Não tenho propósito de vida

Feita por >Diogo · 6 nov 2019 Motivação

Não vejo sentido em viver, ou estabelecer uma meta de vida. Não estou deprimido, apenas não vejo sentido em viver. Não vejo propósito de ter uma família ou emprego. Digo, para que eu me esforçar tanto, se minha vida vai ser passada adiante? A vida só faz sentido quando você sente prazer, mas não estou sentindo esse tau de "prazer". Vejo na minha escola vários alunos completamente iguais, cadê o "talento único" que os professores dizem que temos? Talvez eles dizem isso apenas para nós sentirmos especiais. Desde de criança eu sempre fui muito incerto em relação ao meu futuro, mas foi na minha adolescência que essa falta de sentido se concretizou. Vejo minhas irmãs dizendo que querem ser advogada, outra médica... Fico me perguntando por dentro "como elas conseguem?", "como elas veem sentido onde não tem"? Apenas queria deixar de existir. O mundo é melancólico demais.

A melhor resposta 7 NOV 2019

Olá Diogo,
Sentido de Vida, missão de Vida tu tem, apenas pode não ser conhecido. Se não, tu não teria nascido. Tu não nasceu por acaso. Foi tu que resolveu nascer, vir ao mundo. A questão é em descobrir o porque estás aqui. Muito melhor se não estás se sentindo deprimido.
Também não dá para colocar o sentido da vida dentro dos modelos que existem. Vida é vida e ela se manifesta de muitas formas. Algumas pessoas nasceram para a contemplação, querem apenas admirar a vida, descansar... única coisa que devem fazer é se auto sustentar, prover sua saúde, sua manutenção, não dependerem de ninguém, mas a forma de vida a escolherem é de inteira responsabilidade deles. E, tudo bem.
Família, tens, se quiser ter. É uma escolha. Muitas pessoas não tem famílias, não casam, muitas mulheres não querem casar, não querem filhos, não querem ninguém. E, tudo bem.
É perfeito o que diz, que a vida só faz sentido quando sente prazer. Corretíssimo.. Se não está sentido, vai em busca do que te dá prazer e dinheiro para te sustentar. Inventa contanto que te dê tesão em viver.
A vida te dá determinados talentos sim, mas deves descobrir. Só tu para saber e é em direção do prazer.
Não se espelhe pelos demais. Cada um tem o seu caminho. No tempo dos Gregos antigos, a educação era diferente, os estudos eram diferentes e a pessoa tinha a liberdade de viajar, trabalhar no que se agradava até descobrir o que lhe dava prazer e em cima disso, buscava conhecimentos, um conhecimento direcionado, focado.
Esta é a nossa ousadia: quebrar com os esquemas e ser genuíno em buscar a si mesmo.

5817 respostas

7 NOV 2019

Ola Diogo! O mundo é melancólico? procure por ajuda psicológica para encontrar o verdadeiro sentido da vida! Essa grande apatia, pelo pouco que você relata diz muito do SEU mundo melancólico! Ao invés de procurar olhar as flores, parece que você já as vê mortas antes mesmo de apreciar sua beleza. Procure por ajuda com urgência. Sucesso

Cleide Marchiotti Psicóloga - Psicanalista Psicólogo em Maringá

27 respostas

7 NOV 2019

Olá, bom dia. Quando as pessoas estão com os dois principais neurotransmissores baixo que são a Serotonina e a Dopamina precisa aumentar, pois eles equilibram a sensação de prazer e bem estar, para assim, voltar a sentir prazer, ter objetivos, pensamentos positivos e ser otimistas para o futuro, mesmo sabendo que existirá uma finitude a espera eles continuam seguindo a sua trajetória.
Seria importante procurar um psicólogo para poder lhe orientar e tirar suas dúvidas, para assim, pensar na possibilidade de cuidar da sua saúde mental.

Espero ter lhe ajudado.

Consultório Particular Liriane Oliveira Psicólogo em Caruaru

13 respostas

7 NOV 2019

Olá Diogo! Você tem uma certeza e um propósito. Certeza é que precisa ter um propósito; propósito e descobrir o que você quer da vida. Será profundamente agradável fazer essa descoberta ao lado de um psicólogo. Um abraço: Ary Donizete Machado.