Não consigo encontrar um próposito em minha vida.

Feita por >Mara · 21 jun 2024 Abordagem psicológica

Tenho 36 anos e estou passando por um momento muito instável em minha vida, do nada me dá vontade de chorar e as lagrimas começam a escorrer, me sinto sozinha no mundo, não consigo produzir, nem trabalhar direito, moro com meu esposo e dois filhos, sempre tive bastante dificuldades em fazer amigos me considero uma pessoa muito sinsera e isso atrapalha as vezes, tenho vontade de sumir e desaparecer, procuro alguém em quem eu possa confiar pra conversar mas não encontro, parece que ninguem gosta de mim, nem eu mesma sei se gosto de mim, trabalhei por 15 anos em uma empresa e fui demitida de repente acho que isso me afetou ainda mais, pois depois disso parece que nada mais deu certo em minha vida.
Eu sempre fui muito independente financeiramente e pra mim viver com as incertezas financeiras não funciona muito.
procurei outro emprego mas decidi ficar como autonoma mesmo trabalhando com meu esposo, nossa profissão é muito instável somos corretores de imóveis, então eu não sei mais o que fazer, tem dias que estou bem, mas tem outros que fico muito emotiva chorando muito, gostaria de ver uma luz no fim do túnel.

A melhor resposta 22 JUN 2024

Olá, fico feliz que tenha se sentido confortável em desabafar por aqui e espero poder te ajudar.
Sinto muito por tudo isso que você está passando, tudo isso que você está sentindo parece ser bastante angustiante para você. Não posso te trazer essa luz no fim do túnel pois acredito que o mapa para a saída esteja dentro de você!
Mas gostaria de te ajudar a refletir sobre esse mapa com algumas perguntas: quando você se sente sozinha, é sozinha fisicamente ou sobre não se sentir compreendida? ninguém gosta de você ou o fato de você não saber se gosta de si te faz pensar que os outros também não vão gostar? como você imagina essa luz no fim do túnel?
As vezes a angustia nos faz pensar coisas ruins sobre nós, porém lembre-se de você está sempre dando o seu melhor e está tudo bem.
Espero que você encontre em si o caminho dessa luz no fim do túnel, que te traga paz e tranquilidade. Fique bem, abraços!
:

Denis Yuji Sugita Psicólogo em São Paulo

18 respostas

23 JUN 2024

Mara
Pode ser que o problema maior nem seja o teu propósito de vida, mas sim o teu emocional desequilibrado.
Precisamos analisar isso e encontrar as razões do seu problema, que eu não considero "problema" e sim desafio à tua inteligência.
Estamos aqui para aprender e corrigir-nos. Voce mesma diz que sempre foi independente fonanceiramente, isto é bom, e pode se dar muito bem, mesmo como corretora de imóveis, mas precisa sentir-se suficiente e segura de si mesma.
Precisa saber, compreender suas emoções; são teu guia de vida e de negócios, mas precisa saber sobre, senão provoca o que você está passando.
Faça Psicoterapia que resolve isso.

Abraços

6164 respostas

23 JUN 2024

Querida Mara,
Sinto muito que esteja passando por isso!
A vida é feita de ciclos e infelizmente nem todos serão positivos.
Venho aqui para te acolher e te dizer que não precisa se sentir culpada pelo o que está sentindo! Busque ajuda psicóloga para entender suas emoções e com isso buscar o seu propósito, além de encontrar a luz no fim do túnel que tanto procura.
Na terapia você encontrará o seu espaço seguro para conversar, confiar, ouvir e ser ouvida.
Espero de coração que as coisas melhorem daqui para frente!
Com muito carinho,
Psi Joice Pereira

Joice Pereira Psicólogo em São Paulo

7 respostas

22 JUN 2024

Bom dia, Mara! Grato por escrever. Você escreveu certo: não encontrará propósito para a vida, pois propósitos não são encontrados, são construídos. Também você colocou uma questão extremamente importante quando disse que não sabe se gosta de si. Isso não pode ser dúvida. A pessoa mais importante do mundo, para você, somente pode e precisa ser você. Não é questão de ser superior, é questão de cuidar olhando por dentro e por fora, as riquezas, possibilidades e potencialidades que poderá desenvolver, melhorar, contatar, aprimorar.
Inicialmente, no aspecto de confiança, será recomendável que você possa, de forma profunda, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade, conversar com um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9080 respostas

22 JUN 2024

Olá Mara, as vezes crises existenciais nos afligem e questionamentos como este são importantes, você deu um grande passo reconhecendo e procurando ajuda. Embarque no seu processo de autoconhecimento e conte comigo!

Ellen Bispo Psicólogo em Brasília