E normal uma pessoa falar sozinha ?

Feita por >Joice · 26 ago 2023 Abordagem psicológica

Boa noite , me chamo Joice, tenho 25 anos, sou casada ah 7 anos, tenho duas filhas, de uns ano pra cá, parece que eu perdi meu brilho, me senti pra baixo, não tenho autoestima, sempre "invejando" a vida de outra pessoa que é feliz, como eu era antes de eu casar, meu relacionamento é conturbado, muitos desentendimento, discussões, ele tem ciúmes de todo mundo, e isso me incomoda muito, já pensei em diversas vezes a ir embora ou até mesmo me matar, semana passada cortei meu cabelo pra ver se ele para de sentir ciúmes de mim, eu ando muito pra baixo, ando falando sozinha em casa, imaginando situações com gente que eu nunca vi na vida, falo sozinha como se tivesse alguém prox de mim, e isso já é anos, me pego fazendo isso e acho horrível porém não tem um dia que eu não faça isso, as vezes eu quero falar isso para meu esposo, porém tudo ele acha que eu tô me fazendo de vítima, fora que eu tenho muita dificuldade em me relacionar ou até mesmo conhecer pessoas ou melhor fazer amizades, morro de medo em falar em público e etc...

A melhor resposta 28 AGO 2023

Oi Joice
Voce não está falando sozinha... voce está falando com o teu Eu Superior, voce está falando com aquela Joice que voce esqueceu, dentro de si mesma...
Teu marido está correto quando diz que voce se faz de vítima...
Precisa começar a se responsabilizar por si mesma, se responsabilizar por tuas escolhas e decisões, viver a tua vida...
Quem é voce? O que quer nesta existência? Por que não ousa ser e se transformar na pessoa que VOCÊ quer?
Perdeu o brilho porque não está vivendo como voce gosta...
Inveja os outros por preguiça de ser e de ousar viver a tua feminilidade.
Se é bonita viva esta lindeza... precisa curar teu emocional, está vivendo uma vida que não é tua;
Está aceitando viver valores que foram colocados por outros... precisa deletar, jogar fora e viver a tua vida.
Se teu marido fica com ciumes é problema dele e não teu; ele que vá se curar, que vá se resolver.
Voces casaram para se tornarem melhores e se tornar melhor é trabalhar em cima do que dói.
Então, pare com os julgamentos e ouse viver, quebre os esquemas, tenha a coragem de ser aquela mulher que nunca deixou ser.
Faça Psicoterapia para compreender as coisas que acontecem; inclua o marido em Psicoterapia de Casal se for necessário, mas não deixe que outros comandem a tua vida.
Seja uma mulher que valha a pena, não que dá pena!
Faça Psicoterapia para ser auxiliada.
Abraços.

5817 respostas

27 AGO 2023

Olá Joice! Obrigado por escrever. A questão inicial: falar sozinha é algo frequente que pode acontecer por diversas razões, muitas delas de forma serena, adequada. O texto que você colocou a seguir, indica que você não está harmônica com a forma como a vida atualmente está transcorrendo. É recomendável que você possa passar por ajuda científica de um de nós, psicólogos, para que possa reorganizar rotina de vida, resgatar formas adequadas de ver, sentir, pensar, interpretar e agir diante da vida.
Estaremos te aguardando.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.