É normal querer estar sempre sozinha?

Feita por >Luna · 15 jun 2023 Abordagem psicológica

Terminei meu último relacionamento há quase um ano, foi um relacionamento maravilhoso, porém éramos incompatíveis, desde então, conheci duas pessoas, mas eu não quis me relacionar, pode parecer estranho, mas eu sinto preguiça (literalmente) de ter algo. Ultimamente meu gestor tem me pedido quase que diariamente para fazer um check-up, pois de acordo com ele, pode ser falta de vitamina, porém, até então, estava achando normal correr das pessoas que tentam alguma aproximação afetiva.
Eu não sou assexuada e nem frígida, só estou focada em minha carreira, no meu filho... só que depois de uma amiga também falar que estou "estranha", por ter preguiça das pessoas, evitar sair para um date, e levar todo potencial relacionamento para o campo da amizade, queria entender se tenho realmente algum problema.

A melhor resposta 17 JUN 2023

Oi Luna
O fazer um check-up para cuidar da saúde é sempre bom
Porém não vejo nada de estranho voce não querer companhia afetiva, a menos que isso te provoque mal-estar, que sinta falta de companhia, ou que seja uma fuga, com medo de experiências passadas.
Há pessoas que preferem ficar sozinhas e isso é perfeitamente normal.
Outras pessoas podem achar estranho porque vivem condicionadas pelo sistema que determina um comportamento igual: nascer, crescer, estudar, trabalhar, casar, ter filhos, envelhecer e morrer...
Se, vivendo sozinha, não te causar frustração, siga o teu coração.
Abraços

5817 respostas

20 JUN 2023

Olá, Luana!

Se como você vem se sentindo e vivendo, com certo distanciamento interpessoal, não te incomoda, então não há nenhum problema contigo; se tal "distanciamento" vem trazendo mal-estar, então sim, aí o processo analítico será um potente auxiliar na compreensão e mudanças que se fazem necessárias.

Seu gestor e sua amiga podem estar ou reproduzindo o discurso padrão da "vida saudável é vida socializada", típica de uma cultura extrovertida; ou então eles podem estar tendo uma perspectiva sobre sua subjetividade que você não está conseguindo perceber sozinha, devido a um ponto-cego natural da condição de individualidade de uma pessoa, que só quem "está de fora" pode perceber com maior nitidez.

Pondere se o querer estar sozinha é uma escolha ou um impulso; se refletindo você chegar a cogitação de ser uma pressão interior sua, um certo "impulso" que vem prejudicando seu bem-estar emocional como um todo, provocando isolamento interpessoal, aí sim a psicoterapia te auxiliará na mudança.

Fico à disposição para eventual aprofundamento,
Cordialmente,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

16 JUN 2023

Oi Luna! Obrigado por escrever. Será prudente verificarmos mais profundamente sua situação. Pelo relatado, no entanto, podemos supor que as pessoas próximas tuas podem estar enganadas. Focar em carreira, no filho, na vida pessoal, considerando o tempo de separação que você apontou, pode ser algo adequado.
Caso as coisas continuem te incomodando, sugiro que conte com a assessoria científica de um de nós, psicólogos, para uma profunda avaliação.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.