É normal querer se isolar do nada? Estar bem e de uma hora pra outra se isolar?

Feita por >Laura · 24 jan 2021 Habilidades sociais

Eu sinto que constantemente me saboto, e fico repetindo pensamentos e um ciclo, e me isolo de tudo, e começo achar problema onde não tem, como por exemplo meu namoro, eu fico pensando que quero terminar o tempo todo, mas quando começa ficar real ( o término ) eu tenho vontade de chorar e ficar c meu namorado, eu já conversei c ele sobre isso mas eu tenho muito medo de estar fazendo mal p ele, nem sei o que eu realmente quero escrevendo algo aqui.

A melhor resposta 25 JAN 2021

Oi Laura.

Qdo vc. escreve que fica repetindo pensamentos, achando problema onde não tem
e acaba refletindo isso no seu namoro parece como se vc quisesse resolver um
problema que vc ainda não sabe realmente qual é este problema.
Veja, esta é uma possibilidade e sem mais informações é difícil ajudar além disso.
Há um grande sofrimento e sem uma ajuda de uma psicoterapia fica difícil superar
este conflito emocional.
E escrevendo aqui está parecendo um pedido de ajuda. Não ?
Muitas vezes queremos uma solução "rápida", um "guia de como fazer tudo certo "
mas não há tal "receita" para vivermos. Enquanto vivermos corremos sempre
o risco de desagradar alguém e de sofrermos por alguma razão.
Continue a busca por uma ajuda. Existem vários psicólogos que poderão te ajudar.

Silvio de Camargo
Psicólogo

Silvio de Camargo Psicólogo Psicólogo em Americana

5 respostas

25 JAN 2021

Olá Laura! Grato por citar. Vamos conversar muito mais profundamente? "Do nada" é uma expressão tão popular quanto falsa. Sempre há uma explicação, uma causa, um desencadeador. Não temos muitos dados sobre você. Talvez seja a situação de estar colocando o carro na frente dos bois. Uma pessoa, para estar inteira, precisa ter em si mesma, o centro do seu namoro; para namorar a si mesma, a pessoa precisa consolidar identidade. Identidade consolidada envolve círculo de conhecidos, colegas, amigos, empregabilidade, certa segurança social: amadurecimento.
Será muito importante você organizar e viver rotina de vida saudável e plena por um período significativo, para consolidar delimitação da identidade.
Procure por um de nós, psicólogos, com mente aberta, disciplina e persistência, passe por caminhada científica.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.