Falar sozinho é um problema? Como resolver isso?

Feita por >Emily · 25 mai 2020 Desenvolvimento pessoal

Desde criança tenho o costume de falar sozinha, quando criança era pq eu brincava sozinha mas virou um hábito de modo que faço sempre. Eu consigo controlar quando estou com outras pessoas, mas as vezes sinto necessidade de estar sozinha para conversar comigo mesma, pq nao consigo falar com outras pessoas e sinto que isso está me prejudicando, até mesmo me afastando do mundo real, pois me isolo com muita frequência. Isso é considerado normal? Como posso resolver isso? Que tipo de profissional pode me ajudar?

A melhor resposta 26 MAI 2020

Olá! grato por participar. Na infância, como pessoa que cresce sozinha, cumpre a função de gerar companhia imaginária. De outro lado, as pessoas descobrem que quando falam sozinhas, ajudam a manter a concentração e fortalecer a memória para o que está fazendo e sua continuidade. O importante é você estar bem com você e saber separar as situações. Como está te incomodando, pode ser interessante, você refletir de forma mais sistemática sobre isso, com a ajuda técnico-científica de um psicólogo. Espero ter ajudado. Estou à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clinico.

8644 respostas

6 JUL 2022

Olá Emily.
Começando pelo final. O profissional que pode te ajudar é o psicólogo nestas situações que levantou em seu texto, como não conseguir falar com outra pessoa, sentir que está se prejudicando e se afastando do real, isolamento frequente.
Quanto a falar sozinha, como você mesma comentou, trata-se de um hábito, e se você tem consciência de que faz isto, não há problemas, e se alguém achar estranho, problema desta pessoa.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

27 MAI 2020

Olá Emily! É comum as pessoas conversarem consigo mesmas em diversos momentos,até para conseguirem organizar ideias e pensamentos. Algo que me chamou atenção em sua fala é que você não consegue falar com outras pessoas. Talvez seja interessante buscar auxílio psicológico para entender esta dificuldade, sua necessidade de falar sempre consigo mesma pode ser pela falta de ter com quem conversar e compartilhar ideias, o que acaba te afastando do mundo real, como você mesma mencionou. Um psicólogo clínico poderá te ajudar a entender esta necessidade intensa de se afastar para conversar consigo mesma e formas mais eficazes de lidar com seus pensamentos e ideias.

Anônimo-370041 Psicólogo em São Paulo

36 respostas

26 MAI 2020

Olá Emily. Tudo bem? Obrigada por enviar sua pergunta. Não vejo como um problema. Qual o conteúdo dessas falas? Algumas pessoas falam sozinhas como um meio de organizar seus próprios pensamentos. Também é importante pensar porque você tem se isolado, que ligação você faz com o fato de falar sozinha? Acredito que um psicólogo possa te ajudar a entender melhor essa situação.

Giulia Cancela Psicóloga Psicólogo em Curitiba