Eu realmente não consigo fazer nada direito. Como faço para melhorar isso?

Feita por >Maria Clara Reis · 5 fev 2021 Autoestima

Me sinto inútil. Quando minha mãe pede pra eu ir no mercado eu SEMPRE faço algo errado, SEMPRE. Não sei como minha mãe não perdeu o pouco de paciência que ela tem. Não aguento mais isso. Sempre sou um fardo pra minha mãe

A melhor resposta 6 FEV 2021

Olá Maria Clara, você falar que "não consegue fazer nada direito" provavelmente já interfere na sua auto estima e na sua segurança pra fazer o que for necessário. Errar faz parte, não permita que isso defina quem você é, veja onde errou e veja como pode corrigir. O processo psicoterapêutico pode te ajudar a viver com mais segurança. Se tiveres interesse podemos conversar a respeito.

Abraços

Patrícia Oliveira

Patrícia Oliveira Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

41 respostas

6 FEV 2021

Olá Maria Clara! Grato por citar. Falta detalhar, contextualizar. Não há pessoas perfeitas e prontas. Todos estamos em constante construção e evolução. Você e tua mãe também. Como não há pessoas perfeitas, não há também feitos perfeitos. Dependendo do grau de exigência e detalhamento, é sempre possível encontrar algo a melhorar.
Após escrever uns dez mil textos, uma pessoa vai se sentindo melhor para escrever. Isso acontece desde que a cada texto que escreva, reflita possíveis melhoras, ouça possíveis comentários sobre os mesmos, algumas vezes, muito negativos, mas não desista de se melhorar.
Por comparação, o treino responsável, o amadurecimento, a adequada ponderação, te permitirão acertar mais. Cuidado para não ficar muito nervosa e cobrar demais de si mesma. O juiz ponderado deve ser você e não a sua mãe.
Quando for ao mercado, antes de ir, escreva o que deve fazer lá, confirme se está certo. Isso praticamente eliminará os erros.
Espero ter ajudado.
Se for o caso, estarei à disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.