Não presto pra fazer nada, como melhorar?

Feita por >A tiny penny · 3 out 2022 Crise existencial

Me sinto um lixo por não saber fazer nada sozinho, quando tento faço tudo errado, eu abandonei a escola por que sou uma pessoa muito burra e não aprendi nada, eu vejo todos seguindo a vida e eu estagnado e estou pensando tirar minha própria vida, eu preciso muito de um conselho porque não quero completar 20 anos e continuar na mesma

A melhor resposta 4 OUT 2022

Olá A tiny penny, espero que esteja tudo bem com você.

Aos 20 anos você nem sequer começou a viver, ainda está na fase de aprendizagem e de autoconhecimento, com muita coisa a ser feita pela frente ainda. Primeiramente, gostaria que você olhasse mais como você se trata, como você constrói sua autoimagem. Já parou para pensar que você pode estar sendo muito duro consigo próprio? E até mesmo muito mais duro que as outras pessoas, sobre o que elas acham ou pensam de você? Verdadeiramente, o nosso primeiro amigo e inimigo reside dentro de nós, e parece que você está alimentando muito mais seu "inimigo" do que seu amigo. Mesmo que você tenha dificuldades, e todos nós possuímos, você já parou para pensar que você poderia construir uma autoimagem melhor e mais justa consigo, alimentando também o seu amigo, que está dentro de você, aquele que tem qualidades e potenciais. Não se chega em objetivos da noite para o dia. É preciso que você planeje e suba degrau por degrau, até chegar onde deseja. Tenha mais paciência e persistência que seus esforços te recompensarão no futuro. Desenvolvimento pessoal é uma trilha a ser seguida ao longo de toda a vida, nunca para. Uma coisa muito importante, não saia da escola, volte para escola, passe muito tempo na escola, aprenda conteúdo, se esforce, construa seu conhecimento, que ele te elevará para outros patamares, e faça cursos gratuitos na internet. Hoje em dia existem muitos cursos certificados na internet que podem te auxiliar em seu crescimento e no seu aperfeiçoamento profissional e educacional, não perca tempo. Lembre-se, só você pode decidir quem quer alimentar dentro de você. Se você acordou hoje, com saúde, então você já é vitorioso. Se sentir necessidade de um apoio, um profissional de Psicologia pode te auxiliar.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

7 OUT 2022

ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que irei agendar a sua consulta o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

4 OUT 2022

Pois então, é preciso acordar para a realidade da tua vida.
Não é verdade que voce é burro, que é um lixo, voce se julga assim porque está com o referencial dos outros.
Voce não está aqui para ser igual aos outros, voce está aqui para fazer o teu diferente, cada um de nós é diferente.
Portanto, não se comapre com os outros... seu primeiro erro é comparar.
O segundo erro é julgar que o burro é burro... ele é inteligente e muito inteligente.
Portanto, precisa cuidar da sua vida, sair da zona de conforto e resolver-se.
Sair da dependência, tanto afetiva/emocional como financeira. Se não gosta de estudar, não estude, nem todos gostam de estudar, mas cada um é criativo e sabe se inventar na vida e fazer, criar coisas e ganhar dinheiro com isso.
A vida te deu a liberdade, o livre arbítrio e os talentos... isto é suficiente para vencer na vida e ser feliz.
Basta que os descubra.
Abraços

5817 respostas

4 OUT 2022

Olá,

Se eu acreditasse ser "muito burro" ou "ser um lixo", talvez não iria gostar da minha vida, mas será que você se resume somente a isso, ou será que há uma série de potencialidades que podem ser trabalhadas e desenvolvidas no sentido de uma vida diferente? Nós psicólogos sabemos da capacidade humana, e por isso ajudamos nossos pacientes dizes "sim a vida, apesar de tudo". Um dos passos no sentido de sair da mesma, seria buscar por terapia, para poder ampliar a visão sobre as possibilidades que possam existir.

Fico a disposição para oferecer suporte nesse momento.

Uma ótima semana.

Psicólogo Marcio Guimarães Junior
CRP 06/175147

Marcio Guimarães Jr & Jéssica Mendes Psicólogo em São José dos Campos

26 respostas

4 OUT 2022

Olá tiny penny! (centavo minúsculo?) Obrigado por escrever. Muitos conselhos: - trabalhe de forma consistente, com amor e dedicação, mesmo que seja em trabalho simples; estude com esforço, devagar, gradativamente, respeitando seu tempo para aprender; não se compare com outros. Veja seu próprio processo de evolução. Não se cobre coisas muito difíceis ou grandes. Nós, quase todos nós, crescemos devagar, aos poucos. Sorria para si mesmo por gratidão da vida, da respiração, do olhar para as coisas belas, como uma flor, uma praia, a ingenuidade de uma criança, o afeto de um cachorro, o encanto de algum esporte. Procure interagir predominantemente com pessoas reais. Nossa! Há tantos conselhos para te dar. Certamente você começando a praticar pequenas coisas, gradativamente você se verá como conquistador, merecedor e valorizado, por si mesmo, pela grande soma de pequenas conquistas, que compõem a harmonia da maior parte das pessoas.
Se desejar, nos, psicólogos, te ajudaremos.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Escolha a Democracia, não aprofunde a ditadura! Não transforme o Brasil em Afeganistão!
Vacine-se! Vacine as crianças! Não descarte totalmente as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.