Me sinto perdida e sem saber o que fazer...

Feita por >camilyoliveirasz · 3 jan 2021 Desenvolvimento pessoal

Eu com apenas 18 anos vivo com uma agonia em saber o que vai ser da minha vida.... eu ando tendo mt insatisfação com vida profissional... já trabalhei em 4 lugares diferentes, mas não consigo gostar de nenhum trabalho. Sabe quando vc não se sente bem indo trabalhar? quando vc vai com agonia e se sentindo mal por ter q passar horas trabalhando, quando vc sai de casa já pensando em quantas horas falta p voltar p casa? eu não aguento mais sentir isso! todos me cobram, tipo, vc precisa parar em algo, mas eu não consigo gostar de nenhum emprego q eu entro, e é mt ruim trabalhar c algo que vc n gosta. Eu não vejo a hora de começar a pagar minha faculdade e trabalhar c algo q eu gosto eu fico pensando em quanto deve ser gostoso de ir trabalhar pensando poxa hoje o dia vai ser ótimo no trabalho! e eu fico super desanimada pq fico pensando quando será q vou conseguir me firmar em um emprego? sempre eu acabo percebendo coisas q eu n gosto... no meu primeiro emprego eu gostava do trabalho mais as pessoas faziam um inferno na vida das outras e isso era tóxico demais p mim, no segundo eu trabalhava 12 horas por dia p ganhar 500 reais, no terceiro eu trabalhava 12 horas em pé e ouvia mt grosseria mesmo, esse q estou atualmente é bom mas trabalha c venda de cursos em telemarketing e é mt pressão eu comecei faz 1 mês mas n estou conseguindo trazer resultados, já tentei de tudo mas nada....tenho medo de suja minha carteira pois é meu primeiro emprego de carteira assinada. É pressão minha, da minha mãe p ajudar em casa... eu sempre entro nos trabalho com um pensamento q vai ser bom e q eu vou gostar aí dps de um tempo desânimo, eu tenho MT medo de n consegui ficar em um emprego, eu tenho sentindo tanto mais tanto medo q ando tendo crises de ansiedade... já n sei mais o q fazer me sinto perdida

A melhor resposta 4 JAN 2021

Oi Camily Oliveira
Que bom que está podendo fazer todas estas experiências com o trabalho... e continue trocando, sempre que não gosta, até encontrar um que valha a pena.
Na verdade, viemos a este mundo para nos realizar e ser feliz Nos realizamos no trabalho que é o cumprimento do objetivo de vida.
Não viemos aqui por acaso, viemos para realizar a nós mesmos, nascemos dependentes para depois sermos autônomos e nos conduzir na vida como nós queremos.
Você sabe quem é? Não... então precisa conhecer-se, invista no autoconhecimento, faça Psicoterapia, certifique a sua Identidade segundo as coordenadas da sua vida, da sua inteligência e não segundo as diretrizes do sistema.
Tens talentos naturais que devem ser desenvolvidos para poder usá-los como ferramentas de trabalho.
Isto vai te dar alegria, entusiasmo, prazer e felicidade.
Não é verdade que viver é sofrer, isto quem diz é o sistema que sempre nos mantém amarrados.
A vida é leve e prazerosa. Precisa apenas encontrar o seu caminho. Não ligue para o que as pessoas propõem , seja dona da sua vida, seja arquiteta de ti mesma. Pode contrariar a todos, menos a voce mesma!

5822 respostas

4 JAN 2021

Bem como começou falando "eu com apenas 18 anos", essa fase da nossa vida, onde aumentam as cobranças para um maior desempenho e encaixe na vida adulta e isso provoca um grande desconforto. Sintomas de ansiedade devem ser investigados, quando se há um prejuízo no desenvolvimento global do sujeito, por exemplo, se a ansiedade está ligada ao desempenho no trabalho, nos estudos ou ate mesmo no tempo de descanso. Há que se perguntar: foi uma escolha consciente esses trabalhos que não satisfazem os objetivos pessoais? Em algum momento acreditara que eles seriam vantajosos? A sensação de fracasso pode estar te acompanhando e atrapalhando a forma com que lida com as questões atuais, sendo assim, se escolher ficar nesse emprego, tenta ressignificar as más experiências, trazendo o possível de uma boa perspectiva desse momento.

Crislainne Aparecida Freitas da Silva Psicóloga Psicólogo em Alvorada

8 respostas

4 JAN 2021

Olá Camily
Você precisa de um propósito de vida, é isto que faz a pessoa levantar todos os dias e gostar de trabalhar. Você parece estar se sujeitando a qualquer emprego para poder dizer que trabalha e ajuda em casa.
Ter metas e propósito de vida é que motiva e faz a vida ir pra frente com leveza, além de ajudar a encontrar um emprego que te motive.
Mas saiba que nada é perfeito, nem pessoas, nem empregos. Coisas boas e ruins estarão acontecendo em todos os lugares, é necessário ter equilíbrio para entender que faz parte da natureza humana estes altos e baixos.
Quanto a faculdade, saiba o que você quer e terá mais motivação para estudar e passar nas provas de uma faculdade que não precise pagar ou pagar uma valor acessível, seja pelo Enem, seja nas estaduais e federais.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

4 JAN 2021

Olá Camily! Obrigado por escrever. Certamente você precisa amadurecer. Todos nós, com dezoito ou oitenta e um anos, precisaremos aprender a gostar do que é preciso fazer. Os trabalhos precisam de tempo para que desenvolvamos formas de lidar com eles. Você, pelo jeito, desiste antes da hora. Trabalho de telemarketing, em geral, é algo realmente desaconselhável. Comece com algo simples, fácil, humilde. Por exemplo: repositora de supermercado, caixa, auxiliar de fábrica. Não tenha medo. Com o tempo você desenvolverá bagagem para lidar de forma mais harmônica, com buscas mais sofisticadas. É preciso paciência e persistência. Será muito benéfico e enriquecedor, você passar por caminhada científica de orientação ocupacional com psicólogo especializado.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento grave da pandemia, sejamos corretos: máscara, higiene, distanciamento físico, respeito à vida, senso de comunidade, Ciência!)