Não consigo/sinto vontade de fazer algo de útil na minha vida

Feita por >Kamila · 19 mai 2017 Depressão

Fazem dois anos que eu fico trancafiada em casa sem sair ou fazer alguma coisa que eu goste porque e eu perdi todas as minhas amizades. Nos primeiros meses eu não me importava com isso mas depois foi ficando deprimente pra mim, pois eu sinto falta de sair, conversar, de ter alguém perto de mim e isso foi ficando pior. Choro com bastante frequência e penso em suicídio ( mas isso não vai acontecer, pois tenho medo da morte ). Sinto pena de mim mesma. Minha vida não está fazendo sentido porque eu não estudo e nem trabalho. Quero estudar para prova do Enem, só que não sinto vontade, eu começo e não continuo, simplesmente não consigo e isso está me matando. Na verdade, não consigo fazer nada daquilo que eu queira, seja estudar, ou mudar internamente, QUALQUER COISA que pudesse ser algo bom em minha vida, eu não consigo mudar. Tento há mais de um ano, com quase todas as minhas forças, mas no final acabo deitando na cama e fico com a cara no celular ( tenho certeza que a internet não é o meu problema e não necessariamente seja a falta de pessoas em minha vida )

Preciso desesperadamente que alguma pessoa me ajude pelo menos um pouquinho de como eu posso mudar isso, de como poderia querer/sentir a vontade de fazer as coisas.

Obs: não posso me consultar com um psicólogo e não tenho ninguém para conversar, nem mesmo um familiar. Obrigado desde já.

A melhor resposta 20 MAI 2017

Olá Kamila!
Não é possível dar uma orientação que seja possível reparar tantos prejuízos que vem acontecendo a bastante tempo.
É um processo e não existe outro caminho a não ser procurar ajuda.
Existem clínicas escola e organizações que oferecem tratamento gratuito, não deixe de procurar para aliviar a dor que está sentindo e reconstruir tudo que parece perdido.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

19 MAI 2020

Olá,
Primeiramente, gostaria de saber o por que de não poder se consultar com psicólogo, existe tratamentos até gratuitos, não entendi, porém sozinha, fica mais difícil as coisa, o tratamento com psicólogo nos fortalece, para superarmos as dificuldades.
Abraços!

Mateus Adriano de Jesus Souza Psicólogo Psicólogo em Congonhas

75 respostas

12 JUN 2017

A Psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas em sofrimento, ou dificuldades com a vida, e que não conseguem resolver sozinhas.
Durante a terapia, o analisando é convidado para explorar seus afetos, pensamentos, comportamentos e fantasiadas presentes no cenário de seu sofrimento. Atenciosamente, Aline MS.De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

23 MAI 2017

Bom dia, Kamila. Em primeiro lugar, ressalto sua disposição em relatar aos profissionais deste site sua situação atual. Isso já revela o quanto há de coragem em você. Estamos vivendo uma era depressiva, em que desilusões, frustrações, decepções, expectativas, rejeições, negações e todas as forças contrárias aos nossos desejos como seres humanos estejam sendo afetados, diariamente. A relação da pessoa com o mundo acaba por sofrer avarias e, com o tempo, nos vemos acometidos por sentimentos e pensamentos ruins, que tornam-se determinantes em nosso estado emocional. Lembre-se: não somos autossuficientes (apesar de em alguns aspectos parecer) e reconhecer nossas fragilidades pode ser um bom começo para “virar o jogo”. Em seu relato, sinto descontentamento com a vida, com si mesma, com as pessoas e com o mundo, em si. A sensação de perda de sentido já é uma luz de alerta acesa e requer intervenções psicológicas o quanto antes. Creio muito neste suporte, para que você possa trazer, passo a passo, a sua vida no eixo do equilíbrio novamente. Está na hora de priorizar a própria Kamila. Buscar ajuda profissional para ajudá-la. Esta pessoa que há em você necessita de apoio. Procure um psicólogo e exponha a sua situação a ele, mesmo que você não tenha recursos disponíveis para fazer uma psicoterapia. Há alguns meios e tudo pode ocorrer através de encaminhamentos coerentes.

Espero que dê tudo certo.

Atenciosamente, Marcus Gabriel.

Marcus Vinícius Gabriel Psicólogo em São José do Rio Preto

12 respostas

22 MAI 2017

Olá Kamila,
seu relato foi bastante corajoso. Mas nos deixa e mãos atadas. Você, pelo que parece, fez um desabafo, mas quer viver cada vez mais sozinha. Acontece que vc foi se enfiando num poço fundo demais,e pra sair dele, sozinha, será impossível.
Que tal aceitar alguma ajuda? se vc pede socorro por aqui, pode receber ajuda também.
Há faculdades onde o serviço de psicologia é oferecido. Há mesmo postos de saúde. Por que você "não pode" procurar um psicólogo?
Se vc sente pena de vc mesma, e se isola, de que serve esta pena grande que vc cumpre? Qual foi sua sentença?
Vamos arregaçar as mangas juntas?
Boa sorte na sua busca.

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

20 MAI 2017

Boa noite Kamila, todos sintomas relatado por você aqui apresenta característica de depressão e depressão é uma doença séria que não deve ser ignorado e dependendo grau da depressão o tratamento pode ser com antidepressivo + sessões de psicoterapia. Você não explica o porque não pode se consultar com uma psicóloga mas acredito que deva ser por causa do não poder custear as sessões, então posso lhe informar que você pode procurar fazer o tratamento em clínicas de faculdades que tem atendimento gratuito e pelo SUS encaminhada através de um posto de saúde de sua comunidade. O que não pode é você continuar neste estado de isolamento social, e alteração de humor e comportamento sem procurar ajuda porque você não vai conseguir sair dessa sozinha.
Espero ter ajudado, um abraço e se cuide, att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife