Dificuldades em me divertir sozinho / me sinto solitário

Feita por >Matheus · 21 ago 2023 Habilidades sociais

Moro sozinho. Tenho dois amigos apenas, um é casado e outro mora na Bahia (e eu em SP).
Me sinto mal em não aproveitar os poucos finais de semana que tenho livre. Me sinto solitário e os finais de semana que tenho de folga, faço meus afazeres domésticos e fico em casa. Queria ter amigos pra topar fazer coisas diferentes: Sair, Viajar e etc, mas não sei como buscar esse tipo de socialização.

Já tentei me divertir sozinho, mas tenho dificuldades. Eu saio de casa já querendo voltar pra casa porque pra mim, sair sozinho é um tédio, e ver pessoas acompanhadas me deixa mais triste.

A melhor resposta 23 AGO 2023

Olá Matheus. É justificável o seu desejo por ter mais amigos, e ter uma vida social legal que te traga alegria e satisfação, pois é muito bom compartilhar nossa vida com outras pessoas, fazer planos, sair pra se divertir, viajar. Mas também é preciso investigar se você sente que estar sozinho, ou fazer coisas sozinho é tão difícil pra você a ponto de ter deixar angustiado. O que você precisa se questionar é o que você sente quando está sozinho além do tédio? Ter amigos é bom, mas vai ter uma hora do seu dia, da sua semana que inevitavelmente você estará sozinho, é natural, você tem seus afazeres e os amigos, família também, percebe que mesmo tendo várias pessoas em torno, em um dado momento estará consigo mesmo? Como você lida com você nessas horas? É
legal também se curtir e fazer coisas por você que te traga algum tipo de satisfação sem tanta dependência de outra pessoa.
Por outro lado é muito bom estar acompanhado e acho que você deve buscar sim, se socializar, fazer cursos, ir a academia, sair para um lugar que você considera bacana, tudo isso são possibilidades de você encontrar pessoas, agora preste atenção se você se percebe aberto a esses encontros. Pois pode ser que seu desejo seja bem grande de ter mais amigos, mas existe alguma dificuldade em socializar, como timidez, medo da rejeição, insegurança que te faz se fechar para o outro? Se tiver precisam ser trabalhados em terapia, pois pode te ajudar se abrir mais, e pode te ajudar também na sua relação consigo mesmo, naquela hora que está sozinho, sem companhia alguma.
Natalia Fioravante Catellani - Psicóloga Clínica

Natalia Fioravante Catellani Psicólogo em São Paulo

15 respostas

22 AGO 2023

Olá Matheus! Que ótimo tema! A diversão precisa temperar situações de vivenciá-la sozinho com vivenciá-la em grupo. Grupos de colegas e conhecidos éticos e saudáveis são necessários. O trabalho, a escola, a vizinhança, os esportes coletivos de contato, escola de teatro, escola de circo, esportes coletivos de contato, artes marciais, grupos de estudos, serviços comunitários, excursões, dentre outras atividades, facilitam a formação, nutrição e atualização de vínculos. É preciso ser persistente, muito mais persistente ainda, na busca por trocas sociais em espaços dessas atividades interativas.
Poderá ser recomendável que, no início, você conte com a assessoria científica de um de nós, psicólogos, para iniciar esse treino. Cuidado, muito cuidado. É preciso observar, pesquisar, administrar dosar para que se viva, aos poucos, trocas éticas e saudáveis.
Estarei a disposição para contribuir.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.