O que eu posso fazer em relação à minha vida?

Feita por >Anônimo (mulher) · 3 fev 2022 Terapia familiar

Olá, deixarei meu nome anônimo pois não quero ser muito exposta!! Mas podem me chamar de Ke!!

Minha história é um pouco complicada....
Tenho 20 anos de idade, sou uma jovem ainda que está indo para a faculdade no momento.

Bom, contarei brevemente pelo que estou passando. Minha mãe é uma ótima pessoa, sempre fez de tudo por mim, sou muito agradecida por tudo, e eu o amo muito! O porém desta situação é que, mesmo eu sendo maior de idade, ela não me deixa sair de casa, nem pra trabalhar para poder ganhar meu dinheiro próprio, e fazer minhas coisinhas. Bem, mas o pior não é isto! Estou muito triste por dois motivos... Um deles é que eu queria ter mais liberdade sabe? Pois não tenho, me sinto presa. Eu tenho muito medo de contar tudo pra ela porque ela é uma mãe mais reservada, e a única pessoa com quem me abro mais da família é minha prima. O outro motivo é que, estou com muito medo da minha mãe me descobrir sobre minha (sexualidade). Eu não quero assumir à ela que sou bissexual, e que também estou namorando uma jovem(mulher) do mesmo gênero, tenho muito medo de ocorrer algo errado. Um dia minha mãe me disse : " Se você namorar uma garota, você será expulsa de casa", e isso me deixou tão comovida, porque eu realmente amo minha namorada e também amo minha mãe, porém, eu queria poder ter minha vida livre, mas me sinto uma pessoa que não quer mais guardar segredos, e sim contar pra alguém sobre essas coisas! Alguém por favor, poderia por gentileza, com a maior gratidão, de me dizer como faço pra poder sair de casa e conseguir ter uma vida livre ??? E como eu faço pra poder dizer a minha mãe que sou bissexual ?? Se eu sair de casa e deixar uma carta em cima da mesa dizendo tudo isso para minha mãe, vocês acham que seria uma boa idéia, ou não?? Eu morro de medo sobre isso, mesmo eu sendo de maior, eu não consigo me sentir "livre" pra abandonar minha mãe(tipo fugir de casa). Eu fico pensando que se eu deixar ela sozinha, ela poderá ficar muito decepcionada comigo... :(( Não sei o que fazer!! Bom, é isso...

A melhor resposta 5 FEV 2022

Oi Kel,
Tua vida não é complicada... cada um tem a sua história, voce tem a tua versão.
Kel... nós temos dois nascimentos... um quando saímos do útero da mãe e o segundo é o nascimento psicológico, quando resolve enfrentar as feras do meio social e ase assume como pessoa, como autônoma afetivamente e monetariamente, financeiramente.
E não espere que seja a sua mãe que te dê esta liberdade... será uma conquista sua, ou vai ser dependente para sempre...
Na verdade a sua mãe só está te dando as coordenadas do conflito e do que voce precisa se dar conta e fazer dentro de ti.
O problema não é a sua mãe, o problema é a sua dúvida, o seu medo interno. Quando voce decidir internamente, o externo se adequa facilmente.
Voce está focando um campo privado e secundário... a sexualidade.
O mais importante é focar a si mesma... é uma pessoa, um ser que veio a este mundo para se realizar, para ser feliz e muito feliz.
Voce tem um objetivo de vida (precisa descobrir) que vai ser a razão do teu trabalho e a sua realização;
Voce veio através da sua mãe e do seu pai... mas não é deles... eles apenas te proporcionaram a existência física, mas a sua alma é eterna, voce veio com um desafio, de enfrentar tudo o que encontrar pelo caminho para se realizar.
Para apimentar este desafio, escolheu ser bissexual que é uma forma de voce se expressar, e não tem nada de errado... é um fato particular, só pertence a voce, se voce quiser não precisar expressar isso para ninguém, contanto que não seja por medo...
Mas o medo é muito forte em ti. O que é o medo? Voce já viu ele?
O medo não existe, só existe dentro da sua cabeça... o medo é uma mentira.
Portanto, assuma a responsabilidade por ti mesma, assuma a sua vida... seja voce mesma mãe de ti mesma, pai de ti mesma, enfrente a sua vida e não dependa de ninguém.
Percebendo o medo, vai com medo e tudo, mas não recue.
Tua vida é tua vida, é dona dela, pode fazer o que bem quiser... isto é uma conquista pessoal e se tiver que lutar, lute para conquistar o que voce deseja. A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para escolher e decidir e também se responsabilizar pelas escolhas que faz. É criadora da sua realidade.
Se precisar de ajuda, a Terapia pode te auxiliar.
Abraços

6398 respostas

8 FEV 2022

Boa tarde Ke.
Provavelmente sua mãe já sabe que você é bissexual e não quer acreditar. Bilhetes é fugir nem em filmes funcionam. E a vida real é muito mais complexa sua mãe te ama e merece a verdade. O que pode acontecer de pior? Te expulsar por alguns dias e depois pedir para você voltar?
Converse com ela. A terapia pode te ajudar muito nesse momento.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

6 FEV 2022

ola! Posso lhe ajudar no que você precisar. Se você estiver precisando se consultar com um psicológo é só agendar comigo que eu lhe respondo o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2407 respostas

4 FEV 2022

Olá Ke, estão acontecendo muitas coisas com você nesse momento, né? Esse momento da sua vida requer a tomada de muitas decisões, faculdade, morar sozinha, assumir um relacionamento e tomar decisões sempre terá consequências boas ou não. No seu caso, entendo que sair de casa e assumir seu relacionamento pode estremecer sua relação com sua mãe e a reação que sua mãe tiver você não terá como controlar. Qualquer decisão que você tomar, precisará lidar com seus sentimentos, seus medos também. O que acha de colocar todas as suas opções no papel e listar os pontos contra e a favor? Compreendendo quais das opções lhe parecem melhor, você conseguirá escolher com mais tranquilidade.

Alessandra Pires Barreto Psicóloga Psicólogo em Caldas Novas

7 respostas

4 FEV 2022

Olá Anônimo.
Grata por sua participação aqui.
Serei bem racional e breve. A questão exige mais detalhes e análise profunda. Se você ainda não está preparada neste momento para contar sobre o seu gênero sexual se prepare para o melhor momento. Esse assunto só diz respeito à você e à sua namorada com à qual assumiu um compromisso amoroso e à mais ninguém, até que você decida o contrário. Mas com base no seu relato darei alguma informação sobre a outra questão que enfatizou que é a sua pergunta "como ter uma vida livre"?? A Liberdade está ligada a fatores como Valores pessoais e neste momento o que mais pesa para você é a questão Financeira. Independente de quem esteja ao seu lado, onde estiver precisará de dinheiro para ter a independência e a liberdade que está buscando. Dito isso, sugiro que reflita sobre qual estratégia é mais adequada no seu caso... sair de casa ou se preparar financeiramente antes de assumir compromisso além do que as pernas podem alcançar? Para evitar frustrações desnecessárias e até ter que voltar para casa de sua mãe por não ter planejado bem a sua vida. Faça um Plano de Ação com as devidas datas para alcançar cada etapa e cada meta. Coloque os valores monetários para cada etapa do plano. Dentro desse planejamento faça metas nas áreas, Familiar, Amorosa, Social, Profissional, Financeira, Física, Espiritual... Procure ajuda de um profissional Psicólogo para ajudá-la nesse processo de Desenvolvimento Pessoal.
Fico á disposição.
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitivo Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

889 respostas

4 FEV 2022

Oi Anônimo (mulher)! Grato por escrever. Nós não temos respostas certas para cada pessoa. As respostas são construídas pela pessoa, em cada situação, após elas nos contarem sua história, configuração familiar, rotina de vida, personalidade, metas dentre outros aspectos. Cuidado: certezas absolutas não existem. Ficar mais presa em casa, não permite ver o mundo e a vida em sua amplitude com os devidos cuidados éticos e saudáveis.
Você precisa amadurecer. Não pode se esquecer de que com as limitações dela, com os efeitos e qualidades, predomina na sua mãe a busca constante pelo seu bem.
Pelo seu crescimento, desenvolvimento de convicções duradouras, amadurecimento, sugiro que veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma caminhada científica.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religisos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.