Namoro a distância tem prejudicado a relação. O que fazer?

Feita por >N.M. · 30 mar 2016 Terapia de casal

Sou mulher, tenho 20 e poucos anos e namoro há mais de um ano um homem onze anos mais velho, na faixa dos 30. Nossa relação sempre foi presencial (na mesma cidade, bairros próximos). Em geral, nos damos bem. Ele é uma pessoa carinhosa, nossas conversas são interessantes e temos diálogo na nossa relação. Conversamos sobre nossos sentimentos, frustrações, falamos sobre o que é ótimo e o que incomoda. Acho isso muito bom, porque, embora ele tenha um jeito de moleque brincalhão, às vezes, (que eu gosto, me divirto) é um cara maduro o suficiente para sermos sinceros um com o outro. Aprecio muito isso. Também gosto do nosso sexo: é quase sempre muito bom! Nossa química continua boa. Enfim, como disse, em geral, nos damos bem, e nos amamos.

Temos visões de mundo um tanto conflitantes, às vezes. Ele é mais "ecológico" do que eu, crítico do consumo, gosta da prática; eu, de teoria - faço pesquisa acadêmica no meu curso. Mas também temos semelhanças, como gosto musical, o interesse por cultura, cerveja artesanal.

De vez em quando, brigamos, e me incomoda o fato de ele ser um pouco explosivo (gritar), mas eu também sou um pouco assim, então, às vezes, é como olhar para um espelho. Essas horas são péssimas, mas a gente acaba se tolerando e fazendo as pazes. Já tivemos duas brigas feias, de ficar um falando do outro e quase terminamos, mas, depois, com calma, resolvemos nossas questões com pequenas mudanças positivas de ambas as partes. Depois das duas situações, vi que a relação se fortaleceu depois. Me sinto tão à vontade com ele, que parece que nos conhecemos há mais tempo.

Ele ainda não conheceu minha família, mas já o apresentei às minhas amigas e amigos. Ele se incomoda com isso, mas temo que minha família, da qual dependo financeiramente, não aceite ele por ser mais velho e já ter um filho adolescente. É a primeira vez que namoro por tanto tempo. Acho que o medo de um possível julgamento negativo deles em relação ao meu namorado me paralisa um pouco e me impede de apresentá-lo. E isso gera conflitos na nossa relação. Essa é uma questão.

Outra questão: há um mês ele foi morar em outra cidade. Passou em um curso numa universidade pública e está confiante, mas com vários desafios, inclusive, problemas financeiros. Ele já tinha um curso, mas não trabalhava na área há anos e estava frustrado, pois só conseguia empregos bem abaixo de sua qualificação. A oportunidade era irrecusável e eu o incentivei. Quero ver ele com feliz. Nossa relação passou a ser a distância.

Enfim, a distância está cada vez pior, porque ele não tem internet, só na universidade, e raramente entra em contato comigo. Geralmente sou eu quem liga para o celular dele. Isso me irrita. Ele tem várias coisas para resolver, entendo, problemas financeiros (que o impedem de me visitar), adaptação à vida acadêmica, e eu sou a "parte que ficou". Isso só piora o que a distância já traz normalmente: falta de contato, físico e afetivo. Sinto falta do nosso cotidiano, das conversas, do carinho, do sexo. Estas coisas estão começando a pesar, mais do que eu imaginava. O que poderíamos fazer para que a relação melhore? Não queria terminar, afinal ainda o amo, mas também não quero me sentir mal, sozinha em uma relação, que é como venho me sentindo. O que eu poderia fazer?

A melhor resposta 30 MAR 2016

Oi N, boa tarde. Concordo com a colega Virginia sobre falar de seus sentimentos para seu namorado. Muitas pessoas que fazem trabalhos fora do pais vivem a situação conflitante de ter que manter um relacionamento literalmente a distância, vejo que sempre é um desafio, principalmente pela dificuldade em quase nunca poderem se ver pessoalmente. Não sei o quão distante seu namorado esta agora de você, mas entendi que estão ambos aqui no Brasil, isso por um lado é bom, pois mesmo que ele não possa ir vê-la no momento não seria possível a você visita-lo?
Fique com a impressão de que sua insegurança em assumi-lo perante sua família está influenciando a forma de lidar com essa situação também. Penso que quanto mais claros pudermos ser conosco e com aqueles que estão ao nosso redor, mais livres ficamos para fazermos aquilo que precisamos fazer, não acha? Já estava insegura e dividida entre sua incontestável afinidade com ele e o medo de não serem aceitos, ao meu ver a distância potencializou esta insegurança que já estava dentro de você.
Sei que talvez não seja fácil lidar com toda esta mudança na proximidade entre vocês e além disso pensar em abrir o jogo aos demais, as vezes temos temores dentro de nós que não entendemos bem porque existem ou porque persistem tanto, o fato é que eles apesar de confusos, acabam influenciando nossa visão sobre as coisas e nossos comportamentos. Portanto, fica a dica, neste momento de incertezas e ansiedade tente entrar em contato com você mesma, reflita sobre suas inseguranças e desejos o máximo que conseguir, assim talvez as coisa fiquem mais claras quanto as reais dificuldades em continuar com este relacionamento tão gratificante que desenvolveram e possa então encontrar uma boa saída para essa nova situação.
Atenciosamente,
Karina Peronti R. Bicalho

Karina Peronti R. Bicalho Psicólogo em São Carlos

7 respostas

1 DEZ 2016

Sao muitas as questoes que precisará enxergar antes de entrar em um casamento. Será aconselhavel procurar um profissional e descobrir o que quer realmente. Quando se conhecer poderá decidir o que deseja de fato. Boa sorte
Psicologa Cida Santos

Doutora Aparecida Paula Santos Psicólogo em Rio de Janeiro

21 respostas

12 AGO 2016

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

As sessões podem ser em grupo ou individuais.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

31 MAR 2016

n. m. saudaçoes!!!!! te recomendo buscar ajuda psicologica para que vc , com calma, resolva esta sityaçao, ok? um abraço fraterno!!!! sou sandra elena carosio-psicologa-sexologa-hipnologa.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

31 MAR 2016

A distância física não quer implica em, necessariamente, um distanciamento entre vocês. Obviamente a forma de vocês se relacionarem irá mudar, mas se ambos estiverem engajados é possível manter um companheirismo que sustente a relação, principalmente se esta for uma situação temporária.
É muito importante que você converse com seu parceiro. Explique o tem lhe incomodado e como tem se sentindo. Tente negociar com ele alternativas para que vocês dois fiquem mais confortáveis neste novo formato de relação.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

31 MAR 2016

Bem, temos que entender quando uma relação esfria. O que independente da distância e das causas esfriou.
Será que não seria o momento de buscar um auxílio psicológico para obter um Acompanhamento por que me parece que você está com dificuldades de ver sua real situação e definir uma posição do que quer de melhor na vida a dois, pois esse não me parece o mais feliz para você.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

30 MAR 2016

Você já conversou com ele sobre esse seu sentimento? Já que você se sente a vontade com ele deveria por isso em questão. A decisão de ficar juntos não depende só de você, depende dele também. O que você pode fazer é ser sincera e falar o que sente, apesar das dificuldades vocês podem criar algum padrão, um hábito, um comportamento acordado entre os dois para melhorar o contato. Exemplos: Ligar todas as noites ou entrar na internet em dias alternados para vocês conversarem.
Ficar com esses questionamentos sozinha não vai adiantar muito, só vai lhe deixar mais angustiada.

Virgínia Uchôa Do Vale Psicólogo em Fortaleza