Gostaria de fazer mais coisas sozinha, mas tenho medo

Feita por >Ana · 23 mai 2023 Abordagem psicológica

Tenho me sentido muito só ultimamente, ao mesmo tempo que tenho muitos amigos, percebo que não tenho ninguém para conversar sobre o meu dia a dia, meus sentimentos etc. O fato de não ter ninguém que realmente se importe comigo me deixa com uma sensação de angústia. As vezes saio com pessoas próximas pra distrair a cabeça e me enturmar, até pra lugares que eu não gosto, mas quando chego em casa bate aquela sensação de solidão…eu sempre sinto que estou considerando mais as pessoas do que elas me consideram, e isso me faz mal. Queria ter coragem de fazer as coisas sozinha, porque eu gosto da minha própria companhia, gosto de conhecer lugares, pessoas, amizades etc. e não ter ninguém para me acompanhar me faz desistir de fazer o que gosto. Queria mudar isso, mas ao mesmo tempo tenho receio e medo.

A melhor resposta 11 JUL 2023

Vamos analisar duas frases que você trouxe:
"Percebo que não tenho ninguém para conversar sobre o meu dia a dia, meus sentimentos etc. O fato de não ter ninguém que realmente se importe comigo me deixa com uma sensação de angústia" X "Queria ter coragem de fazer as coisas sozinha...e não ter ninguém para me acompanhar"

Percebe que são frases que tem sentidos opostos? Seria importante refletir sobre o que te faz pensar, quais fatos te fazem crer que ninguém se importaria com você e também quais movimentos você tem feito que realmente te aproxima das pessoas com quem você gostaria que se importasse contigo. Relações sustentam-se pelo diálogo e por movimentos de presença que vão além da presença física ou de somente fazer o que o outro deseja.
Mas estar acompanhada não significa que você também não possa realizar atividades sozinha. O medo faz parte por ser desconhecido, algo novo na sua rotina, então seria interessante analisar formas de ir quebrando-o aos poucos.

Larissa Victória Bomfim Cruz Psicólogo em Aracaju