Como se encontrar ou ter gosto por algo nessa vida?

Feita por >Maitê · 27 nov 2022 Desenvolvimento pessoal

Oi, quando eu era crianca eu era ate popular e achava ser feliz, na adolescencia também era animada mas tive um periodo de depressao mas vivia estudava, desde nova fiz cursos de tudo, trabalhei em algumas areas, porém não consigo me encontrar profissionalmente eu odeio qualquer área que eu estude curso, faculdade, tenho extremo problema em falar em público, em me apresentar, odeio a ideia de vendas de ter que convencer a pessoa a algo. Sinto que a cada dia que passa eu odeio estar viva, detesto estar com pessoas, me irrita se elas me convidam e insistam pra algo, não suporto que me liguem, me cobrem atenção. Do nada passo o fim ded semana todo no quarto trancada, quando é pra sair resolver algo já choro! Não sinto animo nem pra abrir uma janela...eu tenho raiva de estar viva e ver que nada tem sentido... o porque ninguém nos diz qual o propósito pra isso tudo? Como saber se tenho missão mesmo? Será que tô a toa nessa vida? Eu só sinto vontade de não existir . Sinto que sou um peso pra minha familia

A melhor resposta 29 NOV 2022

Oi Maitê!
Este é o resultado de ser educada de uma forma, fora dos teus próprios padrões.
Voce se acomodou, se adaptou ao que os outros queriam e não ao que voce queria, não ao que a sua própria vida queria.
Voce substituiu a sua própria inteligência vital para ser queria pelas pessoas; passou a infância e parte da adolescência fazendo o que os outros gostavam para receber elogios, ser aceita, ser amada e admirada...
Depois, quando a vida te forçou a tomar um autoposicionamento voce percebeu esta vazio interior, esta vida sem sentido, este estudo sem sentido... voce está percebendo que nada do que fez tem sentido para voce...
Agora, precisa se restabelecer, precisa recuperar a sua própria inteligência natural, precisa superar suas carências, sua dependência para conquistar a vida que voce quer viver... pois enquanto se esforça para tentar compreender e viver a própria vida e a profissão permanecendo baseada onde outros te alienaram, só há processo de autodestruição e perda progressiva.
Precisa se autenticar através da Psicoterapia, para encontrar a si mesma, se conhecer e ser e realizar o seu objetivo de vida.
Abraços

5817 respostas

29 NOV 2022

Oi, Maitê! Você , assim como eu e as demais pessoas do mundo, tem seus traços de caráter, e quando você entende quais são os seus, você entende também seus recursos. No momento, você está vivendo apenas na dor deles. Que tal fazer uma terapia diferente com uma psicóloga e analista corporal? Tudo isso que você está trazendo é por falta de conhecimento de si mesma, do seu perfil de caráter. Seu perfil não tem a ver com vendas, com liderança, com estar com pessoas, ou então você só está vivendo na dor mesmo porque tem traços que quando vividos na dor representam o oposto daquilo que você é boa. Por exemplo, às vezes você é boa em falar , mas devido a estar na dor , você se fecha. Isso é só um exemplo. Temos que agendar um horário, você vai se descobrir, se entender, se respeitar e aprender a dar limites também para os demais. Você apenas não se encontrou de fato, e por isso, nada faz sentido. Caso queira fazer terapia e entender mais quais teus traços de caráter, eu faço observando o formato do seu corpo te digo como funciona tua mente bem como tuas dores e recursos desenvolvidos pra enfrentar tais dores. Venha viver uma vida que faça sentido mas para isso precisa saber quem de fato você é! Te aguardo!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

28 NOV 2022

Olá Maitê!
Primeiramente gostaria de dizer que sinto muito por você estar passando por isso.
Acredito que a psicoterapia lhe ajudaria muito nesta busca de respostas.
Sua vida importa, este período o qual você está passando, demonstra a necessidade de você buscar uma reconexão consigo mesma, se descobrir e autoconhecer.
Estou a disposição se precisar.

Abraços.

Jéssica Marques Psicólogo em Porto Alegre

3 respostas

28 NOV 2022

Olá Maitê!
Sinto muito por isso que tem sentido e passado, gostaria de poder ajudar mas pra isso eu precisaria obter muito mais informações sobre sua demanda, pra que seja possível entender quais as possíveis causas, inclusive pensamentos e crenças disfuncionais que podem estar por trás dessa dificuldade que tem apresentado.

Espero que fique tudo bem e que pense sobre buscar um acompanhamento psicológico, seria muito importante nesse momento que está passando.

Estou no chat se precisar.
Abraços

Luara Dal Rovere Psicólogo em São José do Rio Preto

64 respostas

28 NOV 2022

Olá, bom dia. Sinto muito por tudo que trouxe. Acredito que seria interessante você realizar uma orientação profissional, para esclarecimentos no âmbito profissional. E começar psicoterapia também para você se cuidar e ter melhores manejos com tudo que tem vivenciado,

Se desejar iniciar o processo terapêutico, estou á disposição!
Abraço!

Kássia Pereira Silva Psicólogo em Goiânia

76 respostas

28 NOV 2022

Oi Maitê! Obrigado por escrever. Perguntar é uma forma para construir a fórmula do gosto pela vida. Há muitos componentes nessa fórmula: interessar-se por pessoas, atividade física, trabalhar interessadamente, estudar com comprometimento, admiração por flores, plantas, brincar com o gato, o cachorro, ler um livro, fazer um bolo, escrever uma carta, cortar o cabelo, falar bom dia para o vizinho, olhar o por do sol, melhorar o aprendizado de redação, fazer palavras cruzadas, cultivar amizade, esclarecer curiosidade,... São infinitas possibilidades agradáveis.
Você, sem se dar conta, ao me permitir essa resposta, dá sentido para a minha vida.
Caso não consiga iniciar sozinha a prática, conte com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.