Me sinto sozinha e deslocada em relação às pessoas da minha idade. O que fazer?

Feita por >Ana · 15 ago 2022 Psicologia social

Tenho 20 anos e nunca namorei. Na minha idade as pessoas já ficam, transam e saem sem compromisso, mas eu não consigo fazer essas coisas. Não consigo ficar por ficar e por conta disso beijei poucas pessoas na vida. Quem tenta alguma coisa comigo sempre acaba desistindo porque eu enrolo muito e no fim nem beijo a pessoa, porque não deu tempo de conhecer ela o suficiente. Ela cansa de mim e vai embora. Fico pensando que eu seja chata demais e isso afasta as pessoas. Parece que eu vou morrer sozinha, porque não consigo me encaixar no modo como as pessoas da minha idade estão se relacionando. Óbvio que eu queria beijar e transar. Mas sem vínculo eu sinto que eu não consigo. E eu não consigo criar vínculo porque os meninos querem beijar e transar primeiro. Me sinto muito sozinha e deslocada em relação aos outros jovens por conta disso.

A melhor resposta 17 AGO 2022

Olá Ana.
Para não se sentir sozinha e deslocada procure grupos da sua idade que estejam focadas em atividades construtivas, saudáveis, prazeirosas, desafiadoras, e formadoras do bom caráter como são os grupos espirituais, esportivos, caminhadas, grupos de leituras, dança, xadrez, cursos técnicos, viagens, excursões, cavalgadas.... escolha amigos e pessoas que não estejam focadas em investir todo tempo em coisas que lhe pareçam produtivas e não logo que conhecem e até mesmo no primeiro dia já querem beijar e transar. Escolha atividades cujos objetivos à princípio sejam criar vínculos de amizade e parcerias. Nesses grupos você terá mais chance de encontrar pessoas como você e poderá identificar também afinidades colaborativas e também amorosas com o passar do tempo. Espero tê-la ajudado. Fico à disposição para desenvolver esses conteúdos em terapia.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

16 AGO 2022

Olá Ana.
Dar um tempo para que aconteça um beijo ou algo mais profundo em um relacionamento é se valorizar. Esperar que tenha vínculo para se entregar é uma forma saudável de vivenciar um relacionamento. Você não precisa ir na contramão do que é importante para você. Muitas pessoas não sabem o que querem, então acabam cedendo a pressão social, e isto pode ser para muitas decisões. Se você sabe o que quer, não tem porque se preocupar, no tempo certo as situações vão se encaixando e a pessoa certa aparece, o importante é continuar persistindo em alcançar seu objetivo, que neste seu texto seria ter um namorado em que pudesse confiar, ter vínculos e conhecê-lo melhor para que possa transar.
Jane assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 AGO 2022

Olá Ana! Que ótimo que você escreveu esse texto. Você está certa e esses com os quais você está tendo contatos superficiais errados. Há muitas pessoas que pensam, tomam os cuidados que você toma. Certamente essas pessoas cuidadosas como você correspondem a mais de cinquenta por cento da população. Antes de transar é preciso conhecer, é preciso pesquisar, observar costumes e valores. DSTs, vícios, pobreza de caráter geram muitos problemas. Namoro tem que ser antecedido de conhecimento, observação, pesquisa, paquera, conquista. Estudos sérios e consistentes, trabalho sério, grupos de esporte coletivo de contato, grupos de serviços, teatro, escola de circo, dança, artes marciais, dentre outros grupos estão povoados de pessoas que pensam como você. Viva essas experiências sociais, culturais, formadoras. Certamente com um ou dois anos de convivência em alguns grupos desses, você verá diversas pessoas, com valores, vocabulário, planos sérios, éticos e saudáveis de futuro, que possam se tornar promissores companheiros, com valores para propósitos de vida mais consistentes.
Estarei a disposição para maiores detalhamentos.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8607 respostas

16 AGO 2022

Oi Ana Bom Dia!
Entendo o que esteja sentindo!
Porém, não queira ser como os outros, superficiais, rasteiros, medíocres.
Tanto o beijo e mais ainda a transa são intimidades muito profundas e que está sendo vulgarizadas.
A tua atitude demonstra que é uma pessoa de valor e se conseguir, permaneça fiel a ti mesma, não se iguale às demais meninas.
Existem garotos e meninas como você que valem à pena, só que a conexão se estabelece quando voce perceber esta diferença dentro de voce e honre a ti mesma.
A vida te deu a liberdade para voce fazer todas as experiências, nada é certo e nada é errado, tudo é aprendizagem.
A vida te deu também o livre arbitrio para que possas escolher e decidir o que é bom e o que não quer para si mesma.
Voce precisa construir a tua realidade e não embarcar na opinião dos outros... voce será e colherá o que semeia.
Pode fazer uso da Psicoterapia para se conhecer, para saber da sua verdadeira identidade, qual o seu objetivo de vida, quais os recursos que tens, como a sua mente funciona.
Isto te dará segurança, conhecimento e garantia de ser dona da sua vida e da sua profissão!
Abraços

5817 respostas

16 AGO 2022

Olá, Ana
Acho que temos muito a pensar aí. Alguns instituiu que é "normal" já ter feito isso na sua idade e agora gera uma pressão pra se encaixar nisso. Acredito que precisamos pensar sobre isso também.
De qualquer forma, estar numa relação íntima com alguém envolvem muitos riscos. A pessoa tem a possibilidade de me machucar ou não me agradar de alguma forma. Esses riscos são superados pela barreira da confiança: seja confiar que aquela pessoa não vai me fazer mal ou confiar em mim mesma para saber lidar com o mal que o outro pode me causar.
Explorar essas possibilidades e entender a sua pessoa nessa dinâmica pode ser um bom conteúdo para um processo de terapia, por isso te sugiro fazer a experiência, assim podemos ver, inclusive na relação terapêutica como se desenrola esse processo de confiança, ok?
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha