Me sinto uma pessoa horrível e sozinha

Feita por >Lucas · 11 fev 2023 Abordagem psicológica

Olá, meu nome é Lucas e desde pequeno tenho dificuldades de me impor procurando sempre agradar o outro, me esqueço muito facilmente das coisas do dia a dia por exemplo em tarefas e acabo procrastinando, sou carente de aprovação das pessoas, não consigo me aceitar como sou pois muitas vezes acho que estou sendo julgado por outras pessoas quando ando na rua pensando que sou estranho pra elas e . No decorrer do dia, fico triste pois por muitas vezes e procuro sempre ficar sozinho no meu mundo apesar de algumas vezes eu querer ficar assim e não falar com ninguém nem mesmo com minha esposa e por várias vezes também penso que a estou deixando ela triste devido a meus comportamentos (já tive várias brigas com ela pois queria pouco de espaço) e até mesmo falo pra ela me deixar pois tem outras opções melhores que possam fazer ela feliz como levar a lugares movimentados como um show (já fui pra agradá-la e me senti muito ansioso devido a ter muita gente perto de mim e ainda era tipo de música que particularmente odeio). Parece estranho meu jeito, mas como posso proceder com tudo isso? :(

A melhor resposta 13 FEV 2023

Olá Lucas,
Sim, voce precisa se restabelecer, precisa se recuperar; tudo o que voce apresenta é resultado de voce não ter desenvolvido a ti mesmo; se acostumou a satisfazer os outros; voce foi forçado a abandonar a tua inteligencia de vida para aceitar a forma de ser que os outros impuseram, para se adaptar ao ambiente da família, se adaptar à escola, à sociedade, à religião... Voce é um adaptado ao meio, um adestrado a fazer o que os outros querem, dependente da aprovação dos outros.
Por isso sente vazio interior, tua vida não tem sentido, fica ansioso, ...
Precisa resgatar a tua inteligência, a própria bussola interna. Enquanto voce se esforça para compreender a ti mesmo e à tua esposa e outros, viver a própria vida e a profissão permanecendo baseado onde outros te alienaram só haverá um processo de autodestruição e perda progressiva; perda de vida, perda de saúde e financeira.
Sirva-se da Psicoterapia para resgatar a ti mesmo. Tão logo compreenda como funciona esta dinâmica de vida, as coisas mudam radicalmente. Mas enquanto não muda, os fatos sempre se repetem até aprender.

Abraços

5820 respostas

15 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

12 FEV 2023

Oi Lucas! Obrigado por escrever. Será prudente conhecermos a você, de forma mais detalhada, com o uso das ferramentas e estratégias da Psicologia. A princípio, precisaremos te ajudar a refletir, se situar, melhorar a autoestima.
Quanto ao horrível e sozinho, é preciso alertá-lo de que a principal pessoa que te reprova, que está te reprovando, é você mesmo. Não se esqueça que as pessoas apresentam gostos diferentes, inseguranças diferentes. Praticamente todos odeiam algum tipo de música, assim como a maioria das pessoas, não fica confortável no meio de muita gente.
Vamos aprofundar?
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, antidemocrático, bárbaro, se faz um deles.

8651 respostas

12 FEV 2023

Olá, Lucas! Que bom que buscou por ajuda! :)
Você sente necessidade de validação e normalmente isso provém de alguma questão da infância, de sua dinâmica familiar ou de sua formação enquanto indivíduo. É natural sentir-se triste e querer se isolar pois você não compreende seus sentimentos, comportamentos e pensamentos de forma satisfatória, gerando essa sensação de frustração que você fala.
Para que você consiga melhorar os aspectos que te desagradam em você mesmo e melhorar suas relações sociais, é preciso identificar a origem destes comportamentos e em seguida, encontrar novas formas de enfrentamento destas dificuldades.
Lembre-se: você é importante, não desista de você! :)
Caso precise de mais ajuda, me procure!

Anônimo-409747 Psicólogo em Montenegro