É errado minha esposa sair do trabalho e voltar 5a.m. por beber com os colegas?

Feita por >Nick · 14 mai 2024 Terapia de casal

Minha esposa trabalha nos finais de semana em uma bar e sai por volta das 2 a.m., mas já foram dois dias que ela voltou 5h da manhã por estar bebendo com os colegas e nem se quer avisou. Estou errado em achar ruim? Temos uma filha autista e ela na maioria das vezes fica acordada até a mãe voltar. Ontem eu fiquei no andar de baixo com minha filha dormindo no meu colo e observei ela voltando da rua. Ela voltou com uma colega e um colega. A colega foi pra casa e ela demorou pra entrar em casa. Disse que estava na rua do lado com ele terminando de conversar. E não vê nada demais nisso.

A melhor resposta 21 MAI 2024

Olá, Nick!
Imagino a sua preocupação com a situação, ainda mais com uma criança sendo diretamente impactada por isso. Nessas horas, ao invés de apontar erros, é importante compreendermos as demandas de ambos.
Casamento é um acordo. Um acordo selado com afeto e expectativas. Tudo que fazemos pelo outro, para o outro e com o outro tem este acordo como base. Certo, mas que acordo é esse? Isso somente o casal pode responder.
Assim, o acordo que se dá entre os dois é mútuo. Verbal ou não, ele é estabelecido por ambos a partir do convívio, dos conflitos e dos desejos. Sendo assim, ele também pode ser redefinido quando o casal escolher. O importante é que seja claro e que atenda a ambos.
Acredito que vocês possam ser muito beneficiados por uma terapia de casal, ainda mais com uma criança dentro do espectro autista. Tenho experiência tanto com terapia de casal quanto com psicologia infantil, então, fico à disposição para atendê-los com carinho, seriedade e respeito.

Abraço,
Lourenço Torresini.

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

93 respostas

17 MAI 2024

Diálogo... voces precisam dialogar, compreender e não impôr.
Ambos são adultos, casados com filhos; ambos são responsáveis
A vida de casados, não tem certo ou errado... tem o que voces combinarem.

6349 respostas

15 MAI 2024

Olá Nick.
Agradeço seu contato.
Se a postura da esposa te incomoda, chame-a para conversar.
Sugiro terapia de casal para vocês.
É necessário que exponham incômodos e cansaços.
O alinhamento de posturas evita desgastes na relação conjugal.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

702 respostas

15 MAI 2024

Seria interessante entender a dinâmica como um todo, sobre o seu relacionamento com sua esposa. Parece ter um desalinhamento de expectativas entre vocês, ao se tratar de: horários para voltar para casa, ter a presença de novos amigos/pessoas na vida de vocês, interação com novos terceiros, e etc. É compreensível você estar incomodado com toda essa dinâmica, mas é crucial entender se você e sua esposa estão na "mesma página" no que se trata do casamento, ou se estão desalinhados.

Fico à disposição
att

Juliane Fernanda Suzano Passos Psicólogo em Cotia

2 respostas

15 MAI 2024

Bom dia, Nick! Obrigado por perguntar. A questão vai muito além do certo e do errado. Você está suspeitando que pode ser errado. O diálogo verdadeiro entre vocês, o senso de cooperação e reciprocidade, companheirismo, poderá esclarecer as coisas. Você está incomodado com isso. Precisam conversar com a coragem da verdade adequada para essa situação de compartilharem a maternidade/paternidade em condição de casamento. Para essa conversa precisam estar desarmados de emoções e desconfianças.
Talvez seja prudente, que antes, você converse com um de nós, psicólogos.
Essa atitude dela, tanto pode implicar uma atitude saudável, sábia, como também pode implicar uma inadequação. Pessoas totais são muito maiores e mais abrangentes do que algumas atitudes delas, que se destacam para nossas percepções.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9308 respostas

15 MAI 2024

É compreensível que você se sinta incomodado com a situação envolvendo a chegada tardia de sua esposa após o trabalho, especialmente considerando o consumo de álcool e a falta de comunicação prévia. Expressar seus sentimentos e preocupações de forma calma e respeitosa, estabelecer limites claros e buscar soluções juntos são passos importantes para abordar essa questão. A comunicação aberta e a busca por apoio de um psicólogo, se necessário, podem ajudar a fortalecer o relacionamento e encontrar maneiras de lidar com esse desafio.

Denis Anisio Socorro Carvalho Psicólogo em Chapecó

3 respostas

15 MAI 2024

Olá Nick
É compreensível que você esteja preocupado e chateado com a situação. É importante ter em mente que cada relacionamento tem suas próprias dinâmicas e limites, e é crucial para a saúde do relacionamento conversar abertamente sobre esses sentimentos e preocupações.

Primeiramente, é válido expressar como você se sente em relação ao horário em que sua esposa volta para casa e a falta de comunicação quando ela decide estender o tempo fora sem avisar. Isso não apenas afeta você, mas também sua filha e a rotina familiar.

Além disso, a presença de outras pessoas, especialmente quando sua esposa está voltando para casa tarde da noite, pode ser motivo de preocupação e necessidade de esclarecimento.

Seria útil conversar com sua esposa sobre esses aspectos, expressando suas preocupações de forma respeitosa e aberta. Comunicar suas necessidades e expectativas em relação ao tempo e comunicação pode ajudar a construir um entendimento mútuo e encontrar soluções que sejam satisfatórias para ambos.

Saudações,
Patrícia

Patrícia Prata Baldávia Psicólogo em Marília

32 respostas

15 MAI 2024

Olá, Nick
Você você já tentou conversar sobre? Relacionamento é sobre acordos, e se você se sente incomodado com o comportamento dela, não está bom para você .
Tente ter uma conversa assertiva, sem acusações, mesmo que esteja magoado. Fale de como se sente por ela está fazendo coisas que está mudando a rotina da sua família e principalmente da sua filha e pergunte o que ela poderia fazer para evitar isso. Busque entender as razões dela para entender seu comportamento. Não se sinta culpado de achar errado comportamentos que estão te deixando incomodado.
Um abraço
Silvana

Silvana Maria Menezes da Silva Psicólogo em Recife