Dificuldade em fazer as coisas sozinha

Feita por >Alê San · 19 jul 2020 Desenvolvimento pessoal

Me sinto muito desanimada para fazer coisas sozinha, como por exemplo almoçar sozinha, treinar sozinha, dirigir sozinha, limpar a casa sozinha e etc. Sempre preciso de alguém que me faça companhia ou esteja por perto pra que eu possa realizar minhas atividades. Eu não entendo o por quê disso e tem me impedido de realizar coisas importantes pra mim.

A melhor resposta 20 JUL 2020

Olá Alê San. Grata por sua pergunta.
Tudo o que é exagero dificilmente funciona na vida, não é mesmo? Por exemplo, o sorvete pode ser delicioso mas ninguém consegue tomar o sorvete nas 5 refeições do dia sem algum prejuízo para a sua saúde ou até mesmo enjoar dele. No que se refere à dependência exagerada dos outros também pode causar alguns equívocos e prejuízos para você. Por exemplo, você sinceramente precisa das pessoas para ajudá-la nas tarefas ou ter alguém com quem conversar? Para entender bem o seu caso precisaria de mais detalhes, como por exemplo, se você sente que tem muitas atividades e o tempo é curto para realizá-las sozinha, então neste caso, contratar alguém para fazer serviços fará com que se concentre mais em seu trabalho e treino. Mas, se você tem poucas atividades no dia você pode se organizar dentro de determinado tempo e buscar outras atividades prazeirosas, um trabalho extra que lhe renda mais dinheiro, fazer um trabalho voluntário de qualquer natureza. Ou seja, atividades que preencham todo o seu tempo. Com isso você notará que produzirá mais em menos tempo. Se ainda tiver dificuldade para organizar o seu calendário e realizar as suas atividades procure um profissional da Terapia Cognitiva Comportamental.
Fico à disposição,
Psicóloga
Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

20 JUL 2020

Olá Alê San! Grato por participar! Que bom que está clara essa dificuldade para você. Os seres humanos, somos seres de natureza grupal. Queremos pessoas próximas, com as quais conversar, para quem mostrar nossos feitos, para quem vender nossos saberes e construções, , dentre outras necessidades nessa mesma direção. Vamos à luta em busca, de novos conhecidos, enriquecimento de trocas com algum colega, aprofundamento daquelas poucas, profundas e cuidadosas construções de amizades. Por outro lado o centro da iniciativa e do controle precisa estar em você.
Será muito rico e elucidativo enriquecer a questão da companhia e da sua integração com a identidade sua.
Estaremos à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, adeque-se aos cuidados, na busca das interações!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

20 JUL 2020

Olá, Ale San.
Obrigada pela sua participação e parabéns pela iniciativa de poder externalizar este aspecto da sua vida.
Interessante pensarmos que o "não querer estar só", ao meu ver, pode falar sobre um pedido de amparo. Quando estamos mais vulneráveis, fragilizados temos o direito de nos sentirmos mais amparados, mais acolhidos, na companhia de pessoas que consideramos importantes. Talvez você esteja diante da oportunidade de ser cuidada. Se você entender que está muito difícil lidar com esta situação, ou perceber prejuízo para alguma área de sua vida, busque auxílio profissional.
Espero ter contribuído.
Abraço.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo

125 respostas

20 JUL 2020

Me chama a atenção que essas características, como sempre desejar uma companhia, podem ser traços seus. Mas por seu movimento de olhar para si e ver que isto a esta impedindo de realizar coisas em sua vida, por si só, já são um passo tanto para se perceber melhor, como para alcançar essa independência que você busca. Com o auxílio de um psicólogo você poderá entrar mais em contato com essas questões, e dar mais passos rumo a essa independência que já começa a aflorar em você

Espaço Hope Psicólogo em Campinas

10 respostas

20 JUL 2020

Primeiramente agradeço o contato.
Sobre o seu relato demonstra que sofre com essa independência. Esses fatos precisam ser investigados para entender desde quando essas situações lhe causam as emoções de desânimo e consequentemente o comportamento de não realizar certas tarefas sozinhas. A terapia Cognitivo Comportamental pode ajudar muito nesse processo.
Fico à disposição

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo