Seria melhor desistir ao não saber se isso que quer realmente?

Feita por >Thaynara · 13 set 2023 Desenvolvimento pessoal

As vezes me pergunto se e isso que quero mesmo para minha vida, parece que estou andando sem rumo! Faço faculdade de enfermagem semipresencial e isso dificulta muito, por causa da minha dificuldade em aprender e de correr atrás, eu trabalho mais tive que sair do meu emprego, depois que sai eu fiquei mais desmotivada e me pergunto se e isso mesmo que eu quero, tenho insegurança de me formar e não saber nada por causa dos estágios que vão começar somente nos últimos dois períodos. Sempre prograstino, as vezes nem vou a aula, não tenho forças pra isso, as vezes choro de ansiedade porque não e porque eu quero, fica várias coisas na minha mente de que o meu futuro depende somente de mim e eu tenho que ir, mais tá chegando uma fase que eu não sei mais o que fazer, se eu desisto da faculdade e arrumo um emprego ou se eu fico na faculdade mesmo não tendo um, porque eu preciso pra pagar a mensalidade!

A melhor resposta 22 SET 2023

Olá, primeiro você precisa saber se gosta do curso escolhido, pois a sua dificuldade de aprender pode ser proveniente da sua escolha. Se não se identifica com o curso de enfermagem, busque pesquisar mais sobre outras áreas. De acordo com o curso escolhido, você poderá ter a possibilidade de conciliar trabalho e faculdade.

Me coloco à disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

51 respostas

15 SET 2023

Thainara
Priorize o que voce quer... se estaás fazendo Enfermagem é porque escolheu esta profissão para si mesma. Seja obstinada e aprenda para ser uma efermeira de alto padrão. Se puder, ganhe o teu dinheiro já trabalhando dentro da enfermagem, seja como autônoma, seja formalmente... Muitos desafios fazem parte na conquista; não só estrelas colhe; muitos desafios á justamente para provar se é uma pessoa de valor ou não.
Por mais dificuldades que o meio crie, você precisa ser mais esperta e não desistir. O que tiver que fazer, precisa fazer.
O que hoje são dificuldades, amanhã não serão mais.
Abraços

5826 respostas

14 SET 2023

Olá Thaynara! Obrigado por escrever. Pelo que você escreveu, a questão não se resume a desistir ou continuar. Você precisa passar por um orientação ocupacional profunda, com ênfase clínica, para que possa compreender melhor, limpar as dúvidas, entender mais detalhadamente a natureza de questões como certezas, amplitude humana, motivações, etapas de vida, dentre outros aspectos. . Será bem possível que sua orientação ocupacional precise evoluir para processo de psicoterapia. Por enquanto não tome medidas definitivas em relação a sua faculdade, mas também não protele a necessidade de avaliar as coisas e construir convicções. Após as convicções amadurecidas, consistentes, realistas, sensatas, você poderá tomar decisões mais duradouras temperadas por motivadores convincentes.
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

Procure por um de nós, psicólogos, especializados em orientação ocupacional profunda.

8664 respostas

14 SET 2023

Olá Thaynara,

Primeiramente, quero expressar o quanto admiro sua coragem em abrir seu coração sobre uma situação tão complexa e angustiante. Compreender nossos próprios sentimentos e dúvidas é um passo fundamental em nossa jornada de desenvolvimento pessoal e transformação.

Reconheço que você está vivendo um momento particularmente desafiador. A incerteza sobre sua carreira e a ansiedade sobre o futuro são sentimentos intensos que podem pesar muito. Seu relato sugere que você está pode estar lidando com ansiedade e talvez até mesmo com sintomas de depressão, claro que tais situações como estas precisam ser avaliadas com maior rigorosidade e não apenas com um único relato, sugiro que para qualquer comprovação de diagnóticos, importante que você faça o acompanhamento psicoterapeutico. A procrastinação, a desmotivação e a incerteza em relação ao futuro são sinais claros de que algo mais profundo pode estar acontecendo.

Você mencionou que está fazendo faculdade de enfermagem semipresencial e que está preocupada com os estágios nos últimos períodos. Essa preocupação é válida, mas é importante não deixar que ela domine sua vida ou afete sua autoestima. Muitas pessoas passam por momentos de dúvida durante a faculdade e isso é completamente normal.

A questão financeira também é uma grande preocupação, especialmente quando se trata de pagar mensalidades da faculdade. A decisão entre continuar na faculdade ou buscar um emprego é muito pessoal e só você pode tomar essa decisão, talvez com o apoio de um aconselhamento profissional esta decisão torne-se mais assertiva.

Para concluir, saiba que você não está sozinha. Se você sente que está pronta para dar o próximo passo em seu desenvolvimento pessoal e transformação, estou aqui para apoiá-la. Para mais informações ou para agendar uma consulta, sinta-se à vontade para acessar meu perfil no MundoPsicólogos.

Com toda a empatia e compreensão, envio-lhe um forte abraço.

João Veríssimo Psicólogo em Salvador

7 respostas

14 SET 2023

Oii Thaynara!

Percebi que tem bastante coisa rolando na sua mente.

Na terapia cognitiva comportamental temos uma técnica que ajuda na tomada de decisões.

Pegue um papel e divida em quarto. Em cima coloque vantagens de continuar a faculdade e desvantagens de continuar a faculdade. Em baixo coloque as vantagens de desistir e as desvantagens.

Depois que fizer isso, olhe para o que escreveu, veja o que é importante dentro dessas coisas que escreveu.

Sobre a dificuldade de aprendizado, muitas vezes pode estar ligado as distrações do ambiente: celular, tv, pessoas.... se puder se distanciar disso na hora do estudo seria bom. Se mesmo assim não conseguir, te recomendo buscar uma orientação psicológica.

Espero ter ajudado.

Fique bem ✨

Thais Bernardo Nunes Psicólogo em São Paulo