Sou uma boa profissional mas não consigo promoções no trabalho.

Feita por >Mare Ghill · 20 mar 2023 Orientação profissional

Olá!

Eu tenho 52 anos e há 10 anos trabalho na mesma empresa. Já passei por vários setores, e tenho facilidade em aprender novas tarefas. Todos me consideram uma ótima profissional, excelente na entrega do que é pedido, mas, por alguma razão, não consigo uma promoção no trabalho.
Ao longo dos anos, participei de 4 processos seletivos internos, sendo aprovada em 2. No entanto, o meu gestor imediato informou que, apesar do meu bom desempenho, fez opção por contratar alguém externo. Isso me frustrou bastante.
Eu não tenho uma relação aprofundada com os meus colegas. Não raro, não sou convidada para eventos de happy hour, e nem mesmo para um café. Também acredito que a minha idade esteja fazendo diferença para o meu gestor imediato, por ser 20 anos mais novo do que eu.
Mas, apesar de estudar muito e colecionar títulos, tenho medo de me arriscar e sair da empresa, pois acho que a minha idade vai pesar em um processo seletivo.
Poderiam me ajudar com algumas considerações? Gratidão!

A melhor resposta 23 ABR 2023

Mare, como vai?
Triste quando isso acontece, não é mesmo? Visando o que foi falado, entendo que temos alguns pontos a serem trabalhados como entender competências que você possui e que para a ascensão de carreira, são exigidas ter para o possível crescimento. Por conseguinte, eu trabalho com orientação de carreira visando o crescimento profissional ou busca por novo emprego trabalhando o autoconhecimento, psicoeducando pensamentos disfuncionais, a melhor escolha de carreira que ela poderá fazer por você HOJE sem influências de outros, planejamento de mercado, pessoal e bônus para linkedin, currículo e entrevista. Conte comigo para te ajudar!

Hellen de Souza Ferreira Psicólogo em São Paulo

10 respostas

22 MAR 2023

Oi Mare Ghill
Fatores internos teus estão impedindo gozar de sucessos; talvez o sentimento de não merecimento, de baixa autoestima.
Precisa tratar teu emocional... conflitos ou mesmo traumas podem estar te fastando das pessoas... não é o fato de ter 52 anos, isso é maturidade, te seria de vantagem e não de dificuldade.
Precisa fazer Psicoterapia para compreender por que é assim, como a sua mente funciona, porque age e reage dessa maneira e o que não está usando (recursos) que poderiam te ser de vantagem. Hoje voce está funcionando no sofrimento.

Abraços

5817 respostas

22 MAR 2023

Olá Mare Ghill, espero que esteja tudo bem com você.

Reconsiderar a maneira como você executa sua profissão, e começar a pensar como serão seus próximos passos nesse campo, é fundamental para que você possa experimentar níveis de satisfação maiores em relação ao seu trabalho. O mercado de trabalho tem mudado bastante, e em uma velocidade sem precedentes. Profissões estão deixando, ou deixarão de existir, enquanto outras surgirão. É preciso que estejamos atento a essas mudanças, e na maneira como podemos nos inserir profissionalmente nesses novos contextos. Não basta apenas colecionar títulos e certificados, e muito se questiona da eficácia disso hoje em dia. Mas trata-se de adquirir os conhecimentos e ferramentas mais adequadas para o momento certo. Devemos selecionar o melhor, entre os melhores cursos, aquele que vá realmente fazer a diferença para nosso crescimento profissional naquele dado momento. O conceito de "lifelong learning" também deve ser incorporado em nosso campo profissional, e ele nos indica que nosso processo de aprendizagem e aperfeiçoamento são contínuos, até o final de nossas vidas. Um outro ponto importante, é compreender como se apresenta a cultura de sua organização. Pelo que você relata, parece que eles dão maior visibilidade para pessoas mais jovens, em detrimento daquelas que possuem mais experiência, tendo vista que seu gestor é 20 anos mais novo que você. Se for esse o caso, dificilmente essa cultura irá mudar, e talvez seja interessante você começar a buscar outras empresas que apresentem um cultura diferente, mais alinhada com aquilo que você espera de uma organização, e que ofereçam mais oportunidades de crescimento. Neste sentido, cabe fazer uma atualização de seu currículo, e deixá-lo mais atrativo dentro daquilo que você deseja desenvolver profissionalmente. Uma outra consideração é sobre a possibilidade de você começar a desenvolver um outro trabalho, em algum contraturno, onde você possa oferecer todo o conhecimento que possui e acumulou durante todos esses anos. Talvez esse seja um projeto para você se conectar com maior intimidade com seu sentimento de realização pessoal, e pode ser uma oportunidade para projetar algo que possa dar frutos quando você encerrar seu ciclo formal de trabalho. Um profissional de Psicologia pode te ajudar com essa questão profissional, e dentro de um processo de psicoterapia você pode adquirir os conhecimentos necessários para tomar as melhores decisões neste campo, levando em conta seu desenvolvimento pessoal.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

22 MAR 2023

Saudações!
Podemos estar diante de uma crença inconsciente de menos valia, isso é muito comum! No processo terapêutico você poderá acessar a raiz desse sentimento. É muito importante o autoconhecimento para que a vida possa correr de modo satisfatório, e, a terapia é um excelente caminho!

Fabíola Ximenes Psicólogo em Fortaleza

13 respostas

22 MAR 2023

Olá Mare! imagino a sua frustração. Se tem interesse em permanecer na empresa veja com seu gestor o que é necessário para poder ser promovida, para que assim você pode perceber o que precisa melhorar.
Em relação aos seus colegas, o que faz não ser convidada? Você já foi e recusou pedidos anteriormente? Sua relação com eles é muito superficial? E se você convidar alguém para um café? Assim poderia começar a se aprofundar nesses relacionamentos.
Em relação a idade e conseguir um outro emprego, você não precisa sair da empresa para buscar vagas, você pode começar a buscar outras oportunidades e quando te convidarem e se for do seu interesse você faz a escolha.
Fico à disposição caso queira se aprofundar nessas e em outras questões.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

21 MAR 2023

Primeiramente, gostaria de parabenizá-la pela sua dedicação e desempenho em seu trabalho ao longo dos anos. É realmente frustrante não ser reconhecido e promovido, mesmo com um bom desempenho e qualificações. Aqui estão algumas sugestões de uma pessoa formada em administração e psicologia, que podem ajudá-la:

Comunique-se com o seu gestor: É importante que você se comunique com o seu gestor sobre o seu desejo de ser promovida e o que você precisa fazer para alcançar esse objetivo. Pergunte o que você precisa melhorar e peça sugestões para se desenvolver em áreas específicas.

Construa relacionamentos: Tente construir relacionamentos mais profundos com seus colegas de trabalho. Convide-os para almoçar ou para um café e tente conversar sobre interesses em comum fora do trabalho. Isso pode ajudar a criar um ambiente mais colaborativo e solidário.

Mantenha-se atualizada: Continue investindo em sua educação e habilidades. Isso pode ajudá-la a se manter competitiva no mercado de trabalho e a se destacar em sua empresa.

Considere outras oportunidades: Não tenha medo de procurar outras oportunidades de emprego, mesmo que você esteja há muito tempo na mesma empresa. Se você sentir que não há mais chances de crescimento na sua empresa atual, pode ser hora de procurar novos desafios em outro lugar.

Não deixe a idade ser um obstáculo: Embora a idade possa ser um fator na busca por emprego, não permita que isso a impeça de tentar novas oportunidades. Há muitas empresas que valorizam a experiência e a maturidade de profissionais mais velhos.

Lembre-se de que é importante manter uma atitude positiva e persistente. Não desista de suas ambições e continue trabalhando para alcançar seus objetivos. Boa sorte!

Naiara Nadir Trichez Psicólogo em Joinville

66 respostas

21 MAR 2023

Olá Mare! Obrigado por escrever. Certamente há muitos aspectos que podem ser ponderados, refletidos, de forma a te ajudar a se posicionar diferente em relação a sua evolução pessoal/profissional. Será que você está sabendo negociar suas reivindicações com eficácia? Qual será o real fundamento para não te convidarem para a hora feliz
( happy hour)? Será prudente, para construir resposta profunda, consistente e significativa para você, de forma a transformar efetivamente sua avaliação e comportamento, que você passe por orientação ocupacional. Nela, aspectos como personalidade, motivação, interesses, mecanismos de defesa, posicionamento nas interações filosofia e realidade da empresa, dentre outras aspectos, serão trabalhados.
Estou a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue precisam de cuidados. A maior parte dos políticos não é confiável, a imensa maioria dos ditos lideres religiosos, querem é dinheiro, são falsos. Religioso que acumula dinheiro, não é religioso: é charlatão! Os meios de comunicação não são neutros. Aqueles com maior tradição, com compromisso de muitos anos, sem ser refém dessa ou daquela religião, apresentam algumas falas confiáveis. A Ciência não é perfeita, mas predominam nela, ações construtivas: por exemplo: vacine-se, vacine as crianças. O que é usado em larga escala, em diversos países, apresenta muito mais benefícios do que prejuízos.

8607 respostas

21 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém