o que devo fazer? me sinto perdida e sem um propósito de vida

Feita por >Letícia · 28 jul 2022 Abordagem psicológica

Ultimamente ando estressada, triste e cada vez menos interessada em existir. Tenho vontade de chorar, boa parte do tempo estou tensa, não tenho certeza do que quero para meu futuro, desmotivada pra fazer as atividades que gostava e cada vez mais me sentindo inútil. Meu desempenho no trabalho caiu, estou MUITO esquecida, o que vem me atrapalhando bastante, não tenho motivação pra estudar (algo que me dava prazer em fazer), sinto vontade de desabafar, mas percebo que as pessoas estão "cheias" de mim, ouvir falar de um parente que me faço de vítima, foi algo que me machucou bastante, por que, por mais que esteja passando por um turbilhão em minha mente, tento não passar isso pra ninguém, que seria não me fazer de vítima, sinto que ninguém pode me ajudar

A melhor resposta 1 AGO 2022

Olá Letícia, espero que esteja tudo bem com você.

Esses sentimentos que vem apresentado e que estão te atrapalhando em suas atividades cotidianas, em seu trabalho, e em suas relações, precisa ser melhor compreendido através do auxílio de um profissional. Esses estados, se não trabalhados de maneira adequada, podem se aprofundar, e se tornar muito maiores com o passar do tempo, prejudicando-a ainda mais nestes setores de sua vida que relatou. Muitas vezes as pessoas não saberão como manejar adequadamente estes sentimentos, e simplesmente trarão apenas uma compreensão voltado ao senso comum, quando você relata seus sentimentos para eles, como é o caso do "estar se fazendo de vítima". Não os culpe tanto por terem essa postura, pois eles não sabem, de fato como reagir adequadamente a essas questões que você apresenta. Por isso é que é muito adequado você buscar um Psicólogo para te acompanhar com essas questões. Em um espaço terapêutico, você terá as condições necessárias para trabalhar esses sentimentos de maneira profissional e segura, com objetivos claros, e com supervisão capacitada. Um Psicólogo pode te ajudar nesse momento, e é indicado em seu caso. Com certeza ele poderá te ajudar neste momento, por isso você não está sozinha. Não deixe que esse estado e esses sentimentos se aprofundem e atrapalhem ainda mais sua vida. Inicie seu processo de Psicoterapia o quanto antes, para que você possa superar esse estado.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

21 AGO 2022

Letícia. O melhor a fazer é fazer terapia
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

3 AGO 2022

Oi Letícia,
Você está colhendo o resultado de um percurso que fez orientada pelos ensinamentos que recebeu, pelo que os pais ensinaram, pelo que a escola ensinou, pelo que as crenças e a religião pregaram, pelo que a sociedade e a cultura impuseram... você substituiu a tua inteligência natural pela intelectualidade, pela informação que recebeu.
Agora, precisa autenticar-se, certificar-se segundo as coordenadas da vida e não do sistema, recuperar a tua inteligência para poder ser dona da sua vida. Enquanto você se esforça para compreender e viver a própria vida permanecendo baseada na alienação, haverá somente um processo de autodestruição e de perda gradativa.
A dor, a frustração, a tristeza são apenas sinais, sintomas de que não estás no teu caminho.
Faça Psicoterapia, conheça-se e deixe de ser manipulada.
Abraços.

5817 respostas

29 JUL 2022

Oi Letícia,

Apesar de termos amigos e eles serem essenciais para nossa vida, nem tudo pode ser resolvido com eles. Lembre-se que são pessoas comuns com suas próprias limitações e necessidades.
Existem assuntos a serem tratados com amigos, mas também existem assuntos a serem tratados com profissionais que possuem habilidades e ferramentas para compreender o todo do seu problema e junto com você elaborar estratégias para uma vida mais leve e prazerosa.
Fico à sua disposição para ajudá-la,

Abs,

Tania Steiner.

Anônimo-404717 Psicólogo em Rio de Janeiro

22 respostas

29 JUL 2022

Olá Letícia! Obrigado por escrever. Permita a um de nós, psicólogos, conhecer mais profundamente, mais detalhadamente a tua história, rotina, personalidade e perspectivas. Apurar a busca de um propósito de vida, é um propósito que, de tempos em tempos, precisa ser atualizado.
A reorganização da rotina de vida, o entendimento da personalidade, das ocupações e potenciais metas e objetivos (a serem relembrados, reavivados) fará esclarecer e atualizar propósitos.
Conte com um de nós, psicólogos.