Dificuldade de interação

Feita por >Nina Paes · 4 mai 2023 Habilidades sociais

Olá. Gostaria de saber se isso tem um nome. Tenho muita dificuldade em interagir e sair mais de uma vez em um curto espaço de tempo. Por exemplo: fui a uma reunião com amigos no sábado e fiquei por volta de quatro horas. Me sinto esgotada física e principalmente mentalmente para sair novamente por uns quinze dias ou mais. Independente de qual saída tenha sido. Às vezes me forço a ir e acabo me sentindo mal depois. Sou casada, tenho filho e amo quando somos apenas nós três. Mas também não gosto muito de sair.

A melhor resposta 8 MAI 2023

Oi Nina Paes
Precisa ver se a necessidade de sair é sua ou a imposição de outras pessoas.
A sociedade está orientada que todas as pessoas precisam se "socializar". Isso é uma falácia.
Tem muitas pessoas que não gostam de sair, de participar de reuniões, festas, pois voltam mais vazias e frustradas do que se tivessem ficado em casa. Claro que pode acompanhar o marido de vez em quando, mas se se sentir melhor ficando em casa, nada de errado.
Abraços

5912 respostas

5 MAI 2023

Olá, Nina!
Obrigado por compartilhar sua preocupação. É compreensível que você esteja procurando por uma explicação e possivelmente um nome para o que está experimentando. Este tipo de desconforto e cansaço mental depois de socializar pode ser um sintoma de ansiedade social ou fobia social, mas somente com um acompanhamento profissional poderá ter certeza, pois pode ser outra coisa. É importante lembrar que cada pessoa é única e que a avaliação de um profissional de saúde mental qualificado é a melhor forma de obter um diagnóstico preciso. A terapia psicológica pode ser útil para explorar as causas subjacentes desse desconforto e ajudá-lo a desenvolver estratégias para lidar com ele de forma eficaz. Com a ajuda de um psicólogo, você poderá explorar as possíveis causas de sua ansiedade social e aprender habilidades para se sentir mais confortável e confiante em situações sociais, além de desenvolver maneiras de lidar com situações que possam te fazer sentir sua ansiedade. Procure um profissional de saúde mental para avaliação e tratamento adequado.

Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

5 MAI 2023

Olá Nina.
Se você fica bem estando em casa, não há o que falar, você está vivendo conforme se sente bem, porém se faz algo, como ir a lugares, sem ter vontade, então precisa aprender a dizer não às situações que não quer participar.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

5 MAI 2023

Olá Nina! Obrigado por perguntar. O nome dado não é o mais importante. O mais importante é a gravíssima situação que desencadeia ao longo do tempo, a manutenção desse hábito. Poderíamos chamar de aversão social; profunda insegurança em ambientes desconhecidos, agorafobia, etc.
Você precisa com urgência de ajuda de um de nós, psicólogos, desde que venha com persistência, mente aberta, disciplina e regularidade.
Vida saudável, plena, de qualidade, exige patrimônio social, para além das pessoas da casa ou da família!
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8757 respostas

5 MAI 2023

Olá, Nina!

Teríamos que, a princípio, investigar, Conhecer tua história e como está tua vida no momento atual. De antemão, não há problema em gostar de ficar em casa. Porém, a vida a feita de momentos e quando perdemos esses momentos eles não voltarão a acontecer.

Tenta pensar no hoje, sem se preocupar com o cansaço de amanhã ou com a próxima saída. Outra coisa, tá tudo bem passar menos de quatro horas. Que tal estabelecer seu tempo? Estar presente, aproveitar os momentos mas sem se sobrecarregar?

Cuida direitinho de você.

Cristiana Ferreira Psicólogo em Recife