A forma como eu falo ofende as pessoas. Como posso resolver este meu problema?

Feita por >Tiao · 10 out 2017 Habilidades sociais

Por exemplo todos dizem sua opoiniao sobre alguma coisa, quando eu digo a minha as pesssoas se ofende e se sentem magoadas e dizem que foi o jeito que eu disse que causou isto. Mas a forma como eu me escuto falando, pra mim, soa normalmente

A melhor resposta 10 OUT 2017

Tião, bom dia! Acredito ser interessante você buscar apoio de um processo terapêutico com um Psicólogo, até para conhecer melhor o que lhe faz agir assim, se você percebe de imediato ou só depois. Quais seriam suas fronteiras de contato que de repente te impactam ao ponto de agir/se defender? Dentre outros questionamentos que no processo você vai vivenciar, lhe permitindo com o tempo, lidar e administrar sua forma de ver, sentir e ser, bem como de estabelecer e manter a relação. Gosto muito de falar que muitas vezes quem bate e pede desculpas, sempre acha que está tudo bem, diferente de quem "apanha" que sempre terá este registro e poderá criar uma armadura. Espero ter lhe ajudado! Não desista de você! Invista em se olhar e de permitir viver! Para quaisquer outros esclarecimentos ou apoio, estou à sua disposição. Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

23 OUT 2017

Olá! Eu sugiro treinos de habilidades sociais para treinar assertividade. Essa técnica pode ser de grande valia em seu processo de psicoterapia. Além de promover uma comunicação mais saudável e sem cobranças em seus relacionamentos, você vai se conhecer melhor e se aceitar. Estou a sua disposição. Um lindo dia!

Consultório Psi Aline Nascimento Psicólogo em Rio de Janeiro

1 resposta

20 OUT 2017

Olá Tião,
É importante avaliar a forma que se fala, como a entonação, expressão facial, adequação de palavras. Na Psicoterapia você poderá trabalhar em busca de uma comunicação mais assertiva, de modo que não deixe de expor sua opinião, mas saiba como fazê-la.
Abraço,
Kaline Anjos.

Kaline Anjos Psicólogo em João Pessoa

4 respostas

19 OUT 2017

Olá Tião!
É interessante observar como pessoas ao nosso redor nos olham. Este fato nos auxiliar no investimento pessoal, no autocuidado. Sua questão demonstra que as pessoas se sentem magoadas com o seu jeito de falar, e não com o conteúdo da fala. Ao passo que, através do seu olhar, soa normal a própria fala. Avalie o quanto a repercussão de sua forma de expressar possa perpetuar de forma equilibrada no seu convívio social. Caso seja um desafio, o auxílio do profissional de psicoterapia poderá ser uma ótima alternativa para você.
Saudações.

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte

179 respostas

17 OUT 2017

Falar não adianta nada. O negócio bom é conversar, isto é, considerar o verso. Quem fala diz de si, quem conversa leva em conta o ponto de vista do outro. O verso é o outro lado da questão. Poucas pessoas estão interessadas na sua opinião, melhor será considerar as opiniões dos outros ao invés de dar opinião de graça.
Você está a procura de retorno ou aprovação da sua fala? Melhor prestar mais atenção no que os outros falam. Aprenda a administrar a sua escuta e vai aprendendo sobre o que os outros gostam de ouvir.

Psicólogo Pedro Santo Rossi Psicólogo em São Paulo

9 respostas

14 OUT 2017

Olá Tião, procure se observar mais e pedir feedbacks para as outras pessoas.
A forma de falar tem relação com alguns fatores, como: entonação, velocidade, gesticulação, palavras usadas, etc.
A questão pode ter a ver com algumas delas ou com uma apenas, por exemplo.
Procure observar-se a pensar também em como estão suas emoções em cada contexto.
Se conhecendo melhor poderá compreender melhor como está agindo.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

12 OUT 2017

Oi Tião
É importante analisar onde acontecem esses episódios e o como você se expressa.
Aconselho que procure um psicólogo para desenvolver uma comunicação assertiva.

Estou à disposição,
Um abraço,

Liediani Souza

Liediani Souza Psicólogo em Florianópolis

235 respostas

12 OUT 2017

Ola Tiao!
É indicado que você inicie a psicoterapia para aperfeiçoar sua habilidade de comunicação evitando mágoas e prejuízos.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

11 OUT 2017

Olá Tiao, bom dia!
A maneira como vc se vê é diferente dos outros. Agora se está todo mundo dizendo a mesma coisa, sobre a maneira de vc se expressar, alguma verdade existe ai. Se vc não consegue se perceber sozinho busque ajuda de um psicólogo.
Fico à disposição,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo

224 respostas

11 OUT 2017

Olá Tiao, o fato de você ter colocado sua pergunta aqui já é um sinal de coragem para poder se reavaliar. Eu particularmente, acho muito mais positivo quando nos auto avaliamos, do que reclamamos do outro.
Seria um processo interessante você viver uma profunda relação terapêutica e juntos observarem essa demanda e outras que podem motivar essa forma de se colocar em relação ao outro.
Abraços

Juliana Corazza Scalabrin Psicólogo em São José do Rio Preto

13 respostas

11 OUT 2017

Olá, bom dia. Talvez o que soe normal para você, não seja normal para o outro. Cada um tem uma maneira de sentir as coisas, se isso acontece com você frequentemente é interessante avaliar se ao conversar, está sendo empático com o outro.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

11 OUT 2017

Olá, Tião! Eu entendo a queixa que você traz e imagino como você se sinta. Através da psicoterapia aumentamos nosso autoconhecimento e, assim, conseguimos nos observar melhor e podemos aprender a nos comportar de maneira diferente se acharmos necessário. Me coloco à sua disposição! Manuela Steinmeyer

Manuela Steinmeyer Psicologia Psicólogo em Bairro Agua Esprajada