquilidade, transparência e confiança, empreender é a palavra chave que abre portas e muda tudo. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

5 NOV 2022

Olá, se você nunca tinha sentido isto antes deve-se verificar quais tipos de gatilhos ou situações possam ter ocasionado essa baixa da sua autoestima e ansiedade. Mas como você descreveu perdeu emprego recentemente, não sei quanto o emprego era considerado importante para você, mas pode ser que aos olhos de sua esposa (na sua cabeça) você começou a se sentir diminuido por não estar trabalhando. Dentre outras coisas que podem ser. Como parece que é algo que está em estágio inicial a terapia poderia te ajudar muito para que você se reencontre e seja você novamente. Importante buscar um especialista o quanto antes para não deixar virar uma bola de neve.

Camila Sanchez Psicólogo em Maringá

13 respostas

2 OUT 2022

Ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que eu posso lhe ajudar no que você precisar. Vou lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

1 OUT 2022

Leme,
Precisa reconquistar a tua autoconfiança, voltar a enxergar a si mesmo como pessoa e como profissional.
Quando um homem perde o emprego, perde o chão porque o valor do dinheiro é muito significativo para ele.
Voce tem um boa profissão, é vendedor, e vender todos precisam, deve dinamizar esta profissão, se ainda estás nesta.
Faça Psicoterapia para se conhecer melhor, conecer teus talentos e se colocar no mercado transformador que temos hoje.
A perda do emprego pode ter sido boa para voce, porque assim pode pensar melhor na tua verdadeira vocação.
Na crise, CRIE!
Abraços

5817 respostas

1 OUT 2022

Olá Leme, pelo que você relatou, quando você perdeu o emprego, que tudo começou! E acredito, que seja considerável mesmo, uma vez que sua vida ficou mais instável e vulnerável. Mas a questão é que você "cristalizou" nesse movimento. Com certeza a terapia será de grande valia, para se trabalhar e melhorar as questões citadas.

Kássia Pereira Silva Psicólogo em Goiânia

76 respostas

1 OUT 2022

Olá Leme! Obrigado por escrever. Todas as pessoas, somos alta e diversificadamente ricas de possibilidades e potencialidades. Muitas vezes, as pessoas fixam em um aspectos e fato específicos (com elementos de insucesso - vivenciados), sem olhar para centenas de outras frentes de possibilidades. Buscar falhas na esposa ou qualquer outra pessoa, é focar na tentativa de confirmar e justificar sensação ruim que se organiza em você e não no outro, além de representar direcionamento de energia para algo que situa sua mente no sofrimento. Também explicar dificuldades pela perda de um trabalho, é colocar a cultura acima da natureza e, no seu caso específico, desmontar a autoconfiança que mostrava teu potencial para a empregabilidade.
Será importante você se reorganizar com a ajuda científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Escolha a Democracia, não aprofunde a ditadura! Cuidado com notícias bombásticas de véspera de eleição!
Vacine-se! Vacine as crianças! Não descarte totalmente as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.