Meu namorado fala que eu reclamo muito e sempre quero estar certo, será?

Feita por >Lion · 25 abr 2021 Terapia de casal

Namoro a quase 1 ano e meu namorado diz que eu reclamo de mais, sempre quero está certo e nunca estou satisfeito.
Eu confesso que eu sou uma pessoa que quando ocorre algumas situações que não me agrade, eu sempre exponho, eu não consigo ficar com aquela situação pra mim, que sim, eu entendo que pode ser algo desgastante e eu sou bem incisivo, se algo aconteceu eu gosto de entender o porque, abaixo irei dar uns exemplos do que aconteceu:
1º Estava na rua com meu namorado e eu fui pegar na mão dele e ele soltou a minha mão na hora e afastou a mão dele e eu automaticamente perguntei porque ele não quis pegar na minha mão, questionei o porque daquilo e ele simplesmente respondeu porque não estava afim, mas de uma forma ríspida. Assim, eu não entendo porque uma pessoa não gostaria de pegar na mão de seu namorado, então falei exatamente isso e questionei se tinha alguma problema e se ele não gostava.
2º Meu namorado ele é meio descontrolado nas finanças, ele é impulsivo, tipo: ele está tendo dinheiro pra pagar o aluguel, ta com uma divida no cartão pra pagar de R$200,00 reais, ai resolveu comprar um celular de R$2.400,00 e além disso comprou um óculos de R$160,00 e eu sempre alerto ele pra se segurar não agir no impulso, pra ele não se atolar em dividas. Isso já aconteceu e muitas das vezes eu acabo tendo pena do desespero dele e empresto o dinheiro, que fica quase como dado, pois ele não paga de volta, então ele fala que eu só falo coisas pra desanimar ele e deixar ele pra baixo e assim, eu falo na preocupação pra que ele possa entender.
3º Recentemente sobre o assunto de João do BBB com Rodolfo ele falou que o João se vitimizou. Eu expliquei a ele que a fala do Rodolfo foi racista, porém ele não foi racista, pois isso é algo estrutural e ele não fez na intenção de magoar ele, mas o problema foi ele tentar se justificar depois que ele teve o conhecimento, pois ele deveria respeitar a dor do outro, e ai meu namorado disse que o cabelo do João era sim de bucha, que os "negrinhos" só se vitimizam, que eles querem ser privilegiados e tudo mais e falei que ele (meu namorado) estava racista, depois ele veio com papo de pra ele todos são iguais e tem as mesmas capacidade de chegar onde quer, enfim (...) e disse que eu fiz ele se sentir muito mal e fiz pressão psicológica nele, pois ele ficou achando ele era racista.
4º Recentemente eu não atendi uma ligação que ele fez e ele começou a falar: cade tu, porque não atende essa porra? e eu não sou tão acostumado com grosseria, então pedir que ele não falasse daquele jeito, pois eu não curtia e sempre ele fala que eu só faço reclamar.
5º Ele fala alguma coisa que ele quer falar e expressar opinião dele e nesses últimos dias quando eu vou falar a minha opinião, ele fala que dormir, dar tchau e simplesmente sair e eu fui falar com ele que não era legal aquilo, se ele ficou pra falar a opinião dele, ele tem que ter respeito e ouvir a minha. Mas ai quando eu falo, ele diz que eu reclamo de tudo e não to satisfeito.
6º Estávamos andando na rua e passa um cara correndo e ele fica olhando pro cara e até virou um pouco a cabeça pra olhar pro cara e estava nem prestando atenção no que eu estava falando, então eu exigir da parte dele respeito e ele simplesmente fala que eu só faço reclamar de tudo, que tudo eu crio uma situação.
7º Teve uma vez que ele foi grosso com uma menina e comigo também, pois em um ensaio as fotos não estava saindo como ele queria e então eu depois que terminou tudo falei que ele foi grosso e mandão e que tipo, não foi legal e ficou visível que a menina não se sentiu confortável e então ele falou que eu falo as coisas pra humilhar ele.
Enfim, eu não posso falar nada que soa muito errado, eu realmente sou um chato que reclama de tudo? Porque eu vejo mais preocupação com ele da minha parte e também a forma em que sou tratado eu gosto de ser respeitoso, e ai me ajuda.

A melhor resposta 11 MAI 2021

Lion,
A terapia é um processo de autoconhecimento. É necessário falar em terapia tudo que relatou. Isso ajudará você a entender o que esta acontecendo no relacionamento.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo