O que posso fazer em relacão a minha família!

Feita por >Olly · 28 set 2024 Terapia familiar

Olá, sou Olly, 21 anos e não sou bem vindo em minha casa, minha família não me tolera e vive tentando me rebaixar, isso acontece a bastante tempo, ha mais de 6 anos pra ser exato, não é fácil suportar e cheguei a conclusão de que a vida não vale a pena, mas ainda assim estou aqui escrevendo e pedindo ajuda. Minha casa é um inferno e minha família um pesadelo. O que posso fazer!

A melhor resposta 1 OUT 2024

Olá, Olly, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Pelo seu relato, Olly, é sensível seu estado de desolação, de fato é muito ruim não nos sentirmos acolhidos e queridos por nossos familiares, nossa casa... Mas saiba, Olly, que a vida é muito mais do que o lar de onde viemos, você é jovem, tem todo potencial de crescimento e autorrealização aí em ti para ser desenvolvido, vivenciado; e teu potencial é tanto, tua sensibilidade e inteligência são tão reais e evidentes, que essa força te traz aqui para expor seu desafio, compartilhar sua dor e buscar luz, superação. Olly, a princípio procure identificar o que exatamente ocorre nessa família para que ela te trate desse jeito, e conhecer a história dessa família é fundamental: como se deu o encontro dos integrantes? Por que decidiram se unir? As razões e afetos dessas pessoas, Olly, pavimentaram o seu atual estado emocional, então procure conversar, pergunte, dialogue, todos nós temos nossas razões, então busque ao menos na pessoa mais próxima de ti esse caminho de aproximação e diálogo. No mais, confie em si, saiba que o potencial para sua autorrealização está sempre contigo, então, se possível, comece o processo de psicoterapia, pois o autoconhecimento, falar e se escutar, se acolher e se aceitar são as atitudes fundamentais para uma vida rica e consciente.

Olly, fico à disposição.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

298 respostas

30 SET 2024

Bom dia, Olly! Obrigado por se colocar. Certamente você conta com muitas outras coisas que precisa falar. As pessoas tentarem rebaixar as outras, faz parte das questões emocionais das pessoas. A pessoas, sentindo-se rebaixadas, legitimarem o rebaixamento é outra questão. A vida, com a devida sabedoria e separação das coisas, vale muito à pena! Será importante que você fale com um de nós, psicólogos.
Te aguardaremos com sigilo, ética, empatia, respeito e acolhimento.
Atenciosamente,

9371 respostas

30 SET 2024

Caro Olly
Mal sabe que tudo está seguindo como deve ser.
O que hoje você está vendo como problema, é na verdade uma dádiva.
O que é a vida? E, quem é você? E, qual é o objetivo da tua vida?
Desconhece isso tudo e por isso, vê como problema a rejeição da tua família.
Olly, você apenas nasceu da tua mãe, mas não é dela, não é de teus pais.
E você nasceu para SE realizar e não para ficar grudado na família. Se a pressão está demasiada é porque o teu objetivo de vida é importante para este momento que estamos vivendo e você é a peça que vai fazer a diferença.
Todos, começam um movimento de emancipação por volta dos 14 anos em diante...
O sistema encaixa esse fato como “crise da adolescência”... na verdade é a busca pela conquista da liberdade onde você começa a se responsabilizar pelas tuas escolhas e decisões, você começa a ser pai e mãe de si mesmo.
Entenda o que a vida está propondo... empurrando para você fazer o seu caminho, mas você não entendeu e se queixa da vida, choraminga e pensa que a vida não vale nada.
Abra os olhos e assuma a sua posição de vivente... faça, construa a sua própria realidade.
Se sente confuso? Ok, acredito que sim, mas... faça Psicoterapia para esclarecer, compreender e fazer o deve ser feito.
Está diante de uma encruzilhada e só você escolhe e decide. Afinal, esta e a sua liberdade.
Abraços

6398 respostas

29 SET 2024

Ola Olly,
Você está buscando ajuda ao escrever aqui, o que é um passo muito importante. Isso mostra que, mesmo em meio à dor, você ainda tem a força para procurar uma solução. Antes de mais nada, saiba que os sentimentos que você está experimentando são completamente válidos. Diante de uma situação tão opressiva, a terapia pode ser uma ferramenta essencial para ajudar você a lidar com os sentimentos de tristeza, frustração e desesperança. Falar com um profissional pode te ajudar a entender suas emoções e encontrar maneiras de criar resiliência emocional, mesmo em um ambiente difícil.
Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

192 respostas

29 SET 2024

Olly, sinto muito por isso!
Olha, é compreensível não saber que rumo tomar diante de uma situação tão difícil. A sensação de não aceitação pela própria família é algo que pode causar muito sofrimento e afetar profundamente a autoestima.
A perspectiva sócio-histórico-crítica a qual trabalho, nos ajuda a entender que as relações familiares são construídas em um contexto social e histórico específico, e que as dinâmicas familiares podem ser complexas e carregadas de história. É importante analisar sua situação à luz desse contexto, buscando compreender as raízes do conflito e as dinâmicas de poder que se estabeleceram na sua família.
Algumas questões que podem te ajudar a refletir:
* Quais são os motivos específicos para a rejeição da sua família? Tente identificar comportamentos ou atitudes que possam estar gerando esses conflitos.
* Como você se sente em relação a essa situação? Qual o impacto emocional que essa rejeição causa em você?
* Você já tentou conversar com sua família sobre como se sente? Se sim, como foi essa conversa?
* Você possui alguma rede de apoio fora da sua família? Amigos, parceiros, grupos de apoio podem ser fontes de conforto e suporte nesse momento.
Possíveis caminhos a seguir:
* Terapia individual: Um terapeuta pode te ajudar a processar as emoções, desenvolver estratégias de enfrentamento e construir uma nova narrativa sobre si mesmo.
* Mediação familiar: Em alguns casos, a mediação familiar pode ser uma opção para tentar melhorar a comunicação e encontrar soluções para os conflitos.
* Estabelecer limites: É importante aprender a estabelecer limites saudáveis com sua família, protegendo sua saúde mental e emocional.
* Construir uma nova rede de apoio: Investir em amizades e relacionamentos saudáveis pode te ajudar a encontrar um sentido de pertencimento e apoio.
Lembre-se: você não está só e há esperança. É importante buscar ajuda profissional para que você possa desenvolver as ferramentas necessárias para lidar com essa situação e construir uma vida mais feliz e realizada.
Se você se sentir que é hora, agende uma sessão para que possa conversar mais sobre isso.
Fique bem, ok?
Estou a disposição para contribuir da melhor forma.
Atenciosamente,
Annelise Bertellini
Psicóloga e Psicoterapeuta

Annelise Bertellini Psicólogo em Campinas

40 respostas

29 SET 2024

Olá Olly é necessário conhecer melhor o contexto e a dinâmica familiar . A família é um sistema que andar em círculo um interagindo com o outro. Esta interação deverá ser feita de forma que o respeito, a colaboração, entendimento esteja evidente a todos os momentos . O fruto desta interação se chama vínculos familiares, é interessante avaliar estes vínculos e tentar de alguma maneira fortalecer. Estou a,disposição

Tania Rosa Psicólogo em Curitiba

40 respostas

29 SET 2024

Olá, Olly. Primeiramente, é importante reconhecer a sua coragem por estar buscando ajuda em um momento tão desafiador. Situações de conflito familiar prolongado, como a que você descreve, podem afetar profundamente nossa autoestima e visão de vida, gerando sentimentos de isolamento e desamparo. Do ponto de vista psicológico, o ambiente familiar exerce uma grande influência em nossa saúde mental, e quando esse ambiente se torna hostil, pode ser difícil encontrar estratégias para lidar com isso sozinho.

Buscar apoio é essencial, e o fato de você estar pedindo ajuda é um sinal de que deseja transformar essa situação. A terapia pode te proporcionar um espaço seguro para explorar seus sentimentos, fortalecer sua autoestima e encontrar maneiras de lidar com o conflito familiar sem que isso te desgaste ainda mais. Além disso, é importante trabalharmos juntos para reconstruir seu senso de valor e te ajudar a desenvolver ferramentas emocionais para enfrentar essas dificuldades de forma mais saudável.

Se você está pronto para iniciar esse processo e buscar alternativas para superar essa dor, estou à disposição para caminhar ao seu lado e te apoiar nesse caminho.

Gleidiane Sena Santos Psicólogo em Salvador

11 respostas

29 SET 2024

Olá, Olly,

Obrigado por compartilhar o que você está sentindo, eu sei que não é fácil falar sobre isso. O ambiente familiar pode ser uma fonte de dor imensa quando, ao invés de apoio, você encontra rejeição e críticas. Isso pode deixar qualquer um se sentindo sem saída e desamparado.

É muito importante que você tenha dado esse passo de buscar ajuda, mesmo que se sinta tão sobrecarregado. Sua vida vale muito e, embora agora tudo pareça insuportável, existem formas de encontrar apoio fora desse ambiente familiar tóxico.

Primeiro, quero que saiba que não está sozinho e que existem espaços onde você pode se sentir aceito e compreendido. Conversar com um terapeuta pode ser um ponto de partida para entender melhor seus sentimentos e pensar em maneiras de lidar com essa situação. Se o ambiente da sua casa é insuportável, buscar alternativas de convivência, como amigos ou outros familiares com quem possa contar, também pode ajudar.

Se precisar de suporte imediato, existem canais de atendimento para crises emocionais que podem te ouvir e orientar com mais urgência. Não hesite em procurar esses recursos.

Você fez bem em pedir ajuda e espero que possamos continuar conversando para encontrar formas de aliviar esse peso.

Estou aqui para você.

Abraços,
Stephanye

Stephanye Lopes Psicólogo em Arujá

36 respostas

29 SET 2024

Boa Noite Olly, espero que esteja bem. A convivência constante com qualquer pessoa exige muito de todos. Foi citado que voce vive em um ambiente difícil onde não se sente vista e valorizada. Embora seja difícil é sempre importante pensar em como estamos nos sentindo e dar nome para nossos sentimentos e as situações influenciadoras.

Como a crença de viver em um ambiente toxico vem lhe atingindo influenciando em seu sentimento de esgotamento emocional?
e diante disso como vem agindo em seu dia a dia?

Estou aberta a lhe ouvir, e se lembre sua vida vale a pena, não importa quais adversidades esteja enfrentando nesses anos VOCE É IMORTANTE!

Thamires Helena da Silva Leite Psicólogo em Lins

2 respostas

29 SET 2024

Oi Olly! Entendo que você é jovem e sair de casa talvez não seja opção no momento, mas um fato é que não tem como se curar no lugar que te adoece, mesmo com medicação e psicoterapia, isso tudo ajuda, mas não resolve.

Achar que a vida não vale a pena não me parece justo com você! Existe um mundo do lado de fora desse que você conheceu. Não se limite ao seu pesadelo e permita-se viver o que acredita, ao invés de permitir te rebaixarem. Lute por você! É a sua vida, os seus sonhos, suas crenças… ninguém pode viver isso por você e você não pode viver sofrendo esperando te tolerarem.

Saiba que é possível encontrar o afeto que deseja em outros lugares, e não necessariamente onde gostaria.

Entenda que a sua vida importa, ela é muito mais do que imagina e o mundo é mais bonito com você nele! Faça o seu vôo!

Sabrina Rattes Psicólogo em Manaus

34 respostas

29 SET 2024

Olá Olly! Primeiramente, sempre mantenha a calma. Exercícios de respiração podem ajudar. Sinto muito pela sua situação, não de tanto poder a sua família a ponte de achar que a sua vida não vale a pena. Com certeza você ainda vai ser feliz e morar longe deles. Elabore uma meta nesse sentido e tenha paciência, persistência. Procure cuidar de você e da sua auto estima, sei que é difícil no seu ambiente. Busque ajuda de um psicólogo para fortalecer-se emocionalmente e ter um amparo emocional. Espero ter ajudado. a disposição.
Lisiane Hadlich Machado
Psicóloga, Psicanalista.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

347 respostas

29 SET 2024

Olá Olly! É muito doloroso se sentir rejeitado pela família e é muito importante falar sobre isso e dividir essa dor. Procure ajuda profissional, certamente você vai encontrar o acolhimento que precisa para vivenciar essa fase de forma mais leve. Um abraço!

Ana Lúcia Marinonio de Paula Antunes Psicólogo em Rio de Janeiro