O que eu posso fazer pra melhorar minha vida?

Feita por >Rick · 27 mar 2023 Desenvolvimento pessoal

Olá, tenho 26 anos e estou no momento mais difícil da minha vida, estou desempregado há bastante tempo, não consigo arrumar um trabalho, mas esse não é o único problema, me sinto cansado, vivendo no automático, sinto triste por não conseguir realizar meus sonhos, eu só queria ser feliz um pouco, sinto que as pessoas não gostam de mim, elas não falam comigo. Antes eu gostava de sair, fotografar na rua era meu passatempo, hoje em dia não mais, não tenho mais vontade disso. Me sinto desanimado pro ver os outros felizes, tendo uma vida boa enquanto eu fico preso nessa infelicidade. Muitas vezes eu não gosto de dormir a noite, porque terei que viver um outro dia novamente já que vai ser tudo igual. Eu não queria que fosse assim, queria trabalhar, comprar minhas coisas, ajudar em casa, viver sonhos e momentos, mas parece que estou morrendo aos poucos e não consigo encontrar uma saída. Tenho várias dívidas que não sei como pagar e isso me faz pensar que não terá jeito, que meu único fim será morrer logo. Eu não quero isso, eu quero viver, mas não sei o que fazer.

A melhor resposta 29 MAR 2023

Olá Rick, espero que esteja tudo bem com você.

Ao que podemos observar em seu relato, parece que está faltando um pouco de estratégia em sua vida, para que você possa ter tudo isso que deseja e que descreve. O fato de todo o dia a vida "permanecer da mesma maneira", é motivado porque você ainda não encontrou o caminho para se transformar internamente, e, consequentemente, puder transformar a realidade a sua volta. Quando nós começamos a mudar nosso interior, como por exemplo, reconhecendo também nossas potencialidades, nossas habilidades, e buscando desenvolver algumas habilidades que deixamos mais a desejar, então nós poderemos, aos poucos, ir mudando toda a realidade a nossa volta, nos aproximando cada vez mais daquilo que desejamos. Não existe mudança que não comece pela mudança de nosso interior, e nunca isso acontecerá da noite para o dia, mas virá através de pequenas conquistas diárias, reforçadas pelo nosso reconhecimento que estamos no caminho certo, em direção aquilo que desejamos. É necessário desenvolver seu autoconhecimento, para que possa começar a trilhar realmente o caminho que deseja. Ao vir aqui, você já identifica que precisa se movimentar, e isso é um primeiro passo importante. Um Psicólogo pode te ajudar a desenvolver seu autoconhecimento, e com isso você terá a oportunidade de começar a cria um caminho de desenvolvimento pessoal que irá te levar onde deseja. Se houver possibilidade, inicie seu processo de psicoterapia junto a um profissional de sua escolha, para que você atinja seus objetivos. Não tenha pressa, quanto mais você se esforçar, mais você irá se aproximar dos seus sonhos, mas também não perca tempo. Tenha foco em seu propósito, e esteja com suas ações alinhadas com seus objetivos. Agindo assim agora, com o passar do tempo, você poderá colher os frutos de seu empenho. Você ainda é bem jovem, e terá muitas oportunidades pela sua frente. Por isso, inicie seu processo de transformação pessoal o quanto antes, para estar mais preparado para aproveitar todas as oportunidades que a vida vai te oferecer no futuro.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

28 MAR 2023

Olá boa tarde!
Entendo que esteja com esses pensamentos distorcidos , com essas preocupações.
Observo que está muito confuso em vários setores da sua vida , nesse momento sugiro que busque ajuda para organizar essas situações que te geram tantas angústias.
Fico a disposição .

Debora Cristina Gargantini Psicólogo em Loanda

26 respostas

28 MAR 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar a sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

28 MAR 2023

Olá Rick! Obrigado por perguntar. Colocar os pés na realidade, abrir a mente e tomar atitudes. Quem não escolhe trabalho e via insistentemente em busca, costuma, rapidamente conseguir trabalho. Há um falta e necessidade enorme de serventes de pedreiro, auxiliares de fábrica. Comece por baixo, mas comece. Procure estudar com seriedade e comprometimento, pratique esportes coletivos de contato. Participe de grupos de teatro, serviços. Interaja com as pessoas. Esforce-se. Quanto ao dinheiro: entenda: primeiro se ganha, depois é que se gasta, com ponderação.
Há uma infinidade de coisas que você pode fazer para melhorar a tua vida. Citei um milésimo delas.
Vamos para a ação. Teorias não modificam as coisas, sem que aconteça a ação consciente e sensata.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, a imensa maioria dos líderes endinheirados das religiões, são desonestos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

28 MAR 2023

Sinto muito por ouvir sobre os desafios que você está enfrentando. É compreensível que você esteja se sentindo triste, cansado e desanimado neste momento. Mas é importante lembrar que você não está sozinho e que existem maneiras de superar esses sentimentos.

Em primeiro lugar, tente não se culpar pelo que está acontecendo. A pandemia global e economia tem afetado muitas pessoas em todo o mundo e encontrar trabalho pode ser particularmente desafiador. Lembre-se de que isso não é culpa sua e tente não se deixar levar pelo pessimismo. Procure se atualizar, existem vários cursos com certificação on-line e gratuitos.

Em seguida, considere procurar ajuda profissional. Um psicólogo pode ajudá-lo a lidar com seus sentimentos e desenvolver habilidades para gerenciar o estresse e a ansiedade. Ele também pode ajudá-lo a estabelecer metas realistas e desenvolver um plano para alcançá-las.

Além disso, considere se conectar com outras pessoas. Isso pode incluir participar de grupos de apoio ou redes sociais online, onde você pode compartilhar suas experiências e receber apoio de pessoas que estão passando por situações semelhantes. Falar com amigos e familiares também pode ser útil.

Por fim, tente se concentrar nas coisas que você ainda gosta e que o fazem feliz. Mesmo que seja algo pequeno, como ouvir sua música favorita ou cozinhar uma refeição, essas atividades podem ajudá-lo a se sentir melhor e a manter uma perspectiva positiva.

Lembre-se de que não há problema em pedir ajuda e que a vida pode ser difícil, mas também pode ser surpreendentemente gratificante. Com tempo, paciência e esforço, você pode encontrar a saída e alcançar seus objetivos.

Se precisar de ajuda, através da psicoterapia, fico a disposição.

Naiara Nadir Trichez Psicólogo em Joinville

66 respostas

28 MAR 2023

Rick
Teus desejos, tua ambição é o estopim ara voce sair do marasmo e começar a fazer.
Fazer o que?... o que te agrada, o que faz bem, o que te deixa feliz.
Teus sonhos voce começa a realizar com o primeiro passo...
As pessoas não precisam gostar de voce... As pessoas não precisam falar contigo, mas voce precisa falar com elas, quando precisar falar com elas. Pouco importa como elas te tratam... voce nasceu para se realizar, para conquistar.
E quem disse que as pessoas iriam abrir as portas para voce? Voce precisa abrir, voce precisa conquistar.
Em vez de ficar na queixa, se vitimizando, seja responsável por ti mesmo.