Como acabar com a vontade de morrer ou matar alguém?

Feita por >Jean · 28 jul 2023 Abordagem psicológica

Eu e minha esposa por razões de trabalho, precisamos morar em casa diferente e só podemos estar juntos alguns dias na semana. Ela é professora em uma cidade e eu sou produtor rural e o nosso sítio fica a pouco mais de 100km, então preciso ficar lá durante a semana. A pouco mais de 1 mês, descobri uma traição da minha esposa com um colega de trabalho dela. Nunca vigiei a vida dela, nunca fiquei lendo conversas de whatsapp etc. No entanto comecei perceber um comportamento muito diferente dela, e um dia indo ver as horas no celular dela, chegou uma msg de bom dia, com muitos emotions, mas achei que era de algum aluno dela e não abri a msg. A noite fui ver uma coisa com relação as contas do banco, e fiquei curioso e abri o whatsapp dela, já tinha outras msg do rapaz, com muito romantismo. Nesse momento eu estava preparando nossa comemoração de dia dos namorados, o que me deixou ainda mais abalado. Conversei com ela, e ela me "convenceu" de que não tinha nada e era apenas um amigo.
Precisei voltar para o sítio no dia seguinte, ainda muito abalado. Todas as tentativas de conversa ela tentava me colocar como errado. Nesse meio tempo, sai pra beber com um amigo e sofri um acidente de carro, que não morri (infelizmente), isso me causou mais problemas. Durante a recuperação do acidente, precisei ficar em casa e o comportamento estranho dela continuava, e eu percebi alguns sinais de depressão, então fui ver o que ela andava pesquisando a respeito de depressão. E no histórico do navegador tinha uns emails que ela enviou para ela mesmo, com o nome de conversas e o nome do rapaz. Fui abrir e era algumas conversas com ele no whatsapp, salvas no e-mail. Foi aí que descobri tudo.
Conversei com ela, não terminamos, pois estamos morando em um estado muito longe da nossa família e tenho medo de deixar ela sozinha aki com sinais de depressão. Se ela cometer suicídio eu não me perdoaria.
Ao longo dos dias conversamos, tentando entender o que havia levado ela a cometer a traição. Ela me relatou que eu estava deixando ela muito sozinha, ela estava muito triste e esse rapaz apareceu e ela começou a gostar dele. O pai dela faleceu antes disso, e devido ao meu trabalho, não consegui estar muito presente, e de uns tempos para cá, precisei estar ainda mais ausente pois chegou o período de colheita e venda. Por isso tento perdoar ela, pois sei que eu tmb errei.
Mas não consigo esquecer, pois esse rapaz esteve dentro da nossa casa. E tudo que eu li nas conversas deles me machuca muito. Lembro de muitas coisas do nada...e acabamos brigando muito por conta disso. Ainda é muito recente.
Passo todo o tempo com um mix de vontade de morrer ou matar o rapaz. Mas não chego nem perto dele, pois ela tem medo da minha reação e evita isso. Pois vou ao trabalho dela e ele também da aula lá, inclusive me deu aula em um curso que fiz, ele falava sobre ética e moral (hilário).
Ela evita que eu vá ao local de trabalho dela para eu não ver ele... E isso me irrita cada vez mais.
Tento esquecer de várias maneiras, trabalhando mais, buscando Deus, lendo muito a bíblia e orando.
Mas a dor só aumenta, dia após dia. Venho aqui pedir ajuda pois não sei o que posso fazer com o passar dos dias. Ness momento sinto medo das minhas ações

A melhor resposta 29 JUL 2023

Olá, Jean!
Obrigada por escrever pra gente.

Sinto muito que você tenha passado por isso.
Diante de tantos fatos, eu sugiro que você inicie o quanto antes um acompanhamento psicológico. Visto que, você não tem conseguido gerir sozinho as suas emoções. Na busca de uma vida mais leve, você precisará aprender a ressignificar as experiências negativas que aconteceram na sua vida, e um profissional poderá te auxiliar nesse processo.

Espero ter ajudado.

Att,
Tamile Andrade

Tamile Andrade Psicólogo em Jequié

26 respostas

30 JUL 2023

Primeira coisa procura ajuda profissional, pois não dá para ajudar o outro se não estamos bem consigo mesmo.
É uma responsabilidade muito grande assumir a dor do outro, pois as vezes não está ao seu alcance a ajuda que ela precisa, que no caso também precisa ser de um profissional.
Sinto muito por sua dor e por seu sofrimento, porém saiba que tem como ressignificar tudo isso, e você ter uma vida melhor, no momento se priorizar e cuidar do seu emocional é de extrema importância.

At Islaine

Islaine Matias Psicólogo em Primavera do Leste

15 respostas

29 JUL 2023

Olá Jean! Obrigado por escrever. Você foi sábio de escrever aqui. Matar e morrer são posições definitivas que não podem ser desfeitas. Somente pode pensar isso quem está vivo, por outro lado, não há como desfazer. Certamente que tanto matar, como morrer, são atos de vida. Logo não faz o menor sentido essas duas possibilidades. Deus, bíblia, orações (verdadeiras - com teoria e ação), implicam em luta por melhorar a vida de todos. Nunca se esqueça que o grande beneficiário do perdão é o perdoador. Todas as pessoas erram. O que precisa ver é predominância das atitudes corretas, do esforço, do arrependimento.
Para acabar com essas vontades radicais, destrutivas, desastrosas, há muitas coisas a fazer:
- Conversar com pessoas éticas, sensatas, maduras, de profundíssima confiança;
- Praticar esportes coletivos de contato;
- Lidar com elementos da natureza envolvendo plantações, jardins, vasos, terra, colheitas, podas, dentre outras coisas;
- Ter atividade física regular pelo menos duas vezes por semana (corrida, natação, futebol, basquete, dentre outras;
- Lidar com animais de estimação como cachorro, gato, cavalo;
- Brincar com crianças;
- Escrever para si mesmo, o que está pensando e sentindo;
Caso persista grande desconforto, contate um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.