me sinto solitário, mesmo não sendo sozinho

Feita por >anonimo · 4 ago 2022 Abordagem psicológica

Eu me sinto profundamente sozinho, como se ninguém se importasse o suficiente com o que eu penso, e que eu deveria ignorar o que me aflinge e viver normalmente. Pra piorar, acho que meu complexo de inferioridade piorou e agora eu começo a chorar em momentos aleatórios, tenho espasmos, me sinto sempre cansado com a cabeça pesada e não consigo interagir com outros direito por inveja. Eu sinceramente não sei o que fazer, tudo que eu penso todo dia é em cometer suicídio.

A melhor resposta 9 AGO 2022

Olá Anonimo. Que bom que chegou até aqui.

Primeiro quero que se sinta confirmado em tudo o que sente. Seus pensamentos, sensações e percepções dizem muito a você, são reais e precisam ser investigadas. O que muitas vezes acontece é que sensações e emoções desconfortáveis (como o medo, a solidão, o abandono, a tristeza, a inveja) tendem a ser postas de lado, negadas ou rechaçadas. E, ao fazer isso, negamos partes reais de nós. Acredito fortemente que é possível sim entender com mais clareza essa sensação que te acompanha, ampliar sua consciência a respeito do que te acontece, como chegou até aqui, o que isso quer te mostrar. Nossas emoções são sinalizadores que nos chamam a atenção a algo que se esconde por trás: para que essa sensação de sentir-se só existe? o que isso te faz pensar ou sentir? Como acontece? Como te afeta? o que você acredita que te faça evitar ou enfrentar com essa coisa que sente? Você já pensou em fazer terapia com uma psicóloga? Acredito sinceramente que o autoconhecimento, um olhar cuidadoso e amoroso para sua criança interior pode te ajudar muito nesse processo. Ampliar sua consciência pode te fazer sentir mais seguro, confiante, pertencente, pode te ajudar a fortalecer sua autoestima e a encontrar maiores recursos internos para lidar com as situações e emoções que te acontecem.

Caso queira, conte comigo!
Um abraço
Psicóloga Chris
(atendimento online)

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

8 AGO 2022

Olá Anonimo,
Sinto muito estar se sentindo assim, mas você precisa saber que não precisa passar por isso sozinho. Na vida podem ter momentos em que nos sentimos sós mesmo na companhia de outras pessoas e nesses momentos precisamos ter força para cuidar de nós mesmos. Sugiro que você busque ajuda de uma psicóloga que pode te ajudar a passar por isto e também para que você perceba que não está sozinho. Fico à disposição caso queira conversar.

Maíra Priscinotti Sahão
Psicóloga - CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

5 AGO 2022

Oi Anônimo! Que bom que você escreveu! Relatos assemelhados aos teus tem sido comuns. As pessoas, nos tempos atuais, trocaram a comunicação com as outras por celular, internet, televisão, as vezes, livros, fones de ouvido. Perderam a habilidade da comunicação.
Certamente com esforço, estratégia e persistência você recuperará isso. Você disse bem; sente-se sozinho, sente-se inferior. Essas sensações são distorções são decorrentes de direções emocionais equivocadas que foram se organizando e sua cabeça, de tal forma que você, movido pelo medo e pela insegurança, foi, sem se dar conta, cultivando a evitação de comunicações.
Ser forte e persistente, muito persistente, mas estar em comunicação real com pessoas, após algum tempo, se tornará agradável e enriquecedor.
Para iniciar, você poderá contar com a ajuda científica de um psicólogo para rever tua identidade e tuas potencialidades.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos. A imensa maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro, são atores; são falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.

8654 respostas

5 AGO 2022

Boa noite!
Podem existir momentos difíceis para a gente. Podemos não conseguir entender nossos sentimentos e nem o por que. Será que para esse seu momento não seria bom procurar fazer uma psicoterapia? O profissional vai te acompanhar e junto com você auxiliar o seu auto conhecimento para lhe ajudar a entender certas situações e sentimentos. Pense nisso!

Socorro Furtado Bastos Psicólogo em Recife