Por que não consigo me encontrar profissionalmente?

Feita por >Renata · 18 jun 2024 Orientação profissional

Meu nome é Renata, tenho 36 anos e sofro muito por até hoje não ter conseguido me encontrar profissionalmente. Me sinto derrotada, velha e incapaz!
Fiz faculdade de nutrição até o 6 período e abandonei quando engravidei e nunca retomei o curso. Anos depois fiz Enem e consegui entrar numa faculdade federal de engenharia (mas entendi que engenharia não é pra mim, comecei o curso pra saber como era e tudo e vi que não tem nada a ver comigo).
Eu me acho inteligente, sei que tenho capacidade, mas não sei porque eu não consigo dar continuidade ao que me proponho a fazer. Tentei fazer curso técnico de segurança do trabalho, Também não finalizei...assim como alguns outros cursos que me empenhei pra começar, mas nunca dou continuidade.
Isso me frusta de uma forma que dói... Me sinto incapaz e o pior, me sinto velha, sinto que perdi anos da minha vida...me comparo com as pessoas que estudaram cmg no ensino médio, e todos já são formados e tem anos de profissão.
Gostaria mto de me encontrar profissionalmente, de ter um diploma superior, mas fico completamente perdida pensando no que fazer, o que seria mais viável de acordo com a vida que eu tenho e acabo nunca saindo do lugar.
Hoje sou servidora pública, fiz um concurso da prefeitura da minha cidade (nível médio) e passei....2500 candidatos, passei na posição 73. Acredito de verdade que eu tenho capacidade, sei do meu potencial, mas não sei o que me trava. E isso acaba comigo.
Não sei o que acontece, mas me cobro constantemente sobre isso, penso principalmente no meu pai (queria muito dar o orgulho pra ele de me formar), penso nos meus dois filhos (quero que eles se inspirem e sigam um exemplo positivo em relação aos estudos), e principalmente me comparo o tempo todo com outras pessoas da minha idade, chego a ter vergonha de estar junto das pessoas que estudei no ensino médio, pois me sinto inferior a elas. Ficarei extremamente grata com qualquer ajuda.
Obrigada

A melhor resposta 29 JUN 2024

Bom dia Renata.
Estar aqui relatando o que você sente e um ato de coragem. Você está pedindo ajuda pois se sente procrastinando sem entender o porquê.
Porém há uma desorganização interna que te impede de seguir.
Todo o processo terapêutico vai lhe ajudar a entender seus medos e angústias e você vai sentindo segurança e confiança em si mesma e
nos seus atos. Podendo resignificar suas angústias e medos você encontrará novos caminhos internos e externos para sua vida. Ok

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

131 respostas

21 JUN 2024

Renata
Não se envergonhe não!
Você está tentando te entender, mas na tentativa e erro e isso demanda tempo e dinheiro e trabalhar com a frustração.
Problema é que você foi ensinada, educada pelo sistema e o sistema não desenvolve ninguém. O sistema só dá instrução, informação.
Teus talentos não foram desenvolvidos, nem sabe quais são seus talentos, porque o ensino não contemplou o que dveria ser básico.
Tens como rever isso agora, fazendo testes vocacionais e desenvolvendo a si mesma, saber quem é, teu objetivo de vida.
O trabalho é realizador quando vier de acordo com o teu propósito de vida, não estamos aqui para servir o sistema, estamos aqui para nos realizar e ser felizes.
Faça Psicoterapia e descubra-se que encontrará o seu caminho.

Abraços

6356 respostas

20 JUN 2024

Ou Renata, que bom que você desabafou nesse espaço.. Como você mesmo diz, você tem muito potencial, no entanto, algum gatilho dentro de ti, faz com que esse comportamento se repita, o de não seguir em frente, sou de abordagem psicanalista e essa ciência, estuda padrões de comportamento que inconscientemente repetimos,.

Selma Gonçalves de Carvalho Barbosa Psicólogo em Paulista

2 respostas

19 JUN 2024

Boa tarde, Renata! Grato por participar. Que bom que você escreveu esse conteúdo! Profissão não se encontra, se constrói. Outro dado importante de abstrair de seu texto é a repetição do começar e não terminar. Pelo relatado, fundamentado pela sua aprovação no concurso, associada a suas caminhadas escolares, certamente você conta com enorme potencial do ponto de vista dos saberes formais. Isso não basta. Uma pergunta fundamental: você já passou por orientação ocupacional com psicólogo clínico?
Quanto a questão da idade, você pode fazer disso algo extremamente positivo a seu favor. A experiência de vida que você tem, associada aos acúmulos de saberes formais, te permitirá estudar com significativa maturidade, objetividade e praticidade em relação aos estudantes de aproximadamente dezoito anos. Não perca tempo! Defina com convicção atual e vá até o fim, mesmo que ao vivenciar o curso, entenda que não é o dos seus sonhos. Talvez o curso dos sonhos não exista, mais a possibilidade de viver a experiência inteira, de aprender o melhor possível e até de poder dizer que não, depois de ter visto o curso inteiro, por si, justificará fortemente o curso o que se faz com as motivações e os aprendizados dele.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9316 respostas

19 JUN 2024

Renata, entendo como você está se sentindo e quero ajudá-la a explorar isso usando a teoria cognitivo-comportamental (TCC), que pode oferecer uma perspectiva positiva e estratégias para lidar com suas dificuldades:

1. **Identificação de Pensamentos Automáticos Negativos**: Parece que você está lutando contra pensamentos automáticos negativos como "sinto-me incapaz", "perdi anos da minha vida" e "sou velho para começar algo novo". Estes pensamentos podem aumentar sua frustração e desmotivação.

2. **Avaliação de Crenças Intermediárias**: Reflita sobre as crenças intermediárias que podem estar por trás desses pensamentos automáticos. Por exemplo, você pode ter uma crença de que precisa ser perfeito em tudo que faz, ou que o tempo já passou para buscar novas oportunidades educacionais.

3. **Identificação de Crenças Nucleares**: Pense em crenças profundas que moldam sua visão de si mesmo e do mundo, como "sou incapaz de concluir o que começo" ou "preciso ser bem-sucedido para ser valorizado". Identificar essas crenças é o primeiro passo para desafiá-las de maneira construtiva.

4. **Reformulação Cognitiva**: Tente substituir seus pensamentos automáticos negativos por afirmações mais realistas e equilibradas. Por exemplo, em vez de pensar que perdeu anos da sua vida, considere que você adquiriu experiências valiosas que podem contribuir para seu desenvolvimento futuro. Em vez de se comparar com os outros, valorize suas próprias conquistas e habilidades únicas.

5. **Foco em Metas e Planos Realistas**: Em vez de se sentir sobrecarregado com as opções, concentre-se em definir metas e planos de ação realistas. Por exemplo, você pode explorar cursos ou programas educacionais que se alinhem melhor com seus interesses e circunstâncias atuais.

6. **Ação Gradual e Persistência**: Implemente mudanças de forma gradual e persistente. Por exemplo, você pode começar com um curso online de curta duração relacionado à sua área de interesse. Construir confiança e momentum pode ajudá-la a superar a inércia e avançar em direção aos seus objetivos.

7. **Autocompaixão e Aceitação**: Seja gentil consigo mesma durante este processo. Reconheça que todos enfrentamos desafios e momentos de incerteza em nossas vidas. Aceite que é normal ter altos e baixos, e que você está fazendo o melhor que pode com as circunstâncias que tem.

8. **Buscar Apoio**: Considere a possibilidade de buscar ajuda de um terapeuta cognitivo-comportamental. Um profissional pode ajudá-la a explorar mais profundamente suas crenças e padrões de pensamento, e fornecer estratégias específicas para superar seus desafios pessoais e profissionais.

Renata, você demonstrou força e capacidade ao conquistar uma posição como servidora pública, passando por um concurso concorrido. Isso mostra que você tem potencial e habilidades valiosas. Ao desafiar seus pensamentos automáticos negativos e focar em metas alcançáveis, você pode construir um caminho profissional que seja gratificante e significativo para você. Lembre-se de que cada passo em direção aos seus objetivos é um passo na direção certa, não importa o quão pequeno pareça.

Jessica Crispim Psicólogo em São Gonçalo

4 respostas

19 JUN 2024

Definir objetivos: estabelecer metas claras e alcançáveis para guiar suas ações e ajudar a manter o foco e a motivação.

Parar de procrastinar: identificar as causas da procrastinação, como medo do fracasso, desorganização ou falta de motivação, e desenvolver estratégias para superar esse padrão de comportamento.

Procurar ajuda terapia cognitiva comportamental: buscar a orientação de um profissional qualificado, como um psicólogo especializado em terapia cognitiva comportamental, para ajudar a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que estão impedindo o progresso em direção aos seus objetivos. Este tipo de terapia também pode ajudar a desenvolver habilidades de enfrentamento e de resolução de problemas para lidar com desafios e estresses do dia a dia.

Ana Paula Avelar Costa Psicólogo em Oliveira

8 respostas

19 JUN 2024

Oi, tudo bem?
A primeira coisa que você tem que pensar é se você quer fazer uma faculdade por que você gosta e quer, ou porque sua família, a sociedade impôs que você tem que fazer!
Outra coisa faça sempre as coisas por você e não se compare com ninguém, cada um tem seu tempo, seu momento!
Qualquer coisa estou a disposição, se quiser marcar uma consulta!

Gilvan Junior Santiago Santos Psicólogo em Montes Claros