Me sinto muito sozinha. O que fazer?

Feita por >Melissa · 4 abr 2016 Angústia

Moro sozinha, tenho 40 anos, não tenho filhos e não sou casada. Tenho um cachorro e namoro há quatro anos, mas nos vemos apenas nos fins de semana. Não estou feliz na relação e acho que gosto dessa pessoa pela amizade e pela companhia nos fins de semana. Como essa pessoa que namoro é muito fechada e não é muito carinhosa, eu me sinto muito triste. Acho que ela não gosta tanto de mim, me sinto às vezes rejeitada. Trabalho pela manhã e no ambiente de trabalho também estou sozinha. Muitas vezes chego em casa e me sinto triste e angustiada por não ter ninguém morando comigo. Sinto falta de alguém para conversar pessoalmente, rir, chorar, contar como foi o dia. Gostaria de conhecer pessoas, grupos de pessoas que passam por essa situação, que se sentem só. Onde procurar? O que fazer?

A melhor resposta 5 ABR 2016

Melissa, bom dia! Acredito que seja importante você buscar um profissional de psicologia na sua cidade, não apenas para falar sobre sua vida, o que sente e entender essa insatisfação consigo, mas também para encontrar em si mesma as diversas qualidades e o valor que possui. Cada ser humano tem a sua história e constrói a sua trajetória. A psicoterapia é um processo único e individual que se desenvolve através de uma relação especial entre paciente e psicoterapeuta e que possibilita transformação e consciência acerca de sua vida, suas relações, seu jeito de ser! Existem diferentes linhas de trabalho dentro da psicologia, mas todos buscam a melhora significativa do paciente seja Psicanálise, Gestaltista, Junguianos, Lacanianos, TCC, todos são psicólogos. O Importante é você encontrar qual a melhor linha e Psicoterapeuta que você se identifica! Não existe certo ou errado! Mas encontrar a melhor forma de compreender a queixa, o mundo e a sua forma de lidar com o mundo. E não desistir de você! Quanto a possibilidade de grupo, existem grupos em clínicas particulares e em Unidades Básicas de Saúde referenciados pelo NASF (Núcleos de Apoio a Saúde da Família), o que dependerá da região que você mora. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

5 ABR 2016

O sentimento de solidão é algo muito mais profundo que o simples fato de estar rodeada de pessoas ou não. Acredito que quando esse sentimento existe da forma como tu relatas, não é apenas o encontrar e conviver com mais pessoas que vai ajudá-la. Seria interessante se tu pudesses procurar um psicólogo para que ele possa te ajudar nesse sentido, a entender o que está por trás dessa solidão e porque está tão difícil você conseguir ficar consigo mesma, pois no momento que aprenderes a gostar da tua própria companhia, este sentimento deixa de ser assim.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

5 ABR 2016

Melissa tudo bem?
Creio que você precisa investir em você neste momento, se renovar, fazer hobbies, cuidar da saúde, fazer uma academia talvez, um grupo de pessoas que gostem de fazer o mesmo que você, só assim poderá encontrar -se com pessoas que possuem os mesmos gostos que você.
Lembre-se quando temos a auto estima em alta atraimos pessoas iguais. Uma terapia neste sentido irá te ajudar muito.
Abraços!

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

5 ABR 2016

Olá Melissa, acredito que possa conseguir ajuda na sua cidade através de grupos terapêuticos, particular em clínicas psicológicas, ou mesmo em uma terapia individual. Ambos também podem ser buscados em clínicas escola, ondem geralmente são gratuitos. Entendo, pela sua queixa, que talvez esteja insatisfeita com você, fazendo assim com que tudo pareça ruim também, porém, a terapia pode te ajudar muito a se descobrir e a descobrir que pode ser feliz sozinha e/ou acompanhada!
Desde já me coloco a disposição para esclarecer eventuais dúvidas e desejo boa sorte na sua caminhada!

Psicóloga Fernanda Vieira Crepaldi Psicólogo em Ribeirão Preto